Correlação do BTC com os mercados de ações dos EUA causando desaceleração em meio à crise na Ucrânia: CEO da FTX

Correlação do BTC com os mercados de ações dos EUA causando desaceleração em meio à crise na Ucrânia: CEO da FTX

By Harshini Nag - min. de leitura

Sam Bankman-Fried, CEO da exchange global de derivativos e criptomoedas FTX, disse que a correlação do mercado de criptomoedas com o mercado de ações dos Estados Unidos explica o recente mar de vermelho.

O executivo acredita que a queda do preço do Bitcoin após a invasão russa da Ucrânia não surpreende, apesar das expectativas de resiliência do Bitcoin em um momento de crise.

Os mercados financeiros tradicionais testemunharam um rápido declínio na quinta-feira, à medida que o conflito se intensificou e o preço do petróleo bruto saltou para uma alta de oito anos, atingindo US$ 105 hoje cedo.

Após uma venda de US$ 500 bilhões no mercado de criptomoedas, o valor do mercado de criptomoedas testemunhou um declínio de 10%, com a maioria das principais criptomoedas atingindo uma baixa de três meses.

Em uma série de tweets , Bankman-Fried explicou que a guerra cria uma crise de caixa no mercado que força os investidores a vender ações e ativos, incluindo criptomoedas, para pagar pela guerra.

A venda juntamente com a correlação do BTC com o Nasdaq e o S&P 500 significa que o declínio dos mercados de criptomoedas está dentro do razoável.

No entanto, essa desaceleração pode ser temporária, pois o Bitcoin representa uma oportunidade em meio à desestabilização da moeda na Europa Oriental, disse o especialista:

“Por outro lado, isso provavelmente é desestabilizador para as moedas do Leste Europeu. E, de forma mais geral, para os sistemas financeiros do Leste Europeu. O que significa que eles podem estar procurando alternativas. Se você estivesse na Ucrânia agora, onde você confiaria seu dinheiro?"

Bankman-Fried explicou ainda que existem dois tipos de investidores durante uma crise: fundamentais e algorítmicos. Os investidores fundamentais investem com base na situação e no sentimento do mercado, enquanto os investidores algorítmicos dependem apenas de dados.

Portanto, atualmente, os investidores fundamentais estão comprando Bitcoin como um hedge contra a crise, enquanto os investidores algorítmicos estão vendendo para evitar perdas causadas pela correlação do BTC com o mercado de ações. A pressão e a atração entre os dois tipos de investidores levaram o BTC ao meio-termo, com queda de 8% ontem, acrescentou o CEO.