Agência Nacional de Aviação Civil envia funcionário para evento internacional sobre blockchain

Agência Nacional de Aviação Civil envia funcionário para evento internacional sobre blockchain

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), está interessada no potencial que a blockchain tem para ajudar na realização das suas atividades. De acordo com uma publicação feita no Diário Oficial da União, o Superintendente de Tecnologia da Informação, Gustavo Sanches, irá participar do evento “ICAO Blockchain Aviation Summit and Exhibition”, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em Abu Dhabi – Emirados Árabes,  que acontecerá no período de 30 de março a 6 de abril de 2019.

A Anac é a agência reguladora federal que realiza a supervisão da atividade de aviação civil no Brasil. Ela é responsável tanto pelas atividades ligadas aos aspectos econômicos quanto às que dizem respeito à segurança técnica do setor.

O evento “ICAO Blockchain Aviation Summit and Exhibition” terá como tema os potenciais da blockchain para a área de aviação, introduzindo as possibilidades de transformação comercial, de comunicação e eficiência da tecnologia da Blockchain na indústria da aviação global.

Os principais objetivos são:

  • Reunir fornecedores de soluções Blockchain e líderes empresariais que procuram usar a Blockchain como uma tecnologia capacitadora na aviação;
  • Promover a cooperação, colaboração, conhecimento e compartilhamento de informações entre os líderes de Blockchain, a indústria da aviação, agências governamentais e nações;
  • Oferecer um entendimento comum entre os Estados-Membros da aplicação da tecnologia Blockchain;
  • Promover uma estrutura de governança mundial para acelerar a adoção da tecnologia Blockchain na aviação e enfrentar desafios induzidos na construção de interfaces seguras, protegidas, resilientes e eficientes em todo o sistema multidisciplinar de aviação civil; e
  • Apoiar novas iniciativas relacionadas com a Blockchain da ICAO para abordar os Objetivos Estratégicos da ICAO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ainda não há nenhuma informação sobre os palestrantes que estarão presentes no evento, mas espera-se que tanto autoridades de Dubai quanto grandes nomes da blockchain estejam presentes.

Blockchain no Brasil

Apesar de ainda não termos no país um grande número de projetos ligados à blockchain, existem algumas iniciativas do governo ligadas à tecnologia. Um exemplo é o caso do BNDES que investiu em projetos de blockchain com o intuito de rastrear e tornar públicos os financiamentos de projetos que utilizam recursos públicos e também a BNDES Token que visa apoiar as produções cinematográficas nacionais.

Veja também: Exchanges brasileiras darão suporte ao Constantinople