Segundo relatório, 6 pools dominam 74% da hashrate do Bitcoin

Segundo relatório, 6 pools dominam 74% da hashrate do Bitcoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 01 junho 2021

 

Dados analisados pela fintech ChainDD, revelou recentemente que seis pools de mineração controlam quase 75% da hashrate da rede Bitcoin, dessas seis, cinco estão localizadas na China. Mais interessante ainda é que três dessas pools estão associadas à Bitmain.

De acordo com o Relatório Anual do Criptomercado, criado pelo time da DD Think Tank, 80% dos mineradores de Bitcoin estão localizados em Sichuan e apesar do número alto, muitos estão se mudando do país por causa das restrições do governo.

O relatório foi lançado poucos dias depois dos rumores de que a China poderia ter mais de 1 milhão de mineradoras em funcionamento em um futuro próximo.

Um dos principais atrativos das mineradoras na China é a oferta de energia barata por causa dos diversos recursos naturais encontrados no país. Porém, o governo está indo na contramão dessa facilidade, impondo mais restrições para a mineração e a negociação de criptomoedas.

O relatório também relata que as grandes companhias de mineração são mais suscetíveis a manter as suas maquinas mesmo durante o mercado em baixa, considerando que o montante investido na operação. Isso, segundo o relatório, oferece uma vantagem competitiva no futuro, já que as empresas mineram as moedas com prejuízo, mas recuperam os valores durante momentos de alta.

Segundo as informações da DD Think Tank, no dia 21 de janeiro, seis pools de mineração, a BTC.com, Antpool, SlushPool, ViaBTC e F2Pool, tinham 74.48% do hashrate da rede BTC. Dessas pools, apenas a SlushPool não está localizada na China.

Dessas seis, três estão associadas diretamente ou indiretamente com a Bitmain. São elas a BTC.com, que possui 21% do hashrate da rede, Antpool, com 13.9% e ViaBTC com 10.51%, todas receberam investimentos da Bitmain.

A Bitmain no ano passado declarou que queria realizar uma Initial Publico Offering (IPO) de 18 bilhões de dólares, o que seria a maior da história. Desde então, a Hong Kong Stock Exchange está hesitante em aprovar a IPO por diversos motivos.

Veja também: NEM anunciou o seu primeiro investimento com capital de risco!