HomeA História do Bitcoin – Como tudo começou

A História do Bitcoin – Como tudo começou

história do Bitcoin

O Bitcoin e a sua história são um importante marco para a atual evolução social. Tudo o que poderia ser dito sobreo Bitcoin até hoje já foi dito, porém, a moeda se mantém como uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento do nosso futuro.

O Bitcoin já não é segredo para ninguém, já que depois que o seu preço bateu os $19 mil dólares ele se tornou um interessante investimento para a maioria das pessoas.

Esse ponto de alta histórica, que aconteceu em 2017, pode ser considerado um grande marco na aceitação do Bitcoin pelo público geral.

Mas e se voltarmos ainda mais? E se ao invés de falarmos sobre o futuro do Bitcoin, olhe para o seu passado?

É exatamente isso que iremos fazer, com a ajuda dos compilados do Bitcoin.com, que relembram os passos importantes do BTC.

Continue com a gente para descobrir mais sobre a História do Bitcoin.

A História do Bitcoin – O começo de tudo

O início de tudo quando falamos em Bitcoin é um assunto relativamente complicado. Afinal, é difícil saber quando o Bitcoin, como moeda, realmente nasceu.

O Bitcoin é mais do que um token digital, ele é, na verdade, uma ferramenta importante e, acima de tudo uma ideia.

E quando essa ideia deixou de ser apenas uma ideia e se tornou um movimento?

O dia 31 de outubro de 2008 é considerado como um momento crucial na história monetária.Foi nesse dia em que o Whitepaper do Bitcoin foi publicado pela primeira vez em uma lista de e-mail com discussões sobre criptografia.

Na época pouca gente parou para analisar e dar atenção para o documento e para o sistema financeiro proposto.Como todas as revoluções, o Bitcoin levaria algum tempinho para ganhar força e começar a mudar as coisas.

É difícil apontar o exato momento em que o Bitcoin fez a transição de uma ideia para um movimento.

Foi quando Satoshi Nakamoto minou o bloco gênese no dia 3 de janeiro de 2009?

Ou quando ele enviou a primeira transação para Hal Finney alguns dias depois?

Ou ocorreu imperceptivelmente no decorrer daquele ano, quando a conversa passou da lista de e-mail, onde havia começado, para o Sourceforge, onde o primeiro fórum Bitcoin foi criado?

Essa uma questão que é interpretada de forma diferente por diferentes pontos e vistas e por diferentes pessoas.

Cada um pode escolher o momento de criação do Bitcoin a partir destes momentos importantes.

Mas o que não está aberto para discussão é que no dia 22 de novembro de 2009, Satoshi deu as boas-vindas aos membros do novo fórum Bitcoin, hospedado no bitcointalk.org.

E foi aqui que sua ideia se enraizou e agora havia um pequeno grupo de pessoas que acreditavam na ideia e passaram a fortalecer essa nova moeda.

“Olá Satoshi, todos os membros do fórum e usuários do Bitcoin!”, dizia a primeira resposta ao post de Satoshi no Bitcointalk “Obrigado por desenvolver o Bitcoin. Uma moeda digital anônima P2P mais do que necessária. Estou muito impressionado e este projeto tem um grande potencial.”

Como o Bitcoin sobreviveu nos sus primeiros dias?

Bom, sabemos como a ideia do Bitcoin surgiu. Porém, não dá para assumir que o projeto simplesmente sobreviveu seu momento inicial e ganhou força por ser algo bom demais.

Mesmo excelentes produtos acabam morrendo e sendo ignorados (veja por exemplo a Microsoft que lanço um produto parecido com o iPhone muito antes da Apple, mas que caiu no esquecimento.)

Muito mais do que uma ideia genial, o que manteve o Bitcoin vivo durante o seu momento mais fraco foi a comunidade e os seus usuários.

As pessoas que adotaram o projeto logo no começo e acreditaram que ele poderia ter valor um dia foram os que movimentaram as primeiras engrenagens da revolução da blockchain.

Hoje é fácil alguém valorizar o Bitcoin. Mas em 2008-09, quando a moeda não tinha valor e era totalmente desconhecida, não era tão simples botar esperanças no criptoativo.

Porém, através de uma comunidade acolhedora, motivada e disposta, o Bitcoin foi aos poucos ganhando força.

Com o tempo a moeda passou a ser usada com valor de troca e não demorou muito para começar a ter valor monetário.

Mas esse desenvolvimento fica mais para a frente na nossa recapitulação sobre a história do Bitcoin.

Até a próxima parte em que falaremos mais sobre a História do Bitcoin!

Veja também: Irmãos Winklevoss pensam em parceria com o Facebook

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.