Blockchain pode impulsionar a economia, diz autoridade do Irã

Blockchain pode impulsionar a economia, diz autoridade do Irã

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

De acordo com um relatório local, o chefe do departamento de desenvolvimento gerencial de ciência de tecnologia do Irã afirmou que o blockchain poderia impulsionar um grande crescimento econômico e tecnológico.

Alireza Daliri disse que o Irã deve entrar em acordo com outras nações sobre tecnologias emergentes, incluindo o blockchain. Ele completou:

“Isso é possível (o impulsionamento da economia) com o fortalecimento da infra-estrutura da tecnologia blockchain com a ajuda do governo e do setor privado.”

Ele também minimizou preocupações de outros países com a tecnologia ainda em fase primária, afirmando que o governo iraniano pretende utilizá-la em diversas áreas no futuro, além de emitir sua própria criptomoeda – completando ainda que há mais benefícios do que desvantagens ao adotar o uso do blockchain.

Uma dos motivos que levam o governo do Irã a se interessar por emitir uma criptomoeda própria baseada no rial, moeda fiduciária local – seria a de facilitar transações no país e fora dele, além de combater sanções impostas pelos Estados Unidos, assim como a Petro – criptomoeda lançada recentemente na Venezuela para “driblar” as penalidades do governo americano.

O Irã já vem se mostrando um ótimo abrigo para os mineradores de criptomoedas devido ao seu baixo custo de eletricidade em comparação ao resto do mundo (cerca de US $ 0,006 por quilowatt/hora) – principalmente no mercado de baixa deste ano, onde diversos mineradores estão paralisando suas atividades visto que a mineração não está pagando nem seu custo de produção na maioria dos locais.

Continue lendo também: Banco central do Egito estuda lançar sua própria criptomoeda