O Dash é uma criptomoeda alternativa minerada como a Bitcoin utilizando máquinas especializadas. Utiliza o algoritmo de hashing X11 e é protegido com um mecanismo de Prova de Trabalho (PoW). Ao contrário de muitas outras moedas digitais que utilizam este mecanismo, o Dash tem uma rede de dois níveis composta por mineradores e Masternodes. Dez por cento das recompensas do bloco vão para a tesouraria do Dash. Os mineradores e os proprietários dos Masternodes partilham o montante restante em partes iguais.
O processo de mineração de Dash é essencial para a geração de novas moedas e para a segurança da rede. Pode minerar sozinho, ou através de uma pool de mineração ou de um serviço de mineração em nuvem. Este tutorial para principiantes explica em grande detalhe como proceder à mineração de Dash.
Nesta secção, prestamos muita atenção ao que a mineração de Dash implica. Pretendemos ajudar os nossos leitores a ter uma compreensão abrangente do processo, bem como das contribuições essenciais dos mineradores. Poderá também descobrir as dicas de que necessita para extrair a moeda digital de forma rentável hoje.
Como mencionámos, a mineração de Dash é o processo de criação de novas moedas.
Vamos falar mais sobre o mecanismo da Prova de Trabalho (Proof of Work) para o compreender melhor. Funciona ao permitir que os mineradores sejam apresentados com problemas matemáticos complexos. Depois utilizam o software de mineração Dash para encontrar a solução correta. Este exercício ajuda a assegurar e a validar a rede.
O minerador mais rápido consegue criar uma nova moeda Dash, e recebe 45% das recompensas.
O resto dos participantes da rede devem verificar o novo bloco antes de ser adicionado à blockchain.
Os mineradores complementam Masternodes (MNs) para proteger o sistema. Os MNs são participantes com pelo menos 1000 Dash que concordam em manter o seu sistema online permanentemente. Eles mantêm as funções Envio Privado e Envio Instantâneo da rede. Além disso, votam em decisões empresariais críticas. Podem ser considerados como mineradores com uma maior participação na rede Dash.
Os 1000 Dash são utilizados como garantia, e encoraja-os a garantir que a plataforma não seja corrompida.
Os Masternodes recebem 45% das recompensas do bloco por proteger a rede Dash 24/7 e gerar novas moedas.
Inúmeras pessoas fazem inúmeras transações a cada minuto. Algumas delas tentam duplicar o sistema para introduzir o problema da duplicação de gastos. As validações dos Masternodes protegem contra isto.
A tecnologia da blockchain ajuda a prevenir isto, permitindo o carimbo de tempo dos blocos antes de os transmitir para os Masternodes. Cada bloco tem um hash que inclui o carimbo do tempo do grupo de transacções anterior. Dada a dimensão considerável da cadeia de blocos, é impossível alterar as transacções sem a aprovação de mais de 50% dos participantes.
Os mineradores também desempenham um papel crítico na eliminação do problema do “gasto duplo”. Antes de serem acrescentados novos blocos à cadeia, verificam a última versão em relação à sua. Os dois devem corresponder para que a rede Dash chegue a um consenso e permita que o processo seja reiniciado. Desta forma, os mineradores garantem que cada transação é válida, e que a mesma moeda não pode ser gasta duas vezes..
Os mineradores dependem do hashrate para determinar as suas hipóteses de criar novos blocos. Esta taxa depende de alguns mineradores saírem ou de novos membros se juntarem à rede Dash. Um elevado número de mineradores na plataforma traduz-se num aumento do hashrate. Isto implica um aumento da concorrência, reduzindo as hipóteses de os mineradores fazerem palpites acertados do hash do novo bloco. Além disso aumenta a segurança da rede.
A partir das informações acima referidas, faz sentido que os mineradores sejam recompensados. Eles são essenciais para a funcionalidade da rede Dash.
O fornecimento máximo de Dash está limitado a 18,9 milhões. O fornecimento total atual, segundo a CoinMarketCap, é de 10 059 731 moedas.
O Dash tem um fornecimento fixo para imitar as moedas fiduciárias. Ao contrário do que acontecia no passado, quando os governos podiam sobre-imprimir moedas fiat à vontade, atualmente confiam em princípios económicos rigorosos para estabelecer a oferta máxima para as suas economias. Muitos deles compreendem que esta é uma das melhores formas de mitigar a inflação. Algumas economias ainda ignoram isto, mas têm de pagar o custo da hiperinflação.
As recompensas de Dash descem cerca de 7% após aproximadamente cada 383 dias.
A última redução foi a 27 de abril de 2020, tendo feito baixar as recompensas de 3,11 para 2,89 Dash por bloco. A estimativa é que a próxima dedução da recompensa Dash ocorrerá por volta de meados de maio de 2021, a cerca de um mês do momento da redação deste artigo .
O fornecimento fixo de Dash e as deduções de recompensa do bloco aumentam a dificuldade da mineração à medida que mais mineradores aderem à rede. Isto aumenta a escassez da moeda, o que é vital para os investidores.
A partir da nossa investigação, pode minerar Dash eficientemente para ter maiores lucros, comprando o melhor hardware e juntando-se a uma pool de mineração de confiança e com bons recursos. Esta é a opção ideal. Pode também contratar um serviço de mineração para tratar de todas as tarefas em seu nome. Se optar pela primeira, certifique-se de que a pool utiliza máquinas especializadas e altamente eficientes concebidas para minerar Dash. Para a segunda, deve prestar muita atenção às disposições dos seus contratos. Muitos deles afirmam que podem cumprir as suas promessas, mas não o podem fazer. Alice Leetham
Nesta secção cobriremos os aspectos mais técnicos da mineração de Dash como o hashrate e o poder de processamento.
Dada a importância do hashrate, exploramos a sua contribuição no âmbito da rede Dash e os recursos necessários para minerar com sucesso a moeda Dash.
A hashrate na extracção da criptomoeda refere-se à quantidade de poder de computação de que os mineradores necessitam para completar uma tarefa de Prova de Trabalho. É também a quantidade total de potência computacional na rede Dash, que é toda a potência dos mineradores (máquinas de mineração de criptomoedas) combinada. Algumas plataformas de cadeia de blocos como a Bitcoin têm quantidades enormes de hashrate, o que também as torna inadequadas para os mineradores principiantes que têm recursos limitados.
Um hashrate mais elevado beneficia os mineradores, os Masternodes e todo o sistema. Protege a rede Dash de ataques 51%.
Lembre-se, os mineradores e os Masternodes têm inúmeros deveres a desempenhar, como apresentar propostas e votar para decidir o seu destino. Alguns terceiros com más intenções podem tirar partido de uma baixa hashrate para aprovar novas características inadequadas, cooptando facilmente 51% da taxa total. A boa notícia é que a hashrate do Dash tem vindo a aumentar constantemente desde o seu lançamento inicial em 2014.
Os mineradores podem propor alterações à rede. O número de votos “sim” deve ser superior ao “não” em mais de 10% dos votos do Masternode, para que a transição seja efetuada.
Uma hashrate maior também significa que há muitos participantes na rede para validar e verificar as transações rapidamente..
Um hashrate é medido em soluções (hashes) por segundo. Isto refere-se ao número de suposições que uma máquina de mineração pode fazer dentro de um determinado período de tempo.
As máquinas de mineração com alto poder de hash são hoje em dia muito procuradas uma vez que os utilizadores valorizam a capacidade de processar grandes quantidades de dados num curto espaço de tempo.
Aqui estão algumas conversões de hashrate:
No momento da investigação sobre este tópico, o hashrate do Dash é de aproximadamente 8 PH/s. Caiu dos mais de 11 PH/s registados no início de março de 2021.
O hashrate da rede continua incrivelmente elevado, o que significa que a mineração ineficiente usando o CPU tornou-se obsoleta. O CPU Intel i7 8700k tem uma hashrate de cerca de 500 H/s. É possível encontrar alguns CPUs que podem fornecer até 5 MH/s, o que ainda está longe da média esperada necessária para a mineração de Dash.
Esta mudança no hashrate deixa as GPUs como a melhor opção. A NVIDIA GTX 1080Ti, por exemplo, pode dar-lhe até 32 MH/s. Algumas GPUs dispendiosas podem produzir até cerca de 70 MH/s. Considerando o hashrate total atual, acima de 8 PH/s, seria necessário mais de 50 GPUs para ter uma boa hipótese de ganhar prémios em bloco.
Alguns mineradores também tentaram utilizar Arranjos de Portas Programáveis em Campo (FPGA) sem muito sucesso. Pode fornecer até 800 MH/s e consome relativamente menos energia. No entanto, as FPGAs lutam para acomodar o software de mineração e o desenho de circuitos digitais necessários.
Mineração com Circuitos integrados de aplicação especifica (ASIC) é a mais rápida e pode ser a melhor alternativa.
Contudo, consomem mais electricidade do que os CPUs, GPUs e FPGAs, e produzem muito calor. Assim, os mineradores que optam pela mineração ASIC acabam por gastar muito dinheiro no arrefecimento destas máquinas.
Com uma dificuldade de mineração superior a 200M, uma hashrate total de mais de 8 PH/s, um consumo mínimo de energia de 1500 watts a 0,10 $ por kWh, e uma recompensa de bloco de 1,55 DASH, os mineradores individuais não podem ter lucro. As pools de mineração são imperativas.
Com a instabilidade do hashrate do Dash, a mineração autónoma é obsoleta. Consulte a tabela de hashrate atual abaixo.
Gráfico do hashrate do Dash, do coinwarz.com
Aqui, fornecemos um guia para minerar Dash por si próprio. Avalia as suas necessidades de hardware e software e outros custos de mineração do Dash.
Depois de considerarmos a rentabilidade de minerar Dash, concluímos que mineração com ASIC é a melhor opção. É necessário um que seja especificamente concebido para resolver a função de hashing X11 envolvida na mineração da moeda.
A nossa investigação descobriu que o Bitmain Antminer D3 de 279 dólares é uma das melhores máquinas Dash a preços acessíveis. A sua hashrate é de 17 GH/s. Isto é muito mais elevado do que o hashrate oferecido pelas GPUs e CPUs. Bitcoin Merch, com sede nos EUA, vende este ASIC.
Qualquer que seja o hardware que escolher comprar, pense na crescente hashrate da rede. Isto significa que ao longo do tempo, a sua máquina tem uma parte cada vez menor da hashrate. Isto mostra porque é que a extracção de hashrate já não é para os fracos de coração. Os mineradores sérios precisam de ter capital adequado antes de se poderem aventurar no negócio.
Dado o custo da electricidade, a hashrate total para a rede, e as recompensas limitadas para os mineradores, é extremamente difícil hoje em dia extrair Dash de forma rentável.
Se estiver a utilizar uma calculadora de mineração Dash, poderá descobrir que esta poderá traduzir-se num lucro de cerca de 2 $ por dia com um ASIC. Dependendo do custo da electricidade, este poderia ser ligeiramente mais ou menos.
Na sexta-feira, 2 de abril de 2021, um minerador levaria 119,2 dias a extrair uma única moeda Dash. Este número não tem em conta as variações das dificuldades de mineração, bem como os aumentos e diminuições das recompensas em bloco. Resumidamente, a mineração autónoma é agora obsoleta.
Para iniciar a mineração da moeda digital, deve fazer download de uma carteira Dash. Não utilize uma carteira de troca de criptomoedas para este fim. Obtenha uma carteira mais segura e depois faça download de um software de mineração. Se estiver a utilizar placas NVIDIA, faça download do KlausT CCMiner Client. Está bem optimizado para Microsoft Windows. Pode optar pelo cliente Nicehash SGMiner se tiver uma placa AMD.
O passo seguinte é encontrar uma excelente pool de mineração Dash, uma vez que a mineração autónoma não é rentável, e configurar o minerador Dash. Escolha uma pool perto de si para minimizar os problemas de latência da rede.
Além disso, considere a parte da pool. Pools com grandes quotas do total de hashrate garantem pagamentos consistentes. Podem também amortecer os riscos no mercado..
Além disso é necessário pensar sobre os sistemas de recompensa por partes. O sistema Pagamento Por Parte é excelente para os mineradores que querem ganhar em função do seu poder de hashing, independentemente do desempenho em tempo real. Algumas pools utilizam o modelo Pagamento Por Último N de Partes, o que significa que os membros devem esperar que seja encontrado um bloco antes de receberem os seus ganhos. As recompensas são frequentemente mais elevadas neste caso, mas serão menos consistentes ao longo do tempo..
Se a sua pool de mineração suporta ambos os sistemas de recompensa de partes, isto pode não ser uma grande preocupação para si. Assegure-se de que segue as suas instruções ao escolher o seu sistema de pagamento preferido.
