Banco do Canadá destaca o risco das moedas digitais

Banco do Canadá destaca o risco das moedas digitais

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem da bandeira do Canadá e no fundo uma pilha de moedas

O Banco Central do Canadá, recentemente, divulgou um relatório destacando as principais questões de segurança em torno das moedas virtuais

O relatório compilado pelo Banco do Canadá ressalta os perigos e benefícios do uso de uma moeda virtual soberana. Segundo o Banco, existem vários riscos potenciais da moeda digital que precisam ser enfrentados antes que o país comece a ponderar a opção de adotar um CDBB nacionalmente.

Uma moeda digital de banco central, baseada em tokens anônimos (CBDC), representaria riscos de segurança específicos. Esses riscos surgem de como os saldos são agregados e armazenados, como o CBDC é usado para transações e como várias soluções, como e-wallets, trocas de criptomoedas e bancos competem para atrair usuários ”, diz o relatório.

Para mitigar e combater os desafios da moeda digital, o Banco ofereceu uma solução tripartida. Em primeiro lugar, construir a moeda virtual capaz de permitir a gestão de saldos e transferências; segundo, ajustar as regras de responsabilidade e, por último, comandar os protocolos de segurança envolvidos.

Embora alguns países, como as Bahamas, tenham tomado medidas em relação aos CBDCs, o Banco do Canadá permanece cético e relutante em lançar programas-piloto. Isso se deve principalmente à questão do armazenamento de ativos digitais.

Uma seção do relatório, em referência a isso, diz: “Dependendo do arranjo, as soluções de armazenamento para moedas digitais apresentarão diferentes ameaças à segurança; como é improvável que os usuários suportem totalmente as perdas potenciais, é improvável também que tenham o cuidado suficiente”.

De acordo com o relatório, se a Central do Banco do Canadá considerar a adoção de uma moeda digital, é provável que seja baseada em tokens. Mesmo assim, o Banco ainda precisaria implementar várias medidas para gerenciá-lo.

Se o Banco do Canadá emitisse um CBDC, provavelmente seria baseado em token. Para garantir que o CBDC seja um meio de pagamento seguro e eficiente, o Banco precisa considerar cuidadosamente como o CBDC será agregado e usado e quais externalidades surgirão disso ”.