Coreia do Sul a ponto de lançar plataforma piloto CBDC

Coreia do Sul a ponto de lançar plataforma piloto CBDC

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem da bandeira da Coreia do Sul na capital Seul

A Coreia do Sul fez progressos significativos para o desenvolvimento de sua moeda digital.

O banco central da Coreia do Sul revelou que lançará seu programa piloto CBDC. A mudança representa os últimos esforços do país para desenvolver uma moeda digital apoiada pelo banco central — o digital ganhou. O banco afirmou que realizará testes para averiguar o desempenho da moeda.

Os testes contarão com uma simulação do ambiente bancário comercial envolvendo operações como abertura de contas e depósitos de fundos. O banco também divulgou que investigaria o pagamento via telefones celulares. Menciona-se que o banco esteja  buscando uma instituição parceira para participar da fase de testes do Digital Won. O fornecedor de tecnologia será escolhido por meio de um processo de licitação aberto.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap revelou no início de março que o Shinhan Bank, juntamente com a LG CNS, havia concordado em construir uma plataforma piloto baseada em blockchain. Embora um funcionário do banco com sede em Seul tenha afirmado que o banco central usaria uma parte intermediária para distribuir o won digital, isso ainda não foi confirmado oficialmente.

O Banco da Coreia estabeleceu que estava se preparando para mudanças inevitáveis, que chegam à indústria de pagamentos. Um funcionário do banco divulgou que havia observado uma redução no uso do dinheiro para liquidar os pagamentos como uma das maiores transformações.  A primeira fase do projeto piloto está prevista para começar no terceiro trimestre e se estenderá até o final do ano.

As moedas digitais estão ganhando popularidade em muitos países ao redor do mundo à medida que os respectivos bancos centrais perseguem sistemas alternativos e complementares ao dinheiro. No mês passado, o Banco do Japão afirmou que havia iniciado testes de CBDC que durariam até março do próximo ano. Os ensaios serão usados para medir a praticidade do iene digital.

Uma pesquisa realizada pelo Banco de Compensações Internacionais estimou que cerca de quatro quintos dos bancos centrais do mundo estavam pesquisando ou conceituando moedas digitais do banco central. O mesmo relatório revelou que dois quintos estavam trabalhando em Proofs-of-Concept e um décimo estava em processo de realizar programas piloto.

O Índice Global de CBDC de abril da PwC classificou as Bahamas como o condado principal no desenvolvimento de CBDC, com uma pontuação de 92. É seguido por Camboja e China com 83 e 75, respectivamente. Camboja e Bahamas já lançaram suas moedas digitais, enquanto a China já realizou alguns projetos-piloto. Outras nações que figuram no topo incluem Ucrânia, Equador, Uruguai e, precisamente, a Coreia do Sul.