As pools de mineração são hoje o melhor método de mineração, uma vez que combinam o poder de hashing de numerosas máquinas altamente eficientes com as suas recompensas. Existem várias pools de mineração por aí.
Uma opção chave que tem é a Antpool. Tem uma quota de mercado de 26% e está localizada na Ásia. Oferece ambos os sistemas de recompensa, e as suas taxas de pool situam-se entre 1 e 4%..
Outra opção é a ViaBTC. A sua quota de mercado é de 17% e tem ofertas na Ásia e Europa. A ViaBTC tem o mesmo sistema de recompensa que a Antpool, e a sua taxa de pool varia entre 2 a 4%.
Outras opções são Coinmine.pl, Dash.btc.top, e miningpoolhub.com. Estão sediados na UE, China, e Estados Unidos.
O processo para se juntar a estas pools de mineração é simples. Comece por adquirir a sua máquina de mineração. Depois, faça o download da sua carteira Dash e do software de mineração. Finalmente, junte-se a uma pool de mineração à sua escolha, seguindo as suas instruções, que estão disponíveis nos seus sites.
Se considerar este processo enfadonho e precisar de ajuda, considere utilizar um serviço de mineração de Dash em nuvem. Esta opção é ideal para indivíduos que não querem fazer a manutenção da máquina e pagar mais pela energia.
Aluga hashrate a estes fornecedores, e partilha as suas recompensas com o serviço de mineração de Dash em nuvem. Paga uma taxa pelo aluguer, e uma taxa adicional cobre a manutenção da máquina e o uso de energia. Isto torna o seu trabalho fácil, e também tem a melhor oportunidade de ganhar passivamente.
Além disso, a mineração em nuvem protege a sua casa de ser uma fornalha! As plataformas de mineração geram muito calor, mas com um serviço de mineração em nuvem, os seus visitantes não saberão que está a minerar Dash, a menos que lhes diga.
Uma vez que os CPUs e GPUs não o ajudarão, a mineração de Dash em nuvem é ideal. Permite-lhe fazer parcerias com empresas que utilizam os melhores sistemas de mineração ASIC, e poupa-o das despesas astronómicas do hardware. Esta poderia ser a única forma de ganhar muito dinheiro com a mineração de Dash hoje em dia.
No entanto, antes de assinar um contrato de mineração em nuvem, certifique-se de compreender os riscos associados. Há muitos esquemas que se apresentam como empresas éticas e experientes.
Algumas das empresas exigem que assine uma cláusula que lhes permita rescindir o seu contrato se o valor do Dash descer para um determinado nível, ou se a sua conta não tiver lucro durante um determinado período. Na maioria dos casos, não emitem reembolsos se o cliente cancelar o contrato original. Assim, deve procurar o melhor serviço e pensar se concorda com todas as suas cláusulas antes de comprar o serviço.
Uma das empresas de mineração de Dash em nuvem que recomendamos é a Genesis Mining. Esta empresa com sede em Hong Kong está em funcionamento desde 2013. Os seus centros de mineração estão espalhados por múltiplos locais por razões de segurança. Além disso, tem planos de mineração personalizados. No entanto, o seu apoio ao cliente é lento.
Pode considerar a Hashflare, que está baseada na Estónia e funciona desde 2014. Os seus contratos têm uma duração ilimitada. No entanto, cobram uma taxa de comissão em caso de transferência bancária.
A MiningRigRentals é também considerada como uma das melhores. Está sediada nos EUA e está em funcionamento desde 2014, permitindo-lhe alugar hashpower de outras pessoas através de um mercado. Permitem a seleção gratuita da pool, mas a taxa de serviço é elevada.
Apesar dos inconvenientes, estes três serviços de mineração em nuvem têm uma característica atrativa em comum: baixo risco de fraude.
Após minerar o seu Dash, deve guardar as suas moedas numa carteira digital segura que suporte a criptomoeda. É importante que guarde as moedas numa cf que também lhe ofereça facilidade de utilização.
Com isto em mente, tenha cuidado ao escolher carteiras Dash. Algumas opções no mercado podem não ser tão seguras como são comercializadas, o que pode contribuir para os riscos de segurança suscetíveis de expor os seus fundos a hackers e a outros terceiros com más intenções.
Abaixo está uma pequena lista de carteiras Dash altamente recomendadas.