Adoção da Lightning Network acelerou durante 2019

Adoção da Lightning Network acelerou durante 2019

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Lightning Network é uma das soluções relacionadas ao Bitcoin que mais chama a atenção e interesse de muitos que acompanham o criptomercado. A LN, como também é chamada, é uma solução de segunda camada que promete superar as dificuldades de escalabilidade do Bitcoin.

A ideia é que ela realize pré-aprovações de transações fora da cadeia principal (em uma off chain) e com isso acelerar consideravelmente o tempo em que uma transação em BTC é completada, além de garantir taxas menores.

Por enquanto a Lightning Network é apenas um projeto em fase de testes, ainda demonstrando algumas falhas e muita necessidade de melhora. Mas ainda assim é uma das grandes esperanças para que o Bitcoin tenha uma adoção ainda maior em um futuro próximo.

A adoção é um dos principais desafios do Bitcoin e, entre os motivos de uma baixa taxa de aceitação, está o desconhecimento e o tempo em que as transações são realizadas, impossibilitando o uso comercial em muitos casos.

Felizmente, a taxa de aceitação da Lightning Network vem aumentando nos últimos meses, com mais e mais exchanges integrando a solução. De acordo com um recente anúncio, a firma financeira de San Francisco, River Financial, foi a mais recente companhia a permitir depósitos e saques através da LN.

Esse é mais um passo em um grande número de empresas que estão integrando a Lightning Network com as suas formas de pagamento recentemente. Durante 2018, logo após a grande bolha do Bitcoin, a aceitação da solução de escalabilidade estava bem lenta. Porém, em 2019 a adoção teve uma aceleração considerável.

 

Como comprar Ethereum no Brasil

 

Cada vez mais as companhias utilizam a Lightning para oferecer mais agilidade para seus clientes. Essa é uma ferramenta particularmente poderosa para as exchanges, porém, vale lembrar que ela ainda é experimental e por isso possui algumas falhas de segurança.

Há também uma certa preocupação de que a LN pode representar uma ameaça para a descentralização do Bitcoin. Antes de sumir de vez, Satoshi deixou instruções para que o bloco do Bitcoin fosse aumentado.

Porém, isso não aconteceu, limitando a escalabilidade da moeda. A grande maioria dos desenvolvedores principais do Bitcoin trabalham agora para a Blockstream, empresa responsável pela criação da Lightning Network e vários outros serviços de sidechain.

Com isso em mente, muitos especulam que a Blockstream, através da Lightning Network e o poder de influência sobre os desenvolvedores do BTC core, é capaz de continuar diminuindo a escalabilidade do BTC, aumentando o uso da LN e consequentemente centralizado as transações de Bitcoin.

Tudo isso claro, é uma teoria.

Veja também: China poderá lançar um ETF de blockchain em breve

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: