Análise Técnica BTC/USD – 16/10/2018 e 17/10/2018

Análise Técnica BTC/USD – 16/10/2018 e 17/10/2018

By Hassan Maishera - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Muitos devem estar se perguntando: por que o Bitcoin na Bitfinex está, aparentemente, muito mais caro que nas outras exchanges? A razão para isso é bastante simples e clara: a perda na confiança pelo Tether (USDT) fez com que o ativo alcançasse a casa dos 0.85 USD em poucas horas. A fim de parear o preço com o dólar real, o ativo precisou “disparar” de preço. Até a presente data, o USDT está valendo 0.97 USD, ou seja, 3% a menos que o dólar americano. Portanto, o aumento nos preços da Bitfinex em relação às outras é, em grande parte, artificial.

Por conta desta diferença de preços entre a Bitfinex e outras corretoras, vamos evitar por ora utilizá-la como base para nossos estudos, a fim de evitar confusões nas leituras.

Conforme gráfico acima, até o presente momento, os candles de ontem e hoje estão absolutamente estagnados à casa dos 6450 USD, com pouca variação diária. Para se ter uma dimensão da estabilidade dos preços do Bitcoin, o dólar, até o presente momento, teve queda de 1,24% (R$ 3,64), enquanto o Bitcoin teve queda de apenas 0,52%, segundo dados do CoinMarketCap.

Devemos nos atentar ao respeito que o mercado está demonstrando pela linha de tendência de baixa traça no gráfico desde nossa primeira análise mensal, no dia 02, além de estar respeitando religiosamente a resistência compradora em 6100 USD, aproximadamente.

Por mais que tenha sido falado em outras análises, ainda estamos bastante otimistas com a possibilidade de uma grande disparada nos preços, visto que o volume negociado aumentou cerca de 30% desde os últimos dias. Após longos períodos de baixa, o aumento no volume negociado, em união à lateralização prolongada dos preços, costuma trazer surpresas bastante consideráveis para qualquer um dos lados.

Tanto no gráfico diário como semanal, podemos verificar forte entrelaçamento entre o quarteto de médias móveis (9, 21, 50 e 200 períodos, respectivamente), confirmando a indecisão e lateralização.

Atenção especial ao MACD, apontando gradual perda no volume vendedor e RSI centralizado, ainda com espaço para crescimento. Recomendamos entrar no mercado tão somente quando houver ruptura da LTB, próximo à casa dos 6520 USD. Vale ressaltar o alto risco de operar aqui: não é a primeira vez que há forte e inesperada ruptura do suporte vendedor e quase que imediata reação igual e contrária por parte dos vendedores.

Acompanhe os preços do Bitcoin clicando aqui.