Bitcoin pode substituir cartão de crédito no futuro

Bitcoin pode substituir cartão de crédito no futuro

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

As perspectivas com relação criptomoeda no futuro são bastante interessantes, inclusive para quem não chega a ter conhecimento sobre o ativo. Isto porque suas características de investimento, junto com o fato de que apresentar taxas pode vir a beneficiar até transações comerciais no futuro. E consequentemente isto pode contribuir para que o Bitcoin venha substituir o cartão de crédito.

Uma possibilidade real?

O que muitos analistas defendem é o fato do Bitcoin ter a vantagem de não contar as taxas que os cartões de crédito têm.  Do ponto de vista mercadológico, é possível que na medida em que o ativo se torne mais conhecido e negociado, ele possa entrar também em esferas comerciais. Além disto, cada transação que envolve cartões tem custos de 3 a 4% do valor negociado, o que faz com que muitos de seus usuários possam nem pensar duas vezes diante de outras possibilidades.

De acordo com Kris Marszalek, fundador e CEO do krypto.com, enquanto as pessoas ficam cada vez mais frustradas com os serviços oferecidos pelos cartões de crédito, o Bitcoin e outras criptomoedas atua a favor do consumidor pela instituição de uma manutenção de valores justa. Ele acrescenta que o ativo também possui outras vantagens interessantes também como meio de pagamento, uma vez que se trata de algo global e podem facilitar negociações futuras.

Fatores a serem levados em conta

Por se tratar de um ativo digital, o Bitcoin pode ser um meio mais seguro e eficiente de realizar transações bancárias e comerciais. É claro que deve-se levar em conta a alta instabilidade do ativo, uma vez que seus preços tendem a oscilar seguidamente entre altas e quedas, principalmente de acordo com as tendências globais. Mas na medida em que o volume de negociações utilizando a criptomoeda aumentar, a tendência é de que seu uso seja cada vez mais naturalizado.

Hoje há companhias importantes que dominam o mercado de cartões de crédito, como a Visa e a MasterCard. Se a substituição de cartões de créditos por Bitcoin der certo, estas empresas tendem a sofrer um grande impacto. Por outro lado, estas expectativas são bastante promissoras para os investidores e o criptomercado de forma geral. Seja como for, este não é um processo imediato, e cabe cautela para aqueles que o consideram uma possibilidade real.

O Bitcoin hoje

Nesta sexta-feira (13), a criptomoeda tem operado próxima da estabilidade, com valores na casa dos 10.300 dólares. Os últimos dias foram bastante complicados para o ativo, que parece estar se recuperando de recentes perdas. Entretanto, ainda é cedo para afirmar que a atual tendência de estabilidade irá se manter, e por isto o mercado seguem atentos aos seus próximos movimentos.

Fonte: Forbes.

Veja também: Tether envia 300 milhões de USDT à Binance

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: