Cidade do Canadá quer banir todas as ATM de Bitcoin

Cidade do Canadá quer banir todas as ATM de Bitcoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Canadá tem tido uma política favorável às criptomoedas. Um dos grandes momentos das criptos aconteceu em Vancouver, quando a cidade recebeu o primeiro caixa eletrônico de Bitcoin do mundo. Com o tempo, a cidade passou a ter mais de 76 caixas eletrônicos do tipo.

Infelizmente, agora o governo canadense está querendo banir todas as 76 máquinas da cidade, alegando que os equipamentos são amplamente utilizados para a lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas.

As informações são do portal de notícias The Star.

De acordo com o site, a administração municipal do prefeito Kenney Stewart sugeriu durante um encontro do conselho que a cidade deveria banir todas as máquinas de compra de Bitcoins como uma opção para combater fraudes relacionadas à lavagem de dinheiro.

A partir da sugestão do prefeito, membros da prefeitura ficaram responsáveis por realizar pesquisas sobre o assunto para determinar se os caixas eletrônicos de Bitcoin podem realmente ser usados para a prática de crimes. O relatório final deve ser entregue até o final do ano.

Apesar de ter sido um importante ponto de início das ATM de Bitcoin, Vancouver tem adotado uma postura cada vez mais limitadora com esse tipo de equipamento. No início do ano, a prefeitura da cidade chegou a assinar um decreto afirmando que todas as transações nos equipamentos deveriam verificar a identidade do comprador e do vendedor. O que anula boa parte do propósito deste tipo de caixa eletrônico.

Além de uma nova postura contra essas máquinas por parte da prefeitura, a polícia da cidade também está se opondo ao equipamento. De acordo com o The Star, em fevereiro a polícia da cidade reportou que os caixas eletrônicos são “perfeitos para a prática de golpes.”

Fato que reforça a posição da polícia é que há três meses, uma das maiores fraudes utilizando caixas eletrônicos de criptomoedas no Canadá foi deflagrada pela polícia de Calgary.

De acordo com o site CCN, os golpistas aplicaram golpes de gasto duplo em várias máquinas do tipo, conseguindo realizar 112 transações que totalizaram mais de 145 mil dólares em todo o Canadá.

Veja também: “Halving”: Qual será a influência desse evento no preço do Bitcoin?