BoE Governor: Criptomoedas não são a forma ideal de moedas digitais

BoE Governor: Criptomoedas não são a forma ideal de moedas digitais

By - min. de leitura
Visão externa do Banco da Inglaterra

O governador do Banco da Inglaterra (BoE) acredita que as criptomoedas em suas formas originais não são a forma ideal de moedas digitais

O governador do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, acredita que nenhuma criptomoeda possui atualmente a estrutura que permitiria sua durabilidade no longo prazo. Bailey fez essa declaração ontem, enquanto falava em uma discussão online hospedada pelo Fórum Econômico Mundial, com sede em Davos.

Em seus comentários, Bailey disse que as criptomoedas em sua forma atual não são moedas digitais ideais. Bailey perguntou se atualmente temos o design, a governança e os arranjos que podem ser considerados uma moeda digital duradoura. “Não, acho que ainda não chegamos nesse ponto, honestamente. Não acho que as criptomoedas, de maneira em que foram formuladas originalmente, são moedas digitais ideais“, respondeu.

Bailey acredita que o maior problema com as criptomoedas continua sendo seu valor instável. “Toda a questão de as pessoas terem a garantia de que seus pagamentos serão feitos em algo com valor estável”, acrescentou.

A falta de valor estável para as principais criptomoedas dificulta que elas se tornem as moedas ideais. A volatilidade sempre foi um problema para criptomoedas como Bitcoin (BTC), e o resto está se tornando uma classe de ativos em vez de um meio de troca.

Bailey enfatizou que as pessoas querem que seus pagamentos sejam realizados por meios estáveis, que é onde o Bitcoin está em falta. Devido às deficiências do Bitcoin e de outras criptomoedas, Bailey insiste que a inovação fiat deve chegar e fornecer estabilidade no valor das moedas digitais.

Ele sugeriu que os sistemas fiduciários deveriam ser mais eficientes por meios digitais. O Governador do BoE afirmou que é certo que o mundo financeiro esteja a debater as moedas estáveis ​​e as moedas digitais do banco central (CBDCs), pois são as soluções para o mercado emergente de moedas digitais.

Bailey destacou que a inovação digital em pagamentos veio para ficar. Com o tempo, o mundo encontraria o modelo adequado de design e governança para moedas digitais duradouras. O aumento de criptomoedas e stablecoins abriu caminho para os bancos centrais começarem a falar sobre o desenvolvimento e a emissão de CBDC.

Vários bancos centrais em todo o mundo estão desenvolvendo seus CBDCs ou explorando as possibilidades de desenvolver um. A China continua sendo uma das nações líderes em termos de desenvolvimento de moeda digital do banco central. O Yuan Digital já está sendo testado em várias capacidades no país, já que a China parece liderar o setor de pagamento digital.