5 razões pelas quais o Bitcoin é uma força positiva para o mundo

5 razões pelas quais o Bitcoin é uma força positiva para o mundo

By Benson Toti - min. de leitura
Imagem de Bitcoin com lâmpadas

Vale a pena considerar por um momento a velocidade estonteante com que o Bitcoin e o blockchain viajaram para chegar a esse ponto em 11 anos: valeu a pena? O Bitcoin e o blockchain serão tão transformadores para a sociedade quanto a Internet? E isso tornará a sociedade um lugar melhor?

CBDCs estão ao virar da esquina

A China está prestes a lançar seu projeto de yuan digital. Desenhado pelo Banco da China, o yuan digital será uma moeda digital do banco central (CBDC).

Essas classes de ativos permitirão que os governos monitorem melhor o fluxo de suas economias, permitindo formas de tributação mais progressivas e eficientes.

Além de tornar o UBI (renda básica universal) uma perspectiva mais viável em larga escala, os CBDCs vão criar maior transparência na forma de transferência de riqueza, de forma a maximizar a rentabilidade das empresas que conseguem alavancar esses dados. Isso pressupõe que os CBDCs usam um livro-razão público, como Bitcoin, para que todas as transações sejam visíveis a todos os participantes da rede.

Redistribuição de riqueza

As criptomoedas oferecem muitas oportunidades para modernizar a economia mundial: pequenas taxas de transações internacionais, controle financeiro descentralizado e um suprimento de dinheiro finito e decimal.

O que não mudou desde a chegada do Bitcoin é a concentração de riqueza. Se olharmos os dados, 1.000 carteiras detêm 40% de todo o Bitcoin em circulação. Existem mais de 46 milhões de carteiras Bitcoin para se ter uma ideia da escala.

No entanto, alguns argumentaram que as criptomoedas oferecem uma maneira de lidar com a desigualdade por meio da Renda Básica Universal (UBI), como visto pelo projeto Good Dollar: os candidatos podem fazer login para receber uma mesada diária de Good dólares para pagar pelas coisas fundamentais da vida diária. O caso das moedas digitais também foi defendido quando o governo dos Estados Unidos enviou cheques de estímulo para reanimar a economia durante o curso da pandemia.

Os controles são lentos e ineficientes, o que custa tempo e dinheiro, alega o argumento; então, por que não usar um sistema de carteira digital para distribuição de dinheiro?

As carteiras digitais podem, algum dia, ser uma maneira barata de distribuir dinheiro para quem precisa; Durante o primeiro bloqueio da COVID nos Estados Unidos, os cidadãos receberam cheques de $ 1.200 como compensação pela economia paralisada para tentar iniciar os gastos do consumidor. Se a pandemia não tivesse ocorrido por mais anos, o governo dos Estados Unidos poderia facilmente ter usado carteiras digitais para distribuir dólares digitais.

Casos de uso do blockchain

Nos últimos 10 anos, os blockchains foram desenvolvidos para todos os setores, além das criptomoedas: imóveis, sistemas de votação, abastecimento de alimentos, contratos inteligentes, cadeias de abastecimento, procedimentos legais e muito mais.

O Blockchain está oferecendo novas maneiras de tornar as indústrias estabelecidas mais eficazes, de maneira semelhante ao que a Internet tem feito nos últimos anos. Ao fornecer um sistema imutável de entrega de informações, a confiança pode ser estabelecida de forma rápida e fácil, melhorando a vida de empresas e consumidores.

As possibilidades apresentadas pelo blockchain foram discutidas em relação ao mundo pós-pandêmico. Uma companhia aérea disse até agora que, uma vez que a vacina COVID esteja amplamente disponível, os passageiros deverão provar que foram vacinados para viajar. Uma tecnologia blockchain para verificar aqueles que receberam uma vacina pode acelerar o processo de verificação e nos ajudar a voltar ao normal mais cedo.

A criptomoeda pode perturbar o estado atual do mundo financeiro

Desde a crise bancária de 2008, há desconfiança nas instituições financeiras tradicionais devido à cultura de empréstimos irresponsáveis ​​e gananciosos dos bancos. O Bitcoin oferece uma maneira de tirar o poder das finanças centralizadas e distribuí-lo em outro lugar.

Isso poderia ter enormes implicações sobre como as finanças operam na sociedade e trazer responsabilidade e transparência aos processos de empréstimo com DLT (tecnologia de registro distribuído).

O declínio dos bancos tradicionais também pode estimular a inovação em serviços financeiros. Muitos bancos estão bem estabelecidos, tendo sido fundados há mais de 100 anos e cresceram para dimensões gigantescas. Isso os torna lentos para se adaptar e provavelmente sufoca a inovação na economia digital.

As pequenas empresas de fintech apoiadas por moedas digitais serão ágeis o suficiente para se adaptar às mudanças do mercado, aumentando assim a produtividade.

Fácil de investir

O Bitcoin como ferramenta de investimento agora está ganhando muita força entre os investidores e, após sua recuperação após 2018, o Bitcoin está provando ser um veículo de investimento sério que veio para ficar.

A Ark Investments  acredita que 2020 será um período crucial de valorização do Bitcoin, argumentando que sua capitalização de mercado pode chegar a “trilhões” no final da década.

Enfatizando o declínio gradual na confiança no ouro como uma classe de ativos, Ark propõe que uma mudança de apenas 10% dos investimentos de ouro para Bitcoin empurraria a capitalização de mercado para além de um trilhão – um cenário que não está fora de questão dado o novo surgimento. de investidores institucionais que agora estão escolhendo comprar Bitcoin em vez de ouro.

Devido ao limite de oferta de 21 milhões de bitcoins, o ativo tem uma oferta muito limitada; o ouro, por outro lado, sempre pode ser encontrado em outro lugar, ou uma tecnologia de mineração mais sofisticada poderia ser desenvolvida para extraí-lo, aumentando assim a oferta e questionando a raridade e o valor intrínseco do ouro.

Bitcoin e blockchain estão aqui para ficar, então esperamos que eles continuem a levar a tecnologias maiores para o benefício do mundo financeiro.