A Rússia planeja rastrear transações de criptomoedas usando uma plataforma baseada em IA

A Rússia planeja rastrear transações de criptomoedas usando uma plataforma baseada em IA

By Nicholas Say - min. de leitura
Um bitcoin debaixo de um microscópio

O serviço Federal Financial Monitoring anunciou o desenvolvimento de crypto tracker para combater atividades ilegais

A Rússia anunciou recentemente o desenvolvimento de um “Transparent Blockchain”, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) projetada para realizar uma análise profunda das transações em criptomoedas importantes como Bitcoin, Ethereum, Dash e Monero.

A mídia local, RBC, informou que um protótipo para o projeto já foi desenvolvido usando dados de sistemas de pagamento Bitcoin. Atualmente é usado para combater o tráfico de drogas. O projeto atraiu o interesse do Ministério de Assuntos Internos da Rússia e a atenção de agências de inteligência estrangeiras.

O “Transparent Blockchain” receberá financiamento anual e é um projeto de longo prazo para o país. Algumas questões permanecem sobre como uma IA será capaz de monitorar blockchains que foram projetados para serem anônimos e se os criminosos podem ser levados para outros métodos de pagamento se souberem que as plataformas estão sendo monitoradas.

Como funciona?

A IA será responsável por monitorar atividades suspeitas em toda a internet, tanto na internet quanto na darknet.

Se alguém abrir uma conta em uma troca de criptomoeda legítima, a IA detectará quando essa conta fizer transações para qualquer usuário na darknet. É quando a conta é sinalizada e a suspeita é levantada.

De acordo com a nova legislação, o processo de rastreamento é mais fácil, pois as pessoas não podem comprar criptomoeda anonimamente – apenas investidores qualificados poderão comprar criptomoeda. Isso garante a transparência e a identidade de todas as partes envolvidas.

Pequenos passos para um uso mais amplo

A “Transparent Blockchain” pode ser a continuação das recentes mudanças na lei de criptografia assinadas pelo presidente Vladimir Putin.

Resumindo, a nova legislação permite que partes registradas na Rússia comprem e vendam tokens em janeiro de 2021, mas o processo é fortemente regulamentado. As trocas de criptomoeda só serão facilitadas por bancos russos autorizados sob a supervisão do banco central.

Se um indivíduo deseja adquirir criptos que não são supervisionados pelo governo russo, ele/ela precisa obtê-los em bolsas estrangeiras. Além disso, os investidores não podiam usar criptos para comprar quaisquer bens e serviços. Eles devem primeiro transferir os fundos para rublos fiduciários.

A nova legislação sugere que a Rússia está começando a abrir suas portas para adotar a tecnologia que antes considerava “criminosa”. Embora o uso de criptomoeda ainda seja muito limitado, o “Transparent Blockchain” pode ser o primeiro passo para garantir um ecossistema cripto mais seguro para desenvolvimentos futuros.