NEO é a moeda nativa da rede Neo. Neo, originalmente conhecido como Antshares, foi criado em 2014 por Da Hongfei e Erik Zhang. Sua rebrand foi lançada em 2017. Após sua rebrand em 2017, o ônus do projeto Neo se tornou a criação de uma ‘economia inteligente‘, que envolve aproveitar contratos inteligentes para distribuir ativos digitais de maneira eficaz.
Desde a renomeação para Neo, a moeda NEO atingiu seu preço mais alto até agora em janeiro de 2018, que era de US $196,85. Até o momento, em junho de 2020, o NEO custa US $10,97. O NEO também está em 20º lugar em relação a outras criptomoedas em termos de capitalização de mercado.
Talvez essa pergunta seja formulada melhor como “Por que Neo foi renomeado?”, Pois o objetivo do Neo foi alterado para ajudar a criar uma “economia inteligente”. Em seu site, afirmam que estão ‘aproveitando as vantagens intrínsecas da tecnologia blockchain para realizar o mundo digital otimizado do futuro’, com isso eles se referem ao seu conceito de economia inteligente.
A economia inteligente de que Neo fala é definida como a combinação de ativos digitais, identidade digital e contratos inteligentes. Juntos, quando essas três coisas funcionam em conjunto, elas constituem uma economia inteligente.
O Neo quer promover a transferência de ativos tradicionais para os digitais. Esses ativos seriam descentralizados e o processo de transferência deles seria realizado por meio de um contrato inteligente.
Uma identidade digital seria uma etiqueta eletrônica para pessoas ou empresas às quais os ativos podem ser atribuídos.
Um contrato inteligente é um pedaço de código que age sozinho quando determinados critérios são atendidos. Eles são instrumentais na distribuição de ativos digitais porque eliminam a necessidade de terceiros ou intermediários. Como tal, utilizando contratos inteligentes, é possível criar transações verdadeiramente descentralizadas e sem confiança. Em outras palavras, não há elemento de confiança necessário na transação porque o contrato inteligente sempre transfere os ativos corretamente quando suas condições são atendidas.
A ideia de Neo de uma economia inteligente, portanto, é a síntese desses três conceitos, permitindo que as identidades digitais de pessoas e empresas normais interajam e troquem ativos digitais por meio de contratos inteligentes e seguros.
A rede possui dois tokens. O primeiro, NEO, é o token que você pode realmente obter. É indivisível, o que significa que sua menor unidade sempre será 1, ao contrário de outras criptomoedas. Existem 100 milhões de NEO existentes e nada mais será criado. O NEO gera o segundo token, GAS.
Os tokens de GAS são separados e são usados para pagar pelas transações na rede e também pela execução do Dapps. Os tokens de GAS são divisíveis e são gerados por um algoritmo de decaimento.
O NEO realmente não tem muito propósito fora da rede. Ele pode ser trocado por outras criptomoedas em trocas, no entanto, além disso, é melhor usado na Rede Neo. Por causa de todos os seus recursos, é muito mais do que apenas “dinheiro”. É capaz de gerar tokens de GAS que são vitais para os desenvolvedores que estão criando e executando dApps na rede Neo.
As transações NEO incorrem em uma taxa, no entanto, essa taxa é paga com tokens de GAS. Os tokens GAS são gerados pelos tokens NEO. A partir de então, depois de comprar NEO, você deverá começar a gerar tokens GAS. Isso significa que, se tratado corretamente, a única despesa real em que você deve incorrer é o custo inicial dos tokens NEO em primeiro lugar.
Entretanto, durante o processo de compra de seus tokens, é provável que você incorra em algumas taxas como resultado do uso de trocas on-line. É raro poder trocar autorização diretamente por tokens NEO, portanto, o método mais comum de obtê-los é comprando uma criptomoeda mais prontamente disponível, como Bitcoin ou Ethereum. Depois de ter algumas dessas moedas, você pode trocar por NEO na bolsa. Você poderá incorrer em uma taxa de depósito, dependendo da sua forma de pagamento, e também haverá uma taxa de negociação ao trocar as moedas.
Até recentemente, o NEO, como a maioria das outras blockchains, podia ser usado com um alto grau de anonimato, mas nunca com o anonimato completo. Isso se deve ao fato de a tecnologia blockchain registrar cada transação realizada pela cadeia. Assim, qualquer ‘uso’ da cadeia seria registrado. No entanto, a nova tecnologia sidechain permite que dois usuários transfiram tokens NEO entre si sem que suas carteiras estejam registradas na cadeia. Em vez disso, a cadeia lateral é registrada como destinatário ou remetente da transferência. Isso significa que os dois endereços não seriam vinculados. O NEO tem a capacidade de descobrir os endereços da cadeia lateral se houver suspeita de atividade criminosa.
