A adoção do Bitcoin está realmente em crescimento?

A adoção do Bitcoin está realmente em crescimento?

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Certamente você já ouviu falar que o Bitcoin e demais criptoativos jamais serão utilizados, pois, não possuem adoção de verdade. Por isso permanece a dúvida de que será possível que este cenário mude algum dia. É provável que não demore muito, mas o caminho a ser seguido para que os criptoativos sejam uma realidade no dia a dia dos indivíduos ainda é longo.

Enquanto os ativos digitais são negociados do lado verde, sua adoção também cresce. Esse movimento é conhecido como ciclo virtuoso de Satoshi. De acordo com analista Chris Burniske, isso acontece quando um preço crescente gera interesse no Bitcoin e esse interesse traz o aumento no preço do BTC.

Ademais, a frase “buy Bitcoin” também aumentou muito nos últimos dias. Além de mostrar dinheiro novo entrando no mercado, prova um interesse maior na adoção do criptoativo.

Contudo, não é só o BTC que tem chamado a atenção. O interesse pelo blockchain no setor institucional também aumentou. Surpreendentemente, ele decolou durante a baixa do mercado em 2018. Governos e grandes empresas estão aderindo à tecnologia subjacente dos ativos digitais. Entretanto, o foco deste artigo será realmente o interesse nos criptoativos, pois a adoção das carteiras de ativos digitais está passando por um aumento constante.

Muitos podem dizer que a adoção de carteiras nos últimos três anos se deve ao rali do BTC em 2017. Todavia, antes mesmo da ATH do Bitcoin sua adoção já estava crescendo. No entanto, a explosão maior foi vista em 2019 quando o mercado parecia caminhar em uma tendência de alta após o inverno de 2018.

Só para exemplificar, no terceiro trimestre de 2016, havia quase 10 milhões de carteiras de criptoativos registradas. No terceiro trimestre de 2019 este número já era superior a 40 milhões. Sendo assim, houve um aumento de 300% em apenas três anos. Apesar de esse número parecer pequeno se comparado com a valorização do Bitcoin, ele mostra como a adoção do criptoativo tem sido constante e consistente.

Contudo, é importante lembrar que nem todos os endereços de carteira são de pessoas diferentes. Muitos usuários de criptoativos possuem mais de uma carteira para preservarem suas identidades.

Além disso, a amostra do aumento das carteiras não prova apenas a adoção crescente do Bitcoin. Muitos enxergam o criptoativo como uma reserva de valor. Assim sendo, mais carteiras criadas também mostram que elas são vistas como um cofre seguro de armazenar um ativo para uma valorização futura.

Isso pode ser visto através de pesquisa de mercado. De acordo com os pesquisadores da Chainalyses, 2,3 milhões de pessoas usam o BTC para fazer pagamentos. Em contrapartida, 4,8 milhões utilizam como um investimento especulativo. Como resultado, vemos que embora a adoção esteja crescendo, ela está muito longe de vencer a especulação de mercado.

 

Clique aqui para ler: Halving: qual impacto terá para os mineradores?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: