HomeChina pode criar sua própria “Libra”

China pode criar sua própria “Libra”

Adolph Obasogie

 

Ren Zhengfei, CEO da gigante chinesa de tecnologia Huawei, disse que a China pode competir com Libra se emitir sua própria criptomoeda.

Durante uma conferência realizada na Itália, o CEO de uma das principais concorrentes da Samsung, disse que não era necessário esperar pelo lançamento do Libra, a criptomoeda promovida pelo Facebook, mas que a China tinha que assumir a liderança e lançar sua própria moeda digital.

Segundo Zhengfei, embora o Facebook tenha uma força considerável, já que pode atingir mais de 2 bilhões de pessoas, ele não se compara ao poder da Ásia.

“China também pode emitir essa moeda por si mesma. Por que esperar que os outros a emitam? O poder de um país é sempre mais forte que uma empresa de Internet.”

Os comentários seguem as preocupações do Banco Central da China, o Banco do Povo da China (PBoC), de que Libra pode representar uma ameaça à economia do país em alguns aspectos. O diretor do PBoC, Wang Xin, ainda disse que se o Libra estiver atrelado ao dólar americano, a China estaria em desvantagem.

“Se assim for, traria uma série de consequências políticas econômicas, financeiras e até internacionais”.
Quando ele menciona “políticas internacionais”, é impossível evitar pensar que talvez o temor das autoridades chinesas pelo aumento da popularidade do Libra vem do motivo do Facebook ser um dos principais investidores e promotores. Receio que vem do fato do Facebook ser uma empresa norte-americana, pois, os Estados Unidos atualmente travou uma guerra comercial com o país.

Todavia, é importante lembrar que as autoridades dos EUA também estão preocupadas com o crescimentodo Libra. Os legisladores estão tentando sufocar um novo produto antes mesmo de existir. De fato, o próprio Congresso tentou adiar o lançamento da criptomoeda para garantir que ela não represente nenhum perigo para o sistema financeiro do país.

Pode-se concluir que, embora teoricamente o CEO da Huawei esteja certo ao afirmar que uma criptomoeda chinesa deveria ter mais poder que o Libra, ainda resta saber se o país realmente lançará um token para torná-lo competitivo e, mais importante, se terá as características necessárias para ser um verdadeiro concorrente.

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.