Originalmente, o Dash foi criado para garantir o anonimato e era conhecido como Darkcoin. Mais tarde, o fundador do projeto redefiniu os objetivos da moeda e nomeou Digital Cash ou Dash. É fácil usar criptomoeda focada em oferecer liberdade aos consumidores que desejam aproveitar a conveniência das compras modernas, mas também desejam os recursos exclusivos da moeda virtual. O Dash permite que você mova dinheiro de forma rápida e acessível em qualquer lugar, a qualquer hora e para qualquer pessoa.
Para tornar isso possível, o projeto firmou parceria com mais de 4.800 prestadores de serviços e varejistas, garantindo que os usuários possam obter o que procuram. Também é fácil comprar e transferir. Até essa data, os consumidores gastaram quase US $1 bilhão em Dash para pagar por produtos e serviços. Embora o DASH forneça uma maneira mais fácil e rápida de pagar, ele oferece vários benefícios para as empresas, como acordos instantâneos, sem estornos e sem comissão. Aprenda o que é o Dash e como ele funciona.
O Dash foi lançado inicialmente em 2014 como “Darkcoin”, com foco no anonimato e na privacidade do usuário. Embora a criptomoeda ainda tenha um sistema de encriptação sólido, o objetivo principal do projeto passou por reajustes. Foi renomeada para Dash ou Digital Cash com o objetivo de fornecer um meio acessível e conveniente para efetuar pagamentos diários de uma ampla gama de produtos e serviços. A moeda queria ser uma alternativa altamente prática aos cartões bancários e dinheiro vivo.
Ele também fornece uma solução robusta para remessas internacionais, especialmente em países onde a liberdade financeira é limitada devido à falta de acesso e obstáculos técnicos. A criptomoeda oferece total liberdade e controle ao usuário para que ele possa enviar ou receber dinheiro em qualquer lugar, para qualquer pessoa no mundo. Eles não precisam lidar com a papelada, as complexidades das taxas de câmbio, os atrasos de uma semana e as comissões e cobranças ocultas que aumentam a carga financeira.
Como o Bitcoin, o Dash também conta com mineradores para validar transações em troca, das quais são recompensadas com o token blockchain. No entanto, o Dash fez alguns ajustes no sistema adicionando o conceito de Masternode. Os mineiros podem adquirir o status de um Masternode depositando um mínimo de 1000 DASH. Isso fornece a eles o status especial para realizar operações críticas na rede. Por exemplo, eles têm a tarefa de processar transações instantâneas (InstantSend) e transações privadas (PrivateSend), além de supervisionar a governança e o tesouro gerais da blockchain.
A presença de Masternodes não apenas aumenta a segurança da rede, mas garante uma velocidade rápida das transações. Como isso requer esforço e recursos adicionais, os Masternodes são adequadamente recompensados pelo Dash pelo suporte que fornecem. 45% das recompensas vão para todos os mineiros, enquanto Masternodes recebe 45%. 10% das moedas são alocadas para o financiamento de futuros projetos e melhorias da rede. Para enviar e receber fundos, o Dash usa um protocolo semelhante de chaves públicas e privadas. Essa maneira única de lidar com transações não apenas permite que a criptprocesse e verifique transações em um ritmo rápido, mas também garante que os mineradores que estão fazendo um esforço excessivo não saiam da plataforma, recompensando-os adequadamente.
Como mencionado anteriormente, as falhas do Bitcoin levaram ao desenvolvimento do Dash, sendo aproveitadas positivamente pelos seus usuários.
As fraquezas do Bitcoin incluem um limite de tamanho de bloco que reduz o tempo de processamento das transações e um período de criação de blocos de 10 minutos que restringe o uso de transações do mundo real pelos usuários.
Outro ponto é que o tamanho da blockchain do Bitcoin é muito grande e continua a crescer, entanto que o Dash tem uma melhoria nesse aspecto, além do que o Bitcoin não possui um grupo base de desenvolvedores, o que deixa as melhoras e a manutenção da sua plataforma, para ser gerenciado por voluntários.
