HomeComo o DeFi está ajudando a África a se conectar em escala global

Como o DeFi está ajudando a África a se conectar em escala global

Sanne Moonemans

O Crypto Advisor conversou com James Saruchera, CEO e cofundador da Kuva Local. A Kuva é uma fintech global focada em capacitar indivíduos e pequenas empresas a preservar e aumentar sua riqueza.

Kuva é um aplicativo de eCommerce que traz clientes globais para empresas locais, fornecendo uma maneira conveniente e fácil de vender em moeda forte. Com apenas uma planilha e algumas imagens, as empresas podem aproveitar um extenso sistema que permite várias formas de pagamento, gerencia a logística de entrega de pedidos e o crédito do cliente sem precisar investir nada em tecnologia.

Qual foi a principal força motriz por trás do lançamento do Kuva Local?

“Plataformas de comércio eletrônico como a Amazon enviam produtos de todo o mundo, em alguns casos colocando lojas locais fora do mercado. Queríamos criar uma plataforma que fizesse o oposto disso. Escolher celebrar e defender a qualidade que é feita localmente, ao mesmo tempo em que permite que as empresas locais forneçam os mesmos benefícios e conveniência das compras on-line, permitindo que vendam para um público global, mantendo o dinheiro na comunidade”.

Por que você escolheu esse mercado específico para se lançar?

“Mercados como Etiópia, Zimbábue e Quênia têm uma grande diáspora espalhada pelo mundo que ainda mantém fortes laços familiares em seu país de origem. Eles costumam pagar taxas exorbitantes para enviar dinheiro para casa, que depois é usado para comprar mercadorias. Com o Kuva Local, eles podem simplesmente selecionar os produtos que desejam de comerciantes locais e entregá-los aos indivíduos em casa em menos de uma hora.”

Como o Kuva Local se destaca dos outros?

“Como o Kuva Local fica no topo de nossa infraestrutura blockchain (Kuva Network), é possível recompensar clientes no Kuva, nosso token nativo, dando-lhes uma participação econômica no sucesso da plataforma. Imagine possuir um pouco mais da Amazon cada vez que você a usa.”

Quem, se houver, são seus concorrentes nesse mercado específico?

“Nossos principais concorrentes são Jumia (Nigéria), Takealot (África do Sul) e Amazon.”

Como o Kuva Local funciona do ponto de vista da acessibilidade?

“Os destinatários das mercadorias não precisam ter o aplicativo Kuva Local. Os remetentes que estão frequentemente em mercados desenvolvidos quase todos possuem smartphones. Com isso dito, é importante que as empresas de tecnologia não enraízem o atraso em nome da acessibilidade construindo para telefones burros, desencorajando o progresso para smartphones.”

Houve algum impacto mensurável nas comunidades locais desde o lançamento do Kuva Local e, em caso afirmativo, você poderia compartilhar alguns números?

“Um exemplo que adoro é que a plataforma Kuva Local permite que as pessoas paguem pelo reflorestamento de árvores indígenas locais. Uma floresta inteira (mais de 1.000 árvores) já foi plantada.”

Você diz, por exemplo, bolo de aniversário entregue a um amigo em Nairóbi, sem uma grande pegada de carbono, o que a Kuva Local está fazendo para manter seu impacto ambiental baixo?

“A Kuva Local foi pioneira na entrega sem emissões através do uso de bicicletas elétricas. Nosso objetivo é que pelo menos 50% de nossas entregas sejam feitas por métodos livres de emissões.”

O que os concorrentes podem fazer ou aprender com você para minimizar seu próprio impacto ambiental?

“Eu adoraria ver mais plataformas de comércio eletrônico utilizando métodos de entrega sem emissões.”

O que o futuro de curto e longo prazo reserva para o Kuva Local? E para criptomoedas em geral, na sua perspectiva?

“Acredito que há uma fome de consumir produtos produzidos localmente mais saudáveis e de melhor qualidade em todo o mundo. Vejo a Kuva Local se expandindo para os Estados Unidos e outros países desenvolvidos.”

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.