App permite a compra de pizzas da Domino’s usando BTC

App permite a compra de pizzas da Domino’s usando BTC

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

O principal objetivo de qualquer criptomoeda é a adoção. Seja por parte do público geral ou por clientes institucionais. Por isso, é importante estar sempre tentando garantir maneiras de tornar o Bitcoin e outras criptos ainda mais utilizáveis. Um caso de uso interessante foi feito pela Domino’s, uma das cadeias de fast food mais famosas dos EUA.

Mais de 150 pessoas compraram pizza usando o Bitcoin na semana passada através da Lightning Network. O processo está sendo feito através do LN.Pizza, uma plataforma web criada pela startup de pagamentos em criptos Fold. A plataforma funciona de maneira simples, realizando o pagamento em fiat após receber os valores de seus clientes.

Will Reeves, diretor de produção da Fold, disse ao site Coindesk:

“Nós estamos tentando fazer o Bitcoin ser divertido de novo e também ilustrar que a Lightning está no ponto para a aceitação mainstream.”

O aplicativo da Fold tem planos de integrar a Lightning para todas as suas opções de compra nos próximos meses, incluindo franquias famosas como a Starbucks (que já é bem comum aqui no Brasil), Whole Foods, Dunkin Donuts, Target e Uber (outra famosa por aqui).

Porém, vale ressaltar que essas parcerias não são oficiais. Tecnicamente a loja em si não aceita pagamentos em criptomoedas. O que a Fold faz é receber pagamentos em criptos, converte em fiat e faz o pedido no nome do cliente.

Depois da integração da Lightning com a Fold, Reeves disse que a startup tem planos de lançar versões para Android e iOS, além de diversificar as possibilidades de compras para seus clientes.

Segundo Reeves, a Fold tem mais de 1.500 usuários mensais e realizou cerca de 35.000 transações em BTC desde o lançamento da plataforma, em 2014. Esse é um caso de uso interessante, afinal, está dando ao Bitcoin o “poder” de ser usado como um substituto do dinheiro tradicional, que é a ideia original da cripto.

A Lightning Network é uma forte candidata a ser o estopim da adoção mainstream do Bitcoin. A rede principal do BTC, mesmo durante períodos de baixa transação, tem taxas de até $0.25 e tempo de confirmações de até 10 minutos, um período impraticável para o uso no comércio, por exemplo.

A Lightning reduz muito o tempo de confirmação, sendo quase instantânea e com taxas bem menores que a da rede principal do BTC.

A Lightning é até um dos motivos para o possível boom do Bitcoin