EOS é a criptomoeda nativa do blockchain EOS.IO. Os tokens EOS são necessários para o acesso à rede, que é um software operacional para dApps. O que torna a EOS impressionante é a escala de sua empresa descentralizada e seu potencial de escalabilidade.
A rede EOS foi criada em junho de 2018 pela empresa Block.one, fundada por Dan Larimer e Brendan Bloomer. As próprias moedas foram oferecidas ao público um ano antes, em junho de 2017.
Atualmente, a moeda EOS está classificada em 9º em termos de valor de mercado em comparação com outras criptomoedas no momento da redação deste documento, em junho de 2020. No final de abril de 2018, a moeda da EOS atingiu seu preço mais alto até a data em US $22,89. No momento da redação deste documento, no entanto, a moeda custa US $2,67.
Larimer, o criador do blockchain, é bem conhecido por ajudar a fundar o Bitshares e o Steemit antes de iniciar o projeto EOS. Ele também ajudou a desenvolver o conceito de consenso Delegated Proof of Stake (DPoS).
O EOS foi criado para desenvolver uma plataforma descentralizada para a criação de dApps em uma escala que não havia sido vista anteriormente. Não apenas isso, mas espera expandir para um tamanho no qual não terá rival.EOS é semelhante ao Ethereum, no entanto, Larimer e Bloomer acreditavam que havia vários aspectos que eles queriam melhorar e, como resultado, foram levados a inventar o EOS. Seu objetivo declarado era que EOS pudesse realizar milhões de transações por segundo, sem taxas envolvidas. Isso é algo que o Ethereum simplesmente não oferece. EOS procurou alcançar isso por meio de um sistema de Prova de Participação (DPoS) delegada para aprovar transações.A variedade de dApps disponíveis na rede EOS é impressionante. Eles variam de jogos a dApps de atenção plena até alguns dApps, cujo objetivo é ajudar a fornecer assistência médica universal por meio da tecnologia blockchain.
O EOS é executado em um consenso de DPoS, onde 21 pessoas por dia são escolhidas para serem validadoras de transações. Esses 21 delegados são votados pela comunidade. Isso tem várias vantagens. Em primeiro lugar, os delegados são responsáveis por suas ações, como se a comunidade não estivesse satisfeita com seu desempenho, eles poderiam ser eliminados. Em segundo lugar, por ter um pequeno conjunto de validadores, leva muito pouco tempo para as transações serem validadas. Quaisquer problemas em potencial de ter um pequeno grupo de eleitores são negados ao serem reeleitos todos os dias.
A oferta de EOS tem uma taxa de inflação de 5%, 1% da qual vai para os validadores de bloco no final do ano. Isso os incentiva por seus esforços ao longo do ano, ajudando assim a manter seu desempenho.
Por meio do protocolo de proof of stake delegada, o potencial de escalabilidade é vasto. Não importa o tamanho da comunidade EOS, o pequeno número de delegados diários para validar blocos permitirá que a velocidade das transações permaneça incrivelmente rápida. O pagamento aos validadores de bloco com uma parte do EOS ‘remove a necessidade de taxas de transação.
Leia mais no Whitepaper do EOS.
O Ethereum praticamente parou quando aconteceu o ataque ao DAO. Tudo ficou parado e a comunidade foi dividida após um hardfork.
O EOS tenta evitar esse tipo de problema com o sistema de DPOS. Se um dApp está com defeito, os produtores de bloco eleitos podem congelar até o sistema voltar ao normal. Assim, não são necessários que todos os nodes sejam responsáveis por todo o sistema.
Com esse sistema de DPOS, ele atua com produtores de blocos que podem votar em quais transações são confirmadas, quais as aplicações estão funcionando corretamente e quais mudanças podem ser feitas em um código individual ou no sistema. Assim, a comunidade pode ativamente fazer upgrade, downgrade e corrigir bugs no sistema de forma democrática e segura.
Esses fatores, junto com a promessa de transações sem custo estão atraindo muitos investidores para essa blockchain.
O EOS foi lançado oficialmente em abril de 2018 e desde então a comunidade da plataforma cresceu exponencialmente e atualmente é bem ativa com grupos no Facebook, Telegram e Twitter.
O desenvolvimento da blockchain até o seu lançamento foi acrescentando diferentes funcionalidades, comunicação inter-blockchain e rastreamentos de recursos. Atualmente a rede está funcionando de acordo com o planejado e conta com mais de 100 dApps funcionando.
Infelizmente, o número de usuários ativos nos dApps do EOS é bem baixo comparado aos aplicativos centralizados. O dApp mais usado, o PRA CandyBox, tem cerca de 6 mil usuários por dia. Porém, apesar de ser um número baixo em relação aos apps comuns, é um número de usuários 6 vezes maior do que o IDEX, dApp mais popular na rede Ethereum.
Podemos então considerar que dentro da briga pelo mercado de aplicativos descentralizados, o EOS coin tem uma pequena vantagem em cima da gigante Ethereum.
Assim como muitas outras plataformas de blockchain, o EOS possui um token, ou criptomoeda, própria. A moeda foi oferecida durante 350 dias entre 2017 de 2018 e teve suas compras baseadas no ETH.
A moeda não tem nenhuma função específica. É apenas usada para que desenvolvedores que estão criando aplicativos na plataforma possam gerar os tokens de seus apps. A moeda também funciona para a votação dos blocos, como é comum em consensos de Proof-of-Stake.