Em resumo, Dash superou o Bitcoin com 4 estratégias principais:
O DASH é uma das moedas digitais amplamente aceitas, pois você pode gastar em mais de 5.000 locais online e de varejo. Quer você esteja comprando passagens aéreas ou comprando algo tão simples quanto o supermercado da próxima semana, a Dash torna os pagamentos digitais instantâneos e acessíveis. Alguns dos lugares onde você pode usar o Dash para pagar por produtos e serviços incluem eGifter, Bitrefill, Churchs Chicken Venezuela, NordVPN, Mobile TopUp e muito mais. Não só isso, mas o Dash torna super fácil comprar tokens de uma variedade de sites.
Dito isto, Dash ainda não é tão onipresente quanto o dinheiro convencional. Existem milhões de locais que não aceitam a moeda, apesar do impressionante crescimento de parcerias. É por isso que não podemos considerar o Dash como uma substituição completa do caixa, embora a trajetória que a moeda esteja seguindo possa transformá-lo em um concorrente no futuro próximo.
No momento da redação deste artigo, o custo médio de transação do DASH era de meros 0,0023 dólares por transação. Isso significa que sua carteira não recebe um impacto substancial sempre que você realiza uma transação. Em comparação ao ano anterior, quando o preço médio da transação pairava entre US $0,1 e US $0,2, essa é uma redução excepcional. O ponto mais alto do custo da transação foi em meados de fevereiro de 2018, quando o preço quase atingiu a marca de US $1,6.
Lembre-se de que, embora a taxa média de transação seja insignificante, ela pode ser maior quando houver mais tráfego na rede da Dash. Além disso, existem cobranças e comissões impostas pelas trocas de criptomoedas, o que pode elevar um pouco o preço dos gastos. Essas cobranças adicionais dependem de vários fatores, como seu país de residência, modo de pagamento e a quantidade de tokens do Dash que você está comprando.
Além da descentralização e outros benefícios oferecidos por uma criptomoeda baseada em blockchain, o Dash traz uma série de vantagens exclusivas.
Não existe uma resposta direta, já que o que normalmente é mencionado na Internet é uma das vantagens essenciais do blockchain é o anonimato do cliente. Tendo em mente que há alguma realidade, ele se tornou progressivamente cada vez mais desafiador para manter o anonimato total ao usar o Dash ou alguma outra moeda digital. Embora existam vários recursos focados em privacidade e anônimos oferecidos pelo Dash, eles não são mais a principal preocupação do projeto. Além disso, a conformidade com as leis anti-lavagem de dinheiro (AML) e as leis do seu cliente (KYC) tornam ainda mais difícil.
Por outro lado, independentemente do número considerável de recursos para manter o anonimato, geralmente você pode ser seguido pela impressão digital, principalmente porque é difícil alterar ou excluir as informações que foram compostas no blockchain. Independentemente de você não ter compartilhado seu nome ou outras sutilezas individuais, as meta informações e outros dados relevantes podem dar sua personalidade. É por isso que o dinheiro continua sendo o método mais anônimo de pagamento até hoje.
De acordo com a equipe do projeto, o Dash agora é mais seguro que o Bitcoin, graças ao seu novo protocolo de consenso, que garante transações instantâneas por padrão. Além disso, a codificação encriptada e os recursos centrados na privacidade do Darkcoin original ainda estão lá para garantir a manutenção da privacidade dos dados. Não é absoluto em nenhum sentido, mas é mais do que bom evitar qualquer perda de dados ou fundos pessoais.
