A casa de leilões Christie’s vende Beeple NFT pelo recorde de $69 milhões

A casa de leilões Christie’s vende Beeple NFT pelo recorde de $69 milhões

By - min. de leitura
Casa de leilões da Christie

Uma peça de arte digital foi vendida por um recorde de $69,3 milhões na Christie’s

Uma peça de arte digital foi vendida por mais de $69 milhões na Christie’s ontem de manhã. É a primeira vez que a famosa casa de leilões britânica consegue vender uma arte de token não fungível (NFT), e o Beeple NFT é a arte digital mais cara já vendida.

A obra de arte, intitulada “Todos os dias: os primeiros 5.000 dias”, é obra de Beeple, um ilustrador de 41 anos de Wisconsin. É uma colagem de 5.000 imagens que o artista realizou ao longo de vários dias.

Os tokens não fungíveis emitem “prova de propriedade” apoiada por blockchain em itens como arte, garantindo que os artistas possam reivindicar a propriedade de suas obras digitais e receber uma compensação por elas. As artes NFT estão cada vez mais se tornando populares no espaço das criptomoedas e estão lentamente ganhando adoção popular.

A venda de oito dígitos do Beeple NFT é agora o ativo mais caro desde que a tecnologia blockchain começou a hospedar artes e mídia digital. Este último desenvolvimento chamará mais atenção para os NFTs, ajudando-os a obter uma adoção mais comum nos próximos meses.

Pablo Rodriguez-Fraile, um colecionador de arte de Miami, disse à Forbes que a venda do Beeple NFT é um momento extraordinário. “Acredito que sirva como uma validação clara de que a arte digital é tão importante quanto o que conhecemos como arte tradicional, sendo Beeple seu líder e símbolo claros”, acrescentou.

Além de ser a primeira arte digital a ser vendida na Christie’s, o Beeple NFT é agora a terceira peça de arte mais cara vendida em um leilão por um artista vivo. Beeple NFT está atrás apenas da pintura de David Hockney de $90,3 milhões vendida em 2018, e da escultura de aço inoxidável do coelho vendida por $91,1 milhões em 2019.

O evento de ontem foi a primeira vez que a casa de leilões centenária vendeu um NFT digital, e também foi a primeira vez que a Christie’s aceitou Ethereum como pagamento por uma obra de arte. A casa de leilões disse que planeja realizar mais vendas de arte digital no futuro.

Beeple, cujo nome verdadeiro é Mike Winkelmann, criou a arte digital “Everydays: The First 5,000 Days” postando uma imagem online todos os dias desde 2007. A obra vendida ontem é uma coleção dessas imagens desenhadas por software, a maioria das quais mostra descaradamente as acusações de nossas vidas modernas e obcecadas por tecnologia.