70% da rede Bitcoin Cash é centralizada

70% da rede Bitcoin Cash é centralizada

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A blockchain é um dos principais pilares da descentralização que teremos em um futuro não muito distante. A descentralização significa que nenhuma entidade ou poder central controla a rede e que ela é movida exclusivamente pela comunidade através do que o código determina como lei.

Porém, o que acontece quando uma única entidade ou um grupo é capaz de controlar a maior parte de uma rede descentralizada? No caso da Blockchain, isso acontece quando uma empresa consegue garantir mais de 51% do hashrate de mineração.

Com esse tipo de controle, toda a rede estaria disposta à um ataque. O conhecido ataque de 51% pode resultar em grandes perdas, reversão de transações, gastos duplos ou até mesmo a reversão de atualizações da rede.

Por enquanto, a indústria tem conseguido manter um certo balanço em vários projetos. Porém, recentemente um minerador anônimo conseguiu garantir 70% do hashrate do Bitcoin Cash (BCH).

De acordo com recentes informações do CCN e de dados da Coin Dance, existe um grande risco de um ataque de 51% na rede do BCH, já que uma única entidade atualmente controla 69.44% de toda a mineração da moeda.

Um dado bem curioso é que o minerador conseguiu dominar o hashrate mesmo com a presença de grandes nomes como BTC.top e Antpool. O grupo BTC.top tinha cerca de 15% de todo o hashrate da rede, porém essa porcentagem desapareceu na última semana. A presença da Antpool diminuiu em cerca de 50%.

Isso pode ter acontecido por vários motivos. Porém, é bem provável que a maioria das pools de mineração tenham parado de contribuir para o hashrate do BCH por causa da baixa lucratividade ou simplesmente falta de confiança no projeto.

O aumento de poder de uma única entidade chamou a atenção da comunidade, com muitos postando sobre isso no Reddit. Muitas publicações são de investidores preocupados e que concordam que esse não é um momento nada bom para o ecossistema.

Ainda não se sabe quais são os planos para a rede, mas com todo esse poder, caso queira, a entidade pode causar grandes estragos em todo o ecossistema.

O Bitcoin Cash vem tendo vários problemas os últimos meses. Com um hashrate cada vez mais baixo, muito especialistas já disseram que o ecossistema está longe de ser seguro.

Além disso, o preço continua nada agradável para os investidores e a promessa de substituir o Bitcoin acabou nunca sendo cumprida.

Veja também: 7 criptomoedas que vale a pena investir em 2020

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: