Boston Fed e MIT lançarão protótipos digitais do dólar em julho

Boston Fed e MIT lançarão protótipos digitais do dólar em julho

By - min. de leitura
Dólar digital contra fundo de código binário

Pesquisadores do Federal Reserve Bank de Boston e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) devem revelar os protótipos do dólar digital em julho

Pesquisadores do Federal Reserve de Boston e do MIT estão atualmente trabalhando no protótipo do dólar digital. Eles devem lançar os protótipos em julho, depois de trabalharem juntos no projeto por quase um ano.

Segundo a Bloomberg, os pesquisadores das duas instituições começaram a trabalhar juntos em agosto de 2020, desenvolvendo protótipos para uma plataforma digital de dólar. James Cunha, chefe do projeto do Fed de Boston, revelou que a equipe vai revelar duas plataformas que podem mover, armazenar e liquidar transações digitais em dólares. No entanto, ele se recusou a dizer se alguma das plataformas funcionaria na tecnologia blockchain.

Cunha destacou que, assim que lançar os protótipos, outras pessoas poderão ver e desenvolver o código. Ele afirmou que o trabalho do Fed visa mostrar o que é possível sem se posicionar sobre as principais questões que o Fed, o Tesouro e o Congresso precisam abordar. Cunha afirmou que “Achamos importante não esperar pelo debate político porque então estaremos um ano ou mais atrasados”, disse Cunha. “Isso levará um alcance significativo para a indústria e um debate sério”, acrescentou.

No mês passado, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara que este ano é crucial para o dólar digital, uma vez que o banco principal falaria mais sobre o assunto com os legisladores e o público.

Os bancos são contra o dólar digital

Um dólar digital pode mudar a forma como os americanos usam o dinheiro, e os bancos do país temem ser os maiores perdedores, acrescentou Bloomberg. Como tal, o principal grupo comercial dos bancos está trabalhando duro para convencer o Congresso de que o país não precisa de um dólar digital.

Gigantes de pagamento como Visa e MasterCard estão tentando trabalhar com os bancos centrais para garantir que os novos CBDCs possam ser usados em suas redes. Michael Del Grosso, analista da Compass Point Research & Trading LLC, disse à Bloomberg que todos temem que o dólar digital possa atrapalhar todos os participantes.

As moedas digitais do banco central estão lentamente ganhando popularidade em todo o mundo, à medida que os bancos principais querem acompanhar as inovações do setor privado.