A China adiciona ‘Blockchain Developer’ à lista de empregos oficialmente reconhecidos

A China adiciona ‘Blockchain Developer’ à lista de empregos oficialmente reconhecidos

By Nicholas Say - min. de leitura
Bandeira chinesa com estrelas substituídas por blocos conectados

O Ministério de Recursos Humanos e Seguridade Social da China reconheceu oficialmente os desenvolvedores de blockchain como uma posição oficial no país

De acordo com a mídia local, o Ministério de Recursos Humanos e Seguridade Social da China adicionou “técnico/operador de blockchain” à lista oficial de empregos do país. O novo trabalho oficial foi adicionado com outros oito e provavelmente foi projetado para resolver uma grave escassez de desenvolvedores de blockchain no país.

Com o advento do Yuan Digital, a necessidade de desenvolvedores de blockchain na China aumentou. A nova moeda digital estará no centro de um novo ecossistema financeiro, que provavelmente será oferecido aos parceiros comerciais da China.

China está construindo uma enorme rede blockchain

Em 2018, o presidente Xi Jinping anunciou planos para a China ser a principal inovadora em tecnologia do mundo, com o desenvolvimento de IA e blockchain como forças motrizes por trás da iniciativa.

Em novembro de 2019, a China era responsável por mais de 25% do desenvolvimento de novos blockchain, enquanto seus gastos com blockchain alcançaram US $ 300 milhões. Espera-se um crescimento anual de 65,7% entre 2018 e 2023.

Durante as discussões de líderes de pensamento sobre blockchain no Penn Wharton China Center, foi levantada a afirmação de que a China possui até 72% da energia de mineração de Bitcoin. Nessas conversações, um participante declarou: “A China é muito pró-tecnologia blockchain e o governo se posicionou para dominar o espaço da blockchain no mundo”.

Uma coisa que pode ser um problema para a China é seu acesso limitado aos mercados financeiros globais e uma moeda que não é amplamente usada fora dos mercados domésticos.

O mercado procura por especialistas em blockchain

O anúncio do Ministério de Recursos Humanos e Seguridade Social reconhece abertamente que o desenvolvimento da blockchain aumentará na China e que haverá uma necessidade crescente de adicionar profissionais talentosos às empresas estatais, bem como ao setor privado.

O co-fundador e presidente executivo da Ripple, Chris Larsen, disse recentemente a um repórter do Wall Street Journal que os EUA estão se colocando em uma posição arriscada ao deixar o boom de desenvolvimento de blockchain da China descontrolado.

Ele comentou:

“(Os reguladores americanos) efetivamente os fecham (ICOs por maus atores). Nós vencemos essa guerra. Agora temos uma mudança para: ‘Como competimos com a China? Como continuamos? ‘E até agora, francamente, os reguladores dos EUA realmente ajudaram a China, oficialmente dando clareza aos dois protocolos efetivamente controlados pelas mineradoras chinesas: Bitcoin e Ethereum. Isso é um erro. “