Austrália usará autenticador blockchain para mercadorias esportivas

Austrália usará autenticador blockchain para mercadorias esportivas

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de bola de rugby digital

A indústria esportiva australiana adota um autenticador blockchain em um esforço para evitar mercadorias falsificadas

A Australian National Rugby League (NRL) e a IP Australia estão se preparando para experimentar um autenticador blockchain para combater mercadorias falsificadas.

O sistema funciona distribuindo um “trust badge” para varejistas online que são certificados para vender produtos autênticos. Esses emblemas aparecerão em seu site para indicar que é autorizado pela IP Australia.

O teste começará com duas lojas online, a NRL Shop e a Savvy Supporter. Ambos oferecem produtos oficiais da NRL.

Os documentos de marca registrada serão digitalizados e armazenados em um blockchain, criando uma ponte entre o varejista e os reguladores de propriedade intelectual do governo para confirmar rapidamente a autenticidade e o status da marca.

Essa tecnologia não apenas garantirá a legitimidade da marca, mas também construirá confiança entre consumidores e fãs dos esportes.

Shaun McMartin, gerente geral da NRL compartilhou suas ideias:

“Os membros e fãs da NRL são a força vital do nosso esporte que deseja comprar o artigo original ao apoiar seu clube – o selo de confiança ajuda os fãs da NRL a identificar produtos autênticos e licenciados online … a falsificação prejudica atacadistas e varejistas legítimos que investem em produtos genuínos e rouba os NRL Clubs de receitas muito necessárias.”

Magia Blockchain

Além de vender mercadorias esportivas, a blockchain da marca registrada poderia ser usada para proteger outros bens de luxo, como relógios caros, bolsas ou outros itens de alta qualidade.

Ao usar o blockchain, todos os documentos de marca comercial são registrados em um livro-razão, encriptados com codificação enviados a todos os participantes do blockchain. Quaisquer alterações não autorizadas serão restauradas imediatamente, tornando todos os documentos imutáveis.

Embora seja um bom sistema, será importante garantir que os emblemas de confiança sejam possuídos apenas por revendedores autorizados e sejam muito difíceis de reproduzir.

Uma presença maior no esporte

Uma equipe de primeira linha da NBA, The Sacramento Kings trabalhou com ConsenSys e Treum para desenvolver o “Programa de Autenticação de Jersey”, onde cada camisa usada pelos jogadores terá uma etiqueta secreta à prova de falsificação escondida em suas bainhas.

Depois de usadas por atletas, essas camisetas podem se tornar um produto de luxo e ser vendidas a um preço fenomenal.

Uma camisa usada por fósforos pode ser vendida por mais de US$ 1.000, tornando-se um alvo claro para falsificadores. Embora esses programas estejam em sua infância, a autenticação baseada em blockchain provavelmente será um setor em crescimento nos próximos anos.