A senadora Warren afirma que os CBDCs podem ser úteis para quem não tem acesso ao banco

A senadora Warren afirma que os CBDCs podem ser úteis para quem não tem acesso ao banco

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem da senadora Warren, que representa o Massachusetts

Os comentários da senadora cripto-cética vieram apenas um dia depois que ela escreveu ao secretário do Tesouro pedindo mais ações contra as “crescentes ameaças” no setor de criptomoeda

A senadora Elizabeth Warren escreveu à secretária do Tesouro, Janet Yellen, na terça-feira, pedindo-lhe que usasse seu poder posicional para implementar mais regulamentos sobre criptomoedas. Warren criticou as criptomoedas dizendo que elas representam um perigo para o meio ambiente e para o público por causa da regulamentação deficiente do setor. Ela explicou que regras “abrangentes e coordenadas” ajudariam a gerenciar os riscos associados à criptomoeda e, assim, proteger o consumidor e o sistema financeiro.

O FSOC deve agir rapidamente para usar sua autoridade estatutária para lidar com os riscos das criptomoedas e regular o mercado para garantir a segurança e a estabilidade dos consumidores e de nosso sistema financeiro”, escreveu ela.

Reconhecendo a crescente demanda por ativos digitais, Warren, uma ex-candidata à presidência, afirmou que a criptomoeda expôs tanto os consumidores quanto o sistema financeiro a níveis crescentes de ameaça. A democrata, que há muito é cínica e crítica do Bitcoin, notou a urgência da questão, dizendo que se os EUA continuarem evitando o assunto, a criptomoeda se integrará mais profundamente ao sistema financeiro e, eventualmente, o impacto seria terrível se a bolha estourar.

Warren, também membro do Comitê Bancário do Senado, no final do dia compareceu a uma audiência agendada sobre cripto, onde continuou sua atitude contra os ativos digitais. Ela os descreveu como sendo administrados por “algum grupo sombrio e sem rosto de super codificadores e mineradores“.

Em uma reviravolta bastante inesperada dos acontecimentos, a senadora pareceu mudar seu tom sobre os ativos virtuais de forma bastante dramática enquanto falava durante uma entrevista na CNBC Squawk Box ontem. Ela reconheceu que as moedas digitais podem muito bem oferecer uma solução para clientes que não têm acesso a serviços bancários. A senadora pintou as moedas digitais do banco central (CBDCs) como ativos de interesse, argumentando que elas poderiam preencher o vazio que os principais bancos anteriormente não conseguiram resolver.

“Os grandes bancos falharam em alcançar os consumidores em todo o país. A moeda digital e a moeda digital do banco central podem ser uma resposta neste sentido.”

No entanto, ela afirmou que a adoção de ativos virtuais deve ser feita com cautela, ao mesmo tempo em que se considera o impacto que eles podem ter nos sistemas financeiros. Warren insistiu que a aceitação de criptomoedas deve levar em consideração os riscos associados. Sobre a tributação, ela afirmou que todas as formas de riqueza deveriam ser tributadas, e a criptomoeda não constitui nenhuma exceção.