CoinMarketCap implementa medidor de liquidez

CoinMarketCap implementa medidor de liquidez

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Existem diferentes ferramentas para quem quer acompanhar o mercado de ativos digitais. Essas ferramentas são importantes porque ajudam a determinar tendências e ter uma visão macro e diária de um ativo. Uma das mais conhecidas é o CoinMarketCap (CMC), que acabou de anunciar que está trazendo um medidor de liquidez para a sua plataforma.

O CoinMarketCap possui uma base de dados em uma grande quantidade de criptomoedas, desde o top 100 até os projetos mais desconhecidos. Aliás, a plataforma é tão conceituada no criptomercado que muitas moedas ganham uma boa valorização logo após serem listadas por ela.

Com essa importância em mente, o CoinMarketCap continua tentando aumentar a qualidade de seus dados para trazer mais robustez para o seu serviço. Existem muitas métricas diferentes associadas a exchanges e ao volume de negociação. Uma das métricas mais difíceis de ser medida e mais importante para os investidores é a liquidez de diferentes ativos.

O CoinMarketCap agora está introduzindo essa métrica para os seus gráficos para substituir a atual métrica para o volume de negociação, segundo o site The Merkle. Inicialmente a introdução vai acontecer aos poucos para garantir um período de adaptação dos usuários para as novas estáticas da plataforma.

No entanto, a estatística vai ficar próxima do preço, que por enquanto é a única informação real e verificável que as exchanges de criptomoedas providenciam atualmente. Essa alteração pode fazer bastante diferença, principalmente porque o CoinMarketCap é usado como fonte de pesquisa por muitos veículos de notícias sobre os ativos digitais.

 

Cotação da Ripple hoje – Tabela atualizada e análise técnica

 

Essa é uma mudança bem-vinda para a plataforma, porém, ela está um pouco atrás dos seus concorrentes nesse departamento. O Live Coin Watch já adicionou esse recurso há mais de um ano atrás.

O CMC focar apenas agora na liquidez é um inconveniente porque a plataforma já é consolidada como a maior do setor há mais de dois anos. Os dados sobre o volume não verificados já devem ter causado vários problemas para investidores buscando novos ativos.

Agora vale a pena usar o CoinMarketCap?

Bom, a resposta curta é não. O CoinMarketCap continua oferecendo métricas claramente infladas pelas corretoras e fica bastante difícil de confiar nas novas estatísticas. Enquanto ela é uma boa ferramenta para pesquisas de capitalização de mercado e preço, quando falamos de volume, vale a pena evitar o CMC.

O CoinGecko, o CryptoCompare e o Live Coin Watch são ferramentas superiores para garantir um resultado muito mais próximo do volume real. São alternativas melhores para as suas pesquisas.

Veja também: Bitcoin Banco fica sem advogados para caso de recuperação judicial

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: