Olá leitores e leitoras! Recentemente começamos aqui no Guia do Bitcoin uma série sobre a História do Bitcoin! Você pode conferir a primeira parte aqui! Hoje vamos dar continuidade deste tema, dessa vez, explorando sobre o símbolo do Bitcoin e como ele surgiu!
Lembrando que estamos fazendo essa série com base em publicações da Bitcoin.com, feita para marcar os 10 anos da criação da criptomoeda.
Quando Satoshi publicou seu whitepaper a mais de uma década atrás, e depois minerou o bloco de gênese um pouco mais de dois meses depois, ainda havia muito a ser construído no ecossistema do Bitcoin.
A moeda estava em seu começo e ainda faltava muita coisa, desde estrutura até uma identidade.
Não havia carteiras, nenhum explorador de blocos e nenhuma exchange- na verdade, não havia sequer uma taxa de câmbio, afinal, a moeda ainda não tinha “valor”.
E ainda mais importante, não havia um símbolo para representar a moeda Bitcoin.
O primeiro protótipo de logo foi feito pelo próprio Satoshi e era apenas uma moeda de ouro com as letras BC.
No início de 2010, no entanto, na época em que uma pequena comunidade estava começando a se formar, estava em andamento uma discussão para criar um novo símbolo e substituir o então oficial na época.
O novo logo também traria um novo unicode de identificação para o Bitcoin.
“Proponho que adotemos o símbolo da moeda baht tailandesa, ฿, como símbolo oficial da moeda Bitcoin e BTC como o código de moeda oficial de três letras”, escreveu o membro do fórum Bitcointalk “NewLibertyStandard” no dia 5 de fevereiro de 2010.
Quatro meses antes, o mesmo indivíduo fez a primeira compra de Bitcoin usando moeda fiduciária, pagando US$5,02 por 5.050 BTC.
Hoje isso equivale a mais de US$50 milhões. Seguiu-se uma intensa discussão, com alguns usuários do fórum preocupados que o símbolo do baht poderia causar confusão.
No dia 1º de novembro o usuário “bitboy” compartilhou o logotipo do Bitcoin recém-projetado, com o ₿ renderizado em sua agora tradicional combinação das cores branca e laranja.
Na época o símbolo já contava com um ângulo de 14% no sentido horário. Até hoje esse ângulo é mantido.
De acordo com a ausência de centralização de longa data do Bitcoin, mesmo quando Satoshi ainda estava por perto para bancar o ditador benevolente, havia pouco consenso sobre qual símbolo deveria ser adotado.
Uma pesquisa em meados de 2011, no entanto, pediu para que os usuários do fórum votarem na melhor opção.
A maioria votou esmagadoramente em favor de ฿, na frente de opções como β, Ƃ e Ƀ.
Não foi até anos depois, em junho de 2017, que o Bitcoin finalmente ganharia seu próprio símbolo unicode e se tornaria ₿.
Curiosamente, a palavra “Bitcoin” não aparece uma única vez no corpo do artigo seminal de Satoshi. O termo acaba aparecendo apenas no título e no nome do domínio .org impresso diretamente abaixo dele.
O Bitcoin, seja ele denominado BTC, XBT, ฿ ou ₿, nunca foi sobre branding – era sobre mudar o mundo.
Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: