O Ethereum Classic é um blockchain sem permissão, descentralizado, seguro e resistente à censura, que é a continuação da pilha Ethereum original lançada em 2015. Após a controvérsia do DAO, o projeto Ethereum se dividiu em dois – Ethereum e Ethereum Classic sobre diferenças ideológicas e como para resolvê-los. O objetivo e a infraestrutura subjacentes do Ethereum Classic são os mesmos – fornecer uma plataforma pública para executar contratos inteligentes e aplicativos ou dApps descentralizados. ETC doa o token Ethereum Classic.
O Ethereum Classic é executado em uma versão inalterada da blockchain Ethereum original. Sua filosofia é colocar o código acima de todo o resto, e se houver explorações ou comprometimentos, eles não devem ser removidos por meio de hard forks que danificam a integridade do código. A equipe por trás do ETC acredita em manter a imutabilidade absoluta que não aceita a interferência humana a qualquer custo.
O blockchain Ethereum original lançou um contrato inteligente complexo chamado Organização Autônoma Descentralizada (DAO), um capital de risco digital criado para financiar dApps. De qualquer forma, quem quisesse falar sobre quais dApps deveriam ser financiados por meio da plataforma Ethereum era obrigado a comprar tokens DAO usando Ether. Ter tokens do DAO significava que você agora fazia parte do contrato inteligente do DAO.
Para qualquer dApp obter os fundos necessários, eram necessários 20% de votos dos proprietários de tokens do DAO. A versatilidade e transparência desse contrato inteligente permitiram à Ethereum vender US $150 milhões em tokens do DAO em semanas. Depois que você comprou o sistema DAO, sair foi um pouco complicado e tinha uma brecha. Usando a função Split, você seria capaz de recuperar seu Éter, mas não lhe foi permitido retirá-lo por 28 dias. Em junho de 2016, um hacker usou a brecha para roubar um terço, ou seja, cerca de US $50 milhões em Ether de pessoas tentando sair do DAO.
Para corrigir esse problema, a maioria da comunidade Ethereum, juntamente com seus fundadores, concordou em criar um garfo rígido. Isso reverteria o blockchain para antes do hack, permitindo que eles recuperassem os US $50 milhões que estavam presos no sistema e os devolvessem ao povo. E foi aí que a divisão ideológica aconteceu. Algumas pessoas na Ethereum Foundation não se preocuparam com essa abordagem e a consideraram uma autoridade central que subvertia a integridade do código e o espírito da descentralização. Eles decidiram continuar a usar o blockchain original em vez do atualizado. É por isso que se chama Ethereum Classic.
O Ethereum Classic é bastante semelhante ao Ethereum. Ele conta com uma blockchain que não é projetada apenas para substituir pagamentos, mas cria contratos e aplicativos inteligentes dos quais os usuários podem possuir, transferir propriedade e interagir com eles. Permitindo a linguagem de programação completa de Turing significa que os desenvolvedores podem escrever aplicativos que são automatizados e podem ser supervisionados por resultados condicionais.
Como todos os outros blockchains, o Ethereum Classic mantém um registro completo do histórico de transações em um banco de dados compartilhado. Além disso, também possui o registro do estado mais atual de todos os contratos inteligentes alimentados pelo blockchain e pelos saldos dos usuários, que podem ser transferidos digitalmente para a carteira de outro usuário. Toda a atividade é alimentada por tokens ERC-20, que podem ser extraídos através do processo de Prova de trabalho. Devido à divisão, o Ethereum Classic não receberá a atualização ETH 2.0.
Deve-se ter em mente que o Ethereum Classic não é principalmente um modo de pagamento, mas uma blockchain descentralizada que permite a criação de aplicativos e contratos programáveis. Comparado às principais criptomoedas, ele tem uma fraca penetração no mercado consumidor. Ele é aceito apenas por algumas marcas, incluindo Playhub Casino, I49 Seed Bank, Bitcoin Investment Spheroid Universe, MrChrissy VPN e Guarada Wallet. Está longe de ser uma moeda viável.
A principal diferença entre uma moeda digital como Bitcoin e ETC é que o Bitcoin foi projetado para ser uma alternativa de moeda convencional. Por outro lado, o ETC é um token que existe principalmente para alimentar o blockchain Ethereum Classic, incluindo contratos inteligentes, dApps, transações e DAOs (organizações autônomas descentralizadas). É por isso que no ecossistema de tokens ERC-20, o ETC é consideravelmente mais popular.
Comparado ao ETH, a taxa média de transação do Ethereum Classic é bastante nominal. No entanto, seu preço também permaneceu abaixo de US $8 nos últimos meses. No momento da redação deste artigo, a taxa média de transação do ETC é de US $0,0014, que era aproximadamente a mesma marca do ano anterior, exceto por alguns picos temporários. Em janeiro de 2019, durante o boom das criptomoedas, o ETC teve sua maior taxa média de transações em torno da marca de US $6. Observe que os encargos médios de transação são determinados em dólares americanos quando um mineiro processa e verifica uma transação. A taxa depende de vários fatores, incluindo a demanda por Prova de trabalho.
Além disso, as comissões e taxas cobradas por várias plataformas de criptomoeda, incluindo trocas, diferem significativamente em termos de porcentagem e estrutura. A compra e venda usuais usando transferência bancária custam entre 0,5% e 2%. A compra rápida através de cartões de débito pode ser bastante cara, pois pode custar entre 3% e 10%. Você também pode ter que pagar por saques e depósitos. Lembre-se de que essas são apenas estimativas gerais e as taxas podem variar significativamente, dependendo da plataforma de criptomoeda usada, localização geográfica, quantidade de EPT e muito mais.
O Ethereum Classic tem todas as vantagens de uma blockchain, mas oferece algumas específicas à sua tecnologia. Esses benefícios incluem:
Imutabilidade – Todas as transações, uma vez gravadas na blockchain, não podem ser alteradas, removidas ou alteradas. Esse foi o princípio que forçou a divisão entre ETC e ETH. Isso não mantém apenas um alto nível de descentralização, mas reforça a segurança e a integridade do código.
Descentralização – O Ethereum Classic conta com o procedimento de consenso de Prova de Trabalho, o que significa que não há necessidade de intermediário ou autoridade central. As transações podem ocorrer sem elas e os contratos inteligentes são auto-executáveis.
Transações rápidas e acessíveis – Devido a um processo automatizado de verificação que não requer envolvimento de terceiros, suas transações são processadas e verificadas rapidamente. Essa não é a única vantagem, pois também torna suas transações altamente econômicas.
Alta confiabilidade – o blockchain do Ethereum Classic vem lidando com uma ampla variedade de aplicativos, contratos inteligentes e transações nos últimos cinco anos, sem qualquer interferência de terceiros, paradas, fraudes e censuras. Isso fala de sua confiabilidade.
Programável – O principal benefício oferecido pelo blockchain Ethereum Classic é que é programável, permitindo que os desenvolvedores escrevam aplicativos ou dApps descentralizados e criem contratos inteligentes. Esses aplicativos podem incluir serviços financeiros, jogos, contratos inteligentes e muito mais.
O recurso de anonimato das criptomoedas é exagerado. Embora, de fato, o blockchain descentralizado não tenha nenhum dado pessoal armazenado, se você estiver usando o Ethereum Classic ou qualquer outra criptomoeda, terá que passar por serviços de negociação e troca que exigem que você forneça informações pessoais. Algumas das trocas de criptomoedas mais confiáveis precisam estar em conformidade com os regulamentos Anti Money Laundering (AML) e Know Your Customer (KYC), para que eles não tenham outra escolha a não ser coletar dados pessoais. Os regulamentos crescentes para criptomoedas também diminuíram o anonimato.
Você manteria um certo nível de anonimato se usar apenas o blockchain. Mesmo assim, existe uma pegada digital e uma meta informação que pode levar qualquer pessoa de volta a você, se tentar o suficiente. Portanto, se você está procurando um anonimato absoluto com o ETC, infelizmente, ela não existe. Talvez algumas trocas permitam comprar e vender moedas digitais, mas elas representam um risco significativo e, às vezes, são apenas fraudes.
Bem seguro. Toda transação que ocorre na blockchain do Ethereum Classic é feita extremamente segura pela codificação encriptada. Devido à maneira como a blockchain Ethereum foi estruturada, ela possui um alto número de nós para verificar transações em um ritmo acelerado. A maioria dos ataques cibernéticos no Ethereum Classic geralmente visa dApps ou contratos inteligentes mal programados, em vez do blockchain. No entanto, ele não terá a segurança atualizada do ETH 2.0, que está migrando para um mecanismo de consenso de Prova de Participação.