O projeto Dash é operado pelo Dash Core Group, que recebe investimento direto do blockchain se aprovado pela rede. Como o Dash é um projeto de código aberto, qualquer pessoa pode ingressar e contribuir com o repositório de código de acordo com o conjunto de habilidades e os requisitos do projeto. Os repositórios atuais em que diferentes equipes estão trabalhando incluem o Dash Core, a Carteira iOS, a Carteira Android, o SDK do Dash, o DPP, o Drive, o DAPI, Carteira-lib, dash core-lib, a implantação de rede, o test-suite, e o mn-bootstrap. Outro projeto é a plataforma Dash, que será usada para criar e hospedar aplicativos descentralizados.O Dash Core Group é liderado por Ryan Taylor, que é o CEO, enquanto Bob Carrol e Glenn Austin atuam como Chief Technology Officer (CTO) e Chief Financial Officer (CFO), respectivamente. Robert Wiecko é o Chief Operating Officer (COO), enquanto Fernando Guiterrez está atuando como CMO do grupo. Outros membros da equipe incluem Philipp Engelhorn, Holger Schinzel, Udjinm6, Alexander Block, Pasta, Dustinface, Alex Werner, Ivan Shumkov, Anton Suprunchuk, Kostya Shuplenkov, Cofresi e muito mais. Você pode ver a lista completa de desenvolvedores no site oficial do Dash.
Como o Dash está tentando substituir dinheiro e cartões de débito convencionais por uma alternativa mais rápida e acessível, nenhuma instituição financeira investiu diretamente no blockchain ou no seu projeto de token. No entanto, muitos bancos estão investindo em criptomoedas e tecnologia blockchain para encontrar uma solução que revoluciona sua rede subjacente. Por outro lado, o Dash conseguiu estabelecer parcerias confiáveis com mais de 4.800 comerciantes, varejistas, provedores de serviços e empresas para permitir que os usuários façam compras de onde quiserem. Essas parcerias estão crescendo em número dia a dia e, embora o Dash ainda não seja um substituto em dinheiro, pode chegar perto de dar forte concorrência aos concursos legais convencionais.
Alguns dos grandes players do setor financeiro que investiram financeira e estrategicamente em tecnologia blockchain incluem Santander, Standard Chartered, SBI Group, Microsoft, CME Ventures, Core Innovation Capital, Accenture e muito mais.
No blockchain do Dash, os usuários podem extrair tokens encontrando soluções para problemas matemáticos e de encriptação desafiadores criados pelo algoritmo de hash X11. Esse método de mineração é conhecido como protocolo Proof of Work (PoW). A mineração que ocorre na rede da Dash requer pouca energia e garante uma distribuição adequada de recompensas entre os mineradores. Atualmente, a mineração de criptomoedas é uma profissão desafiadora, pois existem farms de servidores ASIC extremamente poderosos que estão tentando 24/7 para proteger a rede.
Se você deseja proteger seus criptomoedas Dash contra ataques cibernéticos, não há alternativa melhor do que usar uma carteira de software ou hardware. Algumas das carteiras recomendadas incluem:
Carteiras de desktop
Dash Core, Dash Electrum, Êxodo, Guarda, Jaxx Liberty, Coinomi
Carteiras móveis
Dash Anrdoid, Edge, Coinomi, Jaxx Liberty, Dash Electrum, Abra, Gaste, Exodus, Bitnovo
Carteiras de hardware
Trezor, Ledger, KeepKey, SafePal, Ellpal Titan, Cobo Vault
O Dash tem uma visão singular claramente definida, que rendeu muito sucesso ao blockchain e sua criptomoeda. Eles já fizeram parceria com mais de 4.800 comerciantes e prestadores de serviços em todo o mundo e fornecem serviços de pagamento rápidos e acessíveis a centenas de milhares de usuários em todo o mundo. Dito isto, os preços das criptomoedas geralmente não refletem o sucesso do projeto e podem aumentar ou diminuir rapidamente de maneira imprevisível.
Isso significa que você precisa ter cuidado com seus investimentos e gastar apenas dinheiro que pode perder. Além disso, fique de olho nos novos desenvolvimentos, bem como na consultoria de especialistas para garantir que você esteja tomando as decisões corretas no momento certo. É um investimento de alto risco e alta recompensa, e você precisa garantir que não está do lado perdedor.