Note-se também que o processo de aquisição de tokens NEO, porque geralmente envolve uma troca on-line, comprometerá qualquer tentativa de anonimato. Isso ocorre devido aos processos de verificação de identificação exigidos por essas trocas para garantir a segurança e impedir atividades criminosas.
O NEO ainda não sofreu um ataque sério à sua rede. Embora isso não signifique que nunca possa haver um no futuro, é um elogio tão bom que qualquer rede blockchain pode se orgulhar em termos de segurança.
Os nós registrados da NEO desempenham um papel importante na segurança bem-sucedida da rede. Para ser um nó para validar transações, é necessário registrar sua identidade e passar por um processo de verificação. Isso garante que apenas indivíduos confiáveis possam se tornar nós e, se isso falhar, o NEO terá todas as informações para responsabilizá-los.
OnChain – A Onchain foi criada por Hongfei e Zhang, no entanto, é uma empresa separada da Neo. A Onchain é responsável pela criação de DNA (arquitetura de redes distribuídas) cujo objetivo é permitir que qualquer pessoa crie e implemente uma blockchain padronizada e, assim, possa interagir entre si. Este processo será vital na implementação de uma economia inteligente.
Switcheo – é uma troca descentralizada que é realmente executada no NEO. Após investimentos do programa NEO EcoBoost, a Switcheo está agora ainda mais próxima do NEO. As taxas de negociação no Switcheo agora podem ser pagas com tokens NEO GAS.
Techfund – Neo tem uma parceria com a Techfund, uma empresa que ajuda a apoiar e cultivar start-ups baseadas em tecnologia. O interesse de Neo na Techfund é motivado pelo desejo de ver um número crescente de novas empresas adotando a tecnologia blockchain, pois tudo isso faz parte de sua visão de uma economia inteligente. Como tal, as empresas que estão sendo assistidas pela Techfund também receberão assistência da Neo.
NEO não pode ser extraído. Existe um suprimento fixo de 100 milhões de NEO e, como tal, a única maneira de adquirir o NEO é comprá-lo em uma bolsa. Como o Neo usa um sistema de comprovação de aposta para validar transações, é possível ganhar NEO apostando seus tokens para ajudar a validar transações de outras pessoas em vez de minerar, como seria visto em um sistema de Prova de trabalho.
Existem várias formas diferentes de carteira para tokens NEO, que a carteira que você escolher fornecerá vantagens diferentes. Alguns oferecerão mais segurança, enquanto outros fornecerão um maior grau de segurança. Algumas carteiras até permitem gerar tokens de GAS com o seu NEO enquanto eles estiverem na sua carteira. Aqui estão alguns exemplos:
Ledger Nano S – Carteira de hardware
Neon wallet – Carteira de desktop (permite geração de GAS)
Binance wallet – Carteira “quente” on-line
NEO GUI – Carteira de desktop
NEO tracker – Carteira “quente” on-line
Ansy – Carteira de papel
– Não é minerada.
– As moedas Chinesa ainda não é bem aceita pelo mercado financeiro. Existe um certo preconceito.
– É uma moeda que se importa com meio ambiente. Como não é minerada, não há gasto energético. Por isso é mais sustentável que o bitcoin e outras que são mineradas.
– Ela não é só uma moeda digital, mas também uma plataforma que visa executar os contratos inteligentes.
– As transferências da rede NEO são rápidas e instantâneas.
– Garante o anonimato das transações na internet.
– É uma moeda que possui uma tecnologia superior as outras. E não atingiu seu potencial máximo no mercado (valor). Ainda pode duplicar, triplicar seu valor atual, dentro de alguns meses.
– Pouco conhecida no mercado financeiro. Por se tratar de uma moeda asiática, os artigos e noticias que saem sobre a moeda são em chinês. Não facilitando o acesso de usuários de outros continentes.
– Está tentando quebrar a barreira com os investidores, por isso recentemente criou seu site na versão inglesa. Mas ainda possui pouco conteúdo, para apreciar.
Essa é uma pergunta difícil de responder, pois depende quase inteiramente da sua própria situação e objetivos financeiros. Se você estiver interessado na rede NEO, seus dApps e seu potencial futuro, a compra de alguns tokens NEO para permitir que você interaja com a rede valeria “seu investimento”. Como uma pura oportunidade de investimento, no entanto, deve-se ter um pouco de cautela.
As criptomoedas são um instrumento de investimento volátil e podem estar sujeitas a grandes mudanças diárias no preço. Portanto, é possível perder dinheiro com um investimento em criptomoeda. Dito isto, você sempre deve realizar pesquisas suficientes antes de investir em criptomoedas e nunca investir mais do que pode perder.