Para manter a blockchain do ETC viva e atualizada, cinco equipes oficiais estão buscando ativamente seus objetivos. Essas equipes inluem o seguinte:
Consórcio Ethereum Classic
É uma associação formada por organizações, empresas e indivíduos pertencentes a diferentes comunidades de criptomoedas para promover os valores fundamentais do ETC, que incluem resistência à censura, imutabilidade absoluta e descentralização.
Cooperativa ETC
O principal objetivo dessa equipe é liderar o desenvolvimento do protocolo ETC e garantir a criação de um ecossistema maduro alcançado através da adoção acelerada de ETC por consumidores e entidades comerciais, colaboração aprimorada entre as partes interessadas e transparência e governança maduras.
ETC Core
Essa é a equipe de desenvolvimento líder do projeto ETC, encarregada de manter o cliente Core-Geth, o projeto de back-end EVM-LLVM e ferramentas e especificações de infraestrutura. A equipe também garante a pesquisa de protocolo e atualizações oportunas.
ETC Labs
Esta é a ala financeira do projeto ETC, com o objetivo principal de obter o financiamento necessário para o Ethereum Classic e criar relacionamentos de longo prazo com instituições e organizações para lidar com os desafios.
Gödel Labs
É um estúdio de risco de blockchain que está trabalhando na Web3 e criando sistemas descentralizados. Eles colaboraram com o ETC para lançar aplicativos, soluções e produtos descentralizados.
Atualmente, outras equipes estão contribuindo para o projeto Ethereum Classic, incluindo Ethereum Foundation, Parity Technologies, ETC Consortium, ETCDEV, ETC Cooperative, Grayscale, Commonwealth, POA Network, Chainsafe, Core Paper, Second State e PegaSys.
Como o ETC não é uma alternativa de pagamento, muitas instituições financeiras apoiaram a Ethereum Foundation, que apoia o ETH e o ETC. Alguns anos atrás, foi estabelecida a EEA ou Enterprise Ethereum Alliance que apresentava grandes nomes como JP Morgan, Credit Suisse, MasterCard, ING e muito mais. No entanto, o Ethereum Classic é a divisão menos popular da blockchain que é ofuscada pela atenção e apoio que seu irmão mais famoso ETH recebe.
A mineração do Ethereum Classic é bastante idêntica à do Ethereum. Envolve usar o poder computacional para determinar a solução correta. Tecnicamente falando, os mineradores executam metadados distintos de cada bloco por meio de uma função hash que produz seqüências aleatórias de caracteres alfabéticos e numéricos de comprimentos fixos. Se um minerador encontrar um hash que esteja em conformidade com o destino, ele receberá o token ETC enquanto cada nó na rede verifica a transação, e o blockchain é atualizado.
Para manter seus tokens ETC seguros e protegidos, você pode usar uma ampla variedade de carteiras de hardware e software. Algumas das carteiras seguras recomendadas pelo site Ethereum Classic incluem:
Carteiras da Web
Squarelink, MyCrypto, MyEtherWallet, Portis
Carteiras do Browser
Carteira de Saturno, Ópera, Carteira bacana, Brave, MetaMask
Carteiras de hardware
Ledger, Trezor, HTC Exodus, Bitski, CootBitX, Ellipal, SafePal, Parity Signer, Singatory Client
Carteiras de software (computador/celular)
ABRA, Alpha Wallet, AToken, Carteira Atômica, BTCPOP, Carteira de Botão, Citowise, Cobo, Carteira Coinbase, Coinomi, Cryptonator, Borda, Carteira Esmeralda, Ethos, Carteira eToro, Evercoin, Êxodo, Guarda, HubrisOne, Carteira Huobi, Carteira Infinito, Jaxx Liberty, Protocolo Midas, Ownbit, Trust Wallet, Zelcore Wallet, ZenGo
Se você olhar para a tabela de cotação do Ethereum Classic, perceberá que ele tem sido relativamente estável em comparação com outras criptomoedas populares. No entanto, não permita que essa estabilidade o leve a um falso senso de satisfação, pois todas as moedas digitais são altamente voláteis. Os preços podem despencar ou subir a qualquer momento, sem lhe dar tempo suficiente para tomar uma decisão.
Esse fenômeno, que é particularmente exclusivo das criptomoedas, torna desafiador recomendar investimentos com um alto nível de certeza. A melhor maneira é investir uma quantia que não afeta você financeiramente e diversificar suas finanças para gerenciar seus riscos. É provável que o Ethereum Classic seja subvalorizado pelo que é e possa ter um alto potencial de crescimento nos próximos meses, mas nenhum investimento vem com cem por cento de sucesso garantido.