Cingapura lança sistema de pagamento blockchain │UBIN

Cingapura lança sistema de pagamento blockchain │UBIN

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de Singapura com multidões de pessoas à noite

Após três anos de desenvolvimento, o projeto de pagamento em blockchain de Cingapura UBIN se concretiza

O Projeto Ubin, um sistema de pagamento baseado em blockchain desenvolvido pelo Governo de Cingapura, agora está concluído e disponível para uso comercial.

Ubin começou como um projeto para ajudar Cingapura a explorar o uso da blockchain e da tecnologia de contabilidade distribuída, com foco especial na melhoria da compensação financeira, na liquidação de pagamentos e em questões de segurança.

De acordo com a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS):

“O projeto visa ajudar o MAS e a indústria a entender melhor a tecnologia e os benefícios potenciais que ela pode trazer através de experimentação prática. Esse é o objetivo final de desenvolver alternativas mais simples de usar e mais eficientes aos sistemas atuais, com base em tokens digitais emitidos pelo banco central.”

Ubin é um projeto multifásico plurianual, com 14 instituições financeiras diferentes em todo o mundo. O sistema foi desenvolvido com o IBM Hyperledger usando o Microsoft Azure Blockchain como uma plataforma de teste. Outras empresas de tecnologia que trabalham no projeto incluem Accenture, R3 e ConsenSys.

Atualmente, Ubin está em seu quinto e último estágio experimental, com o MAS planejando colocá-lo em operação em breve. Agora, é capaz não apenas de compensar e liquidar pagamentos, mas também de trabalhar em outros campos – como mercados de capitais, seguros e financiamento da cadeia de suprimentos.

Alta demanda na indústria para integração de blockchain

Em uma declaração de 2016, a IBM informou que mais de 65% dos bancos estão interessados em projetos de blockchain e na implementação desses sistemas em seus serviços; mais notavelmente em compensação e assentamentos.

Na mesma época, em 2017, um consórcio bancário japonês testou com sucesso uma prova de conceito usando o blockchain para realizar transferências de dinheiro nacional e internacionalmente.

Em uma entrevista à CNBC, Emi Yoshikawa, diretor da Ripple, confirmou os benefícios da implementação da blockchain:

“O objetivo do consórcio é tornar o pagamento doméstico e transfronteiriço eficiente, aproveitando a mais recente tecnologia de contabilidade distribuída disponível no mundo”.

Interrupção de Blockchain

Se o sistema Ubin for bem-sucedido, todos os olhos estarão voltados para Cingapura e sua revelação blockchain. O sistema bancário tradicional pode ser replicado em todo o mundo, reduzindo os custos globalmente e trazendo novas oportunidades para os bancos mais jovens do setor.

Esse efeito cascata não afetará apenas o setor financeiro, mas também incentivará outros setores a adotar o blockchain em suas operações.