Apesar de ser a 6º maior moeda por capitalização de mercado, nem todo mundo considera o EOS coin como um investimento de trading. Porém, se bem sucedida, a plataforma pode ser um dos primeiros degraus para a descentralização geral e maior desenvolvimento de apps com a tecnologia de blockchain.
Os tokens EOS podem ser usados para trocar por outras criptomoedas ou como uma reserva de valor. Como tal, eles podem ser considerados como “dinheiro real”. Seu verdadeiro uso, porém, está na rede EOS. Quanto mais tokens de EOS tiver, maior a reivindicação de que eles podem apostar na rede. Os tokens também podem ser usados para interagir com dApps.
As transações de EOS são sem sentido na rede. Embora seja necessário observar que serão incorridas taxas na compra dos tokens através de terceiros. Pode-se usar a maior rede de investimentos sociais do mundo, eToro, ou outra bolsa de criptomoedas para comprar EOS. O spread na compra de EOS no eToro é de 2,9%.
Os titulares de tokens EOS não são anônimos na rede. Como tal, não podem ser utilizados anonimamente para os fins a que se destinam. Mesmo quando apenas mantidos em uma carteira em uma troca, o anonimato não é realmente possível. Isso ocorre porque qualquer troca on-line importante exigirá alguma forma de processo de verificação de ID para usar seus serviços e comprar os tokens em primeiro lugar.
O sistema DPOS em teoria deve tornar a EOS relativamente segura. O sistema permitiria negar os perigos potenciais do ataque do Ethereum DAO, pois os validadores poderiam congelar o aplicativo. No entanto, outros argumentariam que, para assumir o controle da rede EOS, você precisaria controlar apenas 11 dos 21 validadores. Embora se deva notar que essa seria uma mudança improvável de eventos.
No final de 2019, no entanto, houve dois ataques à rede EOS. Um deles era contra um dApp de jogo chamado EOS.win. O ataque envolveu uma brecha no código da blockchain que permitiu ao hacker criar uma infinidade de transações adiadas, o que impediu que os produtores de blocos aprovassem transações válidas.
O segundo ataque foi de uma empresa chamada EIDOS que lançou um programa no blockchain que permitia aos usuários gerar tokens EIDOS. Tudo o que os usuários precisavam fazer era enviar transações do EOS na rede, que por sua vez geravam tokens EIDOS. Isso teve o efeito de diminuir drasticamente a rede com todas as novas transações. Esse segundo ‘ataque’ parece ter sido uma tentativa de chamar a atenção para as limitações da rede EOS.
Sofreu dois ataques
Eosphere – É uma empresa que ajuda as empresas a criar e desenvolver dApps executados na rede EOS. Eles esperam inspirar confiança nos acionistas da EOS e nos desenvolvedores da Dapp, ajudando a integrar a tecnologia blockchain às empresas tradicionais.
EOS Studio – É um software de desenvolvimento Dapp fácil de usar para a rede EOS. Possui poderosas ferramentas de edição de código e inspeção inteligente de contratos. Ao aumentar a acessibilidade do desenvolvimento da Dapp, eles esperam proliferar o número de dApps de alta qualidade na rede EOS.
Galaxy Digital Assets – O Galaxy Digital assets é um fundo de investimento focado na tecnologia blockchain e possui um fundo específico para EOS. O objetivo do fundo é ajudar a apoiar e desenvolver a rede EOS, além de investir em equipes e empresas que desejam adotar o software blockchain EOS.
Fin Lab – A Fin Lab é uma empresa alemã que utiliza tecnologia e conhecimento para ajudar a construir e desenvolver outras empresas. Eles são especializados em apoiar startups da FinTech e a blockchain EOS é um dos muitos métodos à sua disposição para simplificar e melhorar os processos de uma empresa.
O EOS não é extraído. Em vez disso, todos os anos, a oferta aumenta 5%. A partir disso, 1% é usado para compensar os produtores de blocos do ano passado. Como tal, se alguém se tornar um produtor de blocos, é possível ‘ganhar’ EOS de maneira semelhante à mineração.
Os tokens EOS podem ser mantidos na maioria das carteiras normais de criptomoedas. Eles variam entre carteiras “quentes” on-line e carteiras de hardware. Diferentes tipos de carteiras oferecem vantagens diferentes, do aumento da segurança à portabilidade mais fácil. Aqui estão alguns dos tipos convencionais de carteira.
Ledger Nano S – Carteira de hardware
Trezor – Carteira de hardware
Atomic wallet – Carteira para celular e desktop
Guarda wallet – Carteira para celular e desktop
Exodus – Carteira de desktop
Também existem carteiras específicas da EOS construídas pela comunidade que simplificam o armazenamento de tokens e o voto de produtores de blocos na rede. Aqui estão alguns exemplos:
GreyMass EOS voter wallet – Carteira de desktop
Scatter EOS wallet – Aplicativo de desktop + extensão chrome
Guarda EOS wallet -Carteira de desktop
Esta é uma pergunta pessoal que somente você pode responder, depois de ter realizado pesquisas suficientes. Se alguém estiver interessado em desenvolver dApps, a compra de moedas EOS é um pré-requisito para isso, e não uma questão de se vale a pena.
Fora da pura especulação de preços, desde seu pico em abril de 2018, o preço da EOS diminuiu gradualmente e permaneceu em um nível baixo.
Note-se que os preços da criptomoeda são voláteis e sujeitos a grandes mudanças diárias. Portanto, deve-se sempre realizar pesquisas suficientes antes de investir e nunca investir mais do que eles podem se dar ao luxo de perder.
Aprenda a comprar EOS.