Bitcoin é seguro e à prova de hack: principais jogadores de criptomoeda

Bitcoin é seguro e à prova de hack: principais jogadores de criptomoeda

By - min. de leitura
Um hack do sistema em andamento

Os principais jogadores de criptomoeda responderam à recente invasão do Tesouro dos Estados Unidos, alegando que o Bitcoin é uma alternativa mais segura para o sistema financeiro atual

Os principais proponentes da criptomoeda foram rápidos em responder às notícias de que hackers violaram o Tesouro dos EUA. Os proponentes da criptomoeda alegaram que tal cenário nunca poderia acontecer com o Bitcoin devido aos rígidos recursos de segurança existentes.

A Reuters relatou ontem que ciberataques, que se acredita serem afiliados à Rússia, hackearam o sistema e observaram o tráfego de e-mail nos departamentos de Tesouro e Comércio dos EUA. Pessoas familiarizadas com a situação afirmam que esta recente descoberta pode ser um arranhão na superfície, pois acreditam que os hackers poderiam ter feito mais do que apenas observar o tráfego de e-mail.

Os hackers também violaram a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações (NTIA) e monitoraram suas comunicações. A violação é grave e levou a uma reunião do Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca durante o fim de semana.

De acordo com a Reuters, os hackers observaram e-mails da NTIA por meses. Os e-mails violados estavam sendo executados no Microsoft Office 365.

O ataque ao Tesouro dos EUA e a outros departamentos gerou reações no espaço das criptomoedas. O chefe de negócios de Kraken, Dan Held, twitou uma foto da manchete e uma legenda que diz: “Bitcoin nunca é hackeado”.

O entusiasta de Bitcoin de longa data Anthony “Pomp” Pompliano concordou com Dan Held, acrescentando que o Bitcoin nunca foi hackeado. Os proponentes da criptomoeda estavam elogiando o sistema de segurança do Bitcoin e a natureza descentralizada da moeda digital.

O Blockfolio ainda atacou a segurança cibernética da NTIA, alegando que a agência está usando algoritmos desatualizados para sua segurança cifrada. O Blockfolio postou que “Bitcoin significa confiar mais em um algoritmo SHA256 do que no Tesouro dos EUA”.

Apesar do ataque a várias trocas de criptomoeda e outras plataformas, o Bitcoin permaneceu seguro desde que foi criado, há mais de uma década. O relatório não afirma se há fundos comprometidos no processo.

No momento, o foco dos hackers estava nas informações que circulavam entre agências governamentais.

Apesar das medidas de segurança e anti-malware do Bitcoin empregadas pela maioria das outras criptomoedas, as trocas de criptomoeda estão sujeitas a hack há anos. Desde que o Bitcoin surgiu, há uma década, as trocas de criptomoedas perderam bilhões de dólares para os hackers devido a seus sistemas de segurança inadequados.