CEO da Minima Global: blockchain será vital para telecomunicações após o COVID-19

CEO da Minima Global: blockchain será vital para telecomunicações após o COVID-19

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de uma cidade à noite com conexões iluminadas.

Hugo Feiler, CEO da Minima Global, acredita que a blockchain será uma tecnologia importante para as telecomunicações nos próximos anos

Hugo Feiler, CEO da Minima Global, acredita que o blockchain será uma tecnologia importante para as empresas de telecomunicações no mundo pós-COVID-19. Embora ainda seja uma nova tecnologia, há uma série de desenvolvedores prontos para adaptá-la a diversos setores – incluindo telecomunicações.

De acordo com Feiler:

“O Blockchain tem dez anos, mas ainda está em seus estágios formativos. No entanto, existem mudanças sísmicas de vez em quando e a pandemia do Covid-19 está mudando o comportamento em muitas indústrias. Eu acho que a tecnologia blockchain será acelerada como resultado, porque à medida que mais e mais pessoas se conectam digitalmente e não fisicamente, a blockchain pode definitivamente ser um facilitador essencial dessa nova realidade. ”

Não há dúvida de que as empresas estão procurando maneiras de reduzir a interação física e criar mais espaços de trabalho on-line.

Onde o blockchain se encaixa nas telecomunicações?

De acordo com um relatório recente da Research Nester, já existe uma quantidade substancial de desenvolvimento de blockchain no setor de telecomunicações.

O relatório estima que a aplicação de blockchain em telecomunicações crescerá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 70% de 2019 a 2021, e o valor dos aplicativos de blockchain em telecomunicações aumentará de US $45 milhões em 2017 para US $1 bilhão em 2027.

Feiler comentou:

“Assim que novos players entrarem no mercado com a blockchain como forma de criar vantagem competitiva, eles terão eficiência de custo e flexibilidade em seus sistemas usando blockchain em vez de sistemas de back-end herdados”.

Grande potencial para crescimento rápido

Embora o uso de blockchain nas telecomunicações ainda seja limitado, Feiler acha que a subutilização da tecnologia pode significar inovação e crescimento rápido.

Ele disse:

“Se você obtiver algumas empresas iniciantes que fazem isso, acho que a tecnologia continuará sendo construída e desenvolvida e virá de uma combinação de visão de futuro dos operadores de rede que verão os sinais e descobrirão que precisa estar três passos à frente”, acrescentou Feiler.

Se os sistemas baseados em blockchain oferecerem a um grande provedor de telecomunicações uma vantagem que se traduz em custos mais baixos, outras empresas do setor terão que adotar sistemas semelhantes.

Uma vez iniciada a mudança, ele pode evoluir muito rapidamente; com o Blockchain entrando em novas indústrias o tempo todo, parece que as telecomunicações podem ser o próximo setor a ser melhorado pelo blockchain.