Alta do Bitcoin não possui suporte no volume de negociações

Alta do Bitcoin não possui suporte no volume de negociações

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 01 junho 2021

O criptomercado como um todo começou a semana com uma grande surpresa para todos os investidores. Uma valorização coletiva elevou o preço de quase todas as principais criptomoedas, com algumas ganhando bem acima dos 20%. Em meio às movimentações das altcoins, o Bitcoin demonstrou uma alta considerável.

Enquanto o aumento do Bitcoin não foi tão significante quanto o das outras altcoins, a valorização da moeda (que atualmente está por volta de 1%) está aos poucos levando o preço do BTC para os US$9.000. Esse é um valor que vem sendo um importante alvo psicológico para o criptomercado desde 11 de novembro de 2019.

Mas para essa alta atual ser sustentável, um fator sobre o Bitcoin ainda precisa aumentar: a sua negociação diária. Mati Greenspan, analista sênior da Quantum Economics escreveu em seu newsletter que “O uso atual do Bitcoin é particularmente decepcionante”, destacando como o volume de negociações da criptomoeda não aumentaram consideravelmente.

Greenspan apontou que o volume de negociação do Bitcoin nos últimos dias não teve uma grande movimentação. “A taxa de transações por segundo está estável por volta de 3.6, o que não é ruim, mas o montante de dinheiro que está sendo transacionado parece bem baixo em relação ao que nós estamos acostumados a ver durante esses ralis.”

Greenspan tem certa razão, já que o volume total de negociações do Bitcoin está abaixo de US$1 bilhão, menos da metade das transações durante a última alta máxima, que aconteceu durante julho de 2019.

 

Como comprar Bitcoin no Brasil

 

Historicamente as altas do Bitcoin não possuem muita longevidade quando não possuem um apoio em um aumento do volume de negociações. O aumento no volume de negociações é uma representação clara de um aumento de uso, por isso é algo tão ligado à uma valorização mais duradoura e “saudável”.

Enquanto o preço pode aumentar consideravelmente sem um grande aumento no volume de negociações e se manter em novos níveis de resistência, essa é uma movimentação bastante atípica.

O Bitcoin vem valorizando desde o final do ano, muitos acreditam que é o mercado se posicionando para o halving que acontece em maio. Caso fosse esse o caso, veríamos um maior número de compras nos gráficos diários de volume de transação.

Outros aumentos consideráveis

As altcoins superaram o Bitcoin em questão de valorização nos últimos dias. Alguns destaques ficam por conta da DASH, que atualmente está sendo cotada com 54% de valorização e o ZCASH com 26%.

Outros projetos, como o Bitcoin SV, Bitcoin Gold e Bitcoin Cash tiveram altas significativas. O BSV chegou a mais de 100% de alta. Porém, todas essas hardforks são consideradas projetos bastante controversos e a maioria dos analistas recomenda muito cuidado ao confiar nesses ativos.

Veja também: Texas coloca criptomoedas em sua lista negra

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: