Blockchain da Tech Mahindra vai ajudar os criadores de conteúdo a defender seus direitos digitais

Blockchain da Tech Mahindra vai ajudar os criadores de conteúdo a defender seus direitos digitais

By Nicholas Say - min. de leitura
Conteudo Digital

A Tech Mahindra introduziu a plataforma blockchain bCRMS, ajudando os criadores de mídia a serem pagos por seu trabalho, reforçando seus direitos online

A corporação indiana, Tech Mahindra, desenvolveu uma plataforma para proteger os criadores de conteúdo da pirataria e distribuição ilegal de conteúdo, chamada Sistema de Gerenciamento de Contratos e Direitos baseado em Blockchain, ou bCRMS.

A indústria de mídia e entretenimento lucra com a venda de conteúdo original. O conteúdo pode ser obtido gratuitamente através de meios fraudulentos e depois redistribuído sem permissão. Esse ato é chamado de pirataria e é comum.

Alistair Rennie, gerente geral da IBM Blockchain, comentou:

“O gerenciamento de direitos digitais é um problema premente que afeta artistas, criadores de conteúdo e anunciantes em todo o mundo, custando potencialmente bilhões à indústria a cada ano.”

Em 2019, a Câmara de Comércio dos EUA informou que a pirataria online custa à economia dos EUA US $30 bilhões anualmente e pode ser responsável por até 560.000 pessoas perdendo seus empregos.

Tech Mahindra assume direitos digitais

O bCRMS reescreverá como o processo tradicional de gerenciamento de direitos digitais funciona implementando contratos inteligentes. Isso ajudará a detectar e resolver quaisquer problemas de royalties, monitorando a autenticidade e o licenciamento da mídia online.

A plataforma blockchain autorizará o uso de conteúdo online em tempo real.

Tradicionalmente, este trabalho requer um moderador humano e detecção de AI. O sistema existente utiliza muitos recursos humanos e não é barato – e ainda pode, na verdade, acabar cometendo erros, resultando em mais tempo gasto na correção dos problemas.

O bCRMS automatizará esse processo e, por sua vez, economizará tempo e dinheiro.

O especialista em tecnologia da Mahindra, Rajesh Dhuddu, disse à mídia:

“Como parte de nosso estatuto TechMNxt, o bCRMS foi desenvolvido para inaugurar a próxima geração de sistemas de gerenciamento de direitos digitais para a indústria de mídia e entretenimento”.

Boas notícias para criadores de conteúdo

O bCRMS não apenas rastreia o uso indevido das propriedades da licença, mas também permite que o criador rastreie seus pagamentos e receitas de royalties.

O sistema supostamente foi projetado para ser escalável, para que artistas emergentes, distribuidores independentes e pequenos produtores possam tirar proveito de um sistema automatizado de gerenciamento de pagamentos.

No passado, a blockchain trabalhou com a indústria do entretenimento em pequenos projetos, como soluções de armazenamento descentralizadas, como a BeatzCoin para músicas e vídeos.

Com essa tecnologia recém-desenvolvida, o futuro da indústria de mídia e entretenimento é brilhante. O bCRMS ajudará artistas e criadores a aproveitar ao máximo seu trabalho e garantir que o trabalho árduo seja pago pelas pessoas que o apreciam.