CEO da NVIDIA diz: “Criptomoedas não vão deixar de existir”

CEO da NVIDIA diz: “Criptomoedas não vão deixar de existir”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Nvidia apenas teve uma chamada de ganhos este mês, e a empresa apresentou resultados melhores do que o esperado, pelo que os preços das ações subiram acima de US$ 240. A Goldman Sachs havia previsto um trimestre bem sucedido para Nvidia no mês passado. A mineração GPU tem sido a força motriz da Nvidia ultimamente por causa da popularidade de suas placas de vídeo entre os mineradores.

No ano passado, quando o mercado de criptomoedas explodiu, tornou-se extremamente lucrativo configurar a mineração baseada em GPU para moedas como Ethereum e ZCash. Com o aumento do preço do Ethereum e sua dificuldade geral, o ROI geralmente é inferior a seis meses. Há tanta demanda por GPUs que, geralmente, é um prêmio forte quando são vendidos pelos varejistas.

Embora as GPUs tenham vendido muito, a Nvidia não ficou satisfeita com os produtos de consumo que utilizam os mineradores. Seus clientes de jogos não conseguiram comprar GPUs, devido ao preço premium ou devido à indisponibilidade geral por meses. O porta-voz da Nvidia, Boris Böhles, afirmou anteriormente que os jogadores sempre serão sua prioridade e não os mineradores de Bitcoin.

A Nvidia já havia pedido aos seus revendedores que controlassem as vendas e buscam maneiras de reduzir o preço dos cartões no mercado. Mas isso não aconteceu, já que os varejistas não vão diminuir a renda extra.

Quando questionado ainda mais se ele estava satisfeito com a demanda por cartões Nvidia devido aos mineradores, ele respondeu: “Criptomoeda é uma coisa real – não está indo embora“. Quando questionado por mais, ele respondeu que não é relevante, pois toda sua demanda é apenas para GPUs. A empresa está mais focada em atrair A.I. e A.R. aplicativos para suas GPUs, uma vez que mostram a possibilidade real de seus cartões.

Quando perguntado sobre suas opiniões sobre criptomoedas, ele disse:

“Este ano, o mundo está começando a aceitar a existência das criptomoedas. Baseia-se na Blockchain, e é muito seguro e muito barato de se usar. Eu acho que há uma utilidade claramente verdadeira. É um fenômeno real, e assim todos estão se convencendo. Eu não estou contra o conceito de moeda virtual – é tão real como bens virtuais e jogos de vídeo. E, como você sabe, dezenas de milhões de bens virtuais são criados e compartilhados e vendidos na realidade virtual, e as pessoas investem milhares de horas para criar espaços no espaço que batam uns contra os outros. Assim, o conceito de bens virtuais e mundos virtuais e moeda virtual todos os laços juntos”.

Da entrevista, não está claro o que a empresa vai fazer qualquer coisa sobre a demanda por suas GPUs no mercado. Os gamers não estão felizes porque nunca tem estoque das placas de vídeo, e quando há estoque, elas estão muito mais caras. Os mineradores estão sempre procurando os últimos lançamentos para ganhar lucros. No ano passado, a Ethereum Miners alugou uma avião Boeing 747 somente para enviar placas de vídeo Nvidia e AMD para que eles pudessem ser conectados à sua rede o mais rápido possível.