Compre ou venda CFDs com o Plus500. 82% das contas de investidores de varejo perdem dinheiro ao negociar CFDs com este provedor. Você deve considerar se pode se dar ao luxo de correr o alto risco de perder seu dinheiro

O que é Tezos e como ele funciona?

Abrir conta
By Alice Leetham - Atualizado 04 setembro 2024

Tezos, denotado por XTZ, é uma rede blockchain associada a um token digital conhecido como “tezzie” ou “Tez”. Esses tokens não são extraídos porque a rede usa um protocolo de consenso de Prova de Participação. A rede blockchain é uma plataforma auto-atualizável de código aberto projetada para criar e hospedar aplicativos e ativos. As partes interessadas têm a responsabilidade de controlar as atualizações do protocolo principal, incluindo as alterações feitas no processo de administração.

A Tezos ICO levantou US $232 milhões em 2018. No entanto, questões jurídicas e de gestão continuaram causando atrasos até o final de 2019. Aprenda o que é o Tezos e como ele funciona

Por que foi inventado o Tezos?

Os primeiros blockchains, como o Bitcoin e o Ethereum, colocaram decisões de desenvolvimento e design significativas muito centralizadas e nas mãos das principais equipes de desenvolvimento e comunidades de mineração. Isso não apenas levou à falta de versatilidade e flexibilidade, mas resultou em grandes contratempos, onde as cadeias de blocos foram divididas em dois projetos diferentes. Por exemplo, após o fiasco do DAO, o Ethereum Classic se tornou um grupo dissidente com uma filosofia diferente.

É por isso que o Tezos decidiu construir uma rede onde o processo de tomada de decisão está inerentemente presente, permitindo que as partes interessadas tomem grandes decisões. Regras de governança foram criadas para as partes interessadas que lhes permitem aprovar ou desaprovar mudanças e atualizações de rede sem precisar confiar em hard forks. Qualquer desenvolvedor que queira fazer uma alteração específica pode propor uma atualização de protocolo anexando uma fatura. Isso também incentiva as partes interessadas a participarem do processo de desenvolvimento e atualização, democratizando a governança e a tomada de decisões da blockchain.

Tezos tomou o próximo passo lógico ao resolver um grande problema de blockchains iniciais, onde eles tiveram que passar por experiências difíceis para decidir o futuro da blockchain. Com as regras de tomada de decisão e governança integradas à rede blockchain, a democracia decide para onde o projeto vai.

Pronto para investir em Tezos?

Comece agora

Como funciona Tezos e que tecnologia está por trás dele?

Tezos tem uma arquitetura bastante única que usa algo chamado Network Shell. É um middleware nativo agnóstico que permitiu à equipe de desenvolvimento criar um estilo modular de rede blockchain que pode mudar, atualizar e se modificar seguindo um conjunto específico de regras. Geralmente, o blockchain tem três camadas – camada de rede que permite a comunicação entre nós e pares, camada de transação que especifica o protocolo de verificação de transação e camada de consenso, que é novamente autoexplicativa.

O que o Tezos fez é combinar os protocolos de consenso e transação para criar uma única camada chamada camada blockchain. O Shell de Rede permite a comunicação perfeita entre blockchain e camadas de rede, enquanto a camada de rede permanece independente das outras duas camadas. Essa comunicação entre camadas permite que as partes interessadas governem as atualizações e mudanças na rede blockchain de maneira democrática.

A governança on-chain e a autocorreção habilitadas pela arquitetura exclusiva da rede blockchain permitem que Tezos atualize e faça alterações sem passar por um hard fork (divisão). Cada emenda proposta é votada para decidir se é aprovada pela maioria das partes interessadas ou não. O próprio processo de votação pode ser alterado quando necessário. A longo prazo, esse processo permite que a blockchain mantenha seus valores principais e faça as atualizações necessárias sem criar cadeias de bloco fragmentadas que fragmentem o suporte e os recursos.

Tezos é dinheiro real?

Infelizmente não. Pelo menos ainda não. Os tokens Tezos ou XTZ são uma entrada muito recente em comparação com as criptomoedas estabelecidas, algumas das quais existem há quase uma década. Atualmente, XTZ está em um momento inicial, onde apenas os financiadores ou comerciantes compram a moeda. Apoiantes são pessoas que acreditam no projeto e demonstram seu apoio adquirindo uma participação. Os comerciantes estão procurando apenas ganhos monetários de curto ou longo prazo.

Além disso, deve-se ter em mente que o Tezos não é primariamente uma moeda digital alternativa, mas uma blockchain como a Ethereum, que visa alimentar contratos e aplicativos inteligentes em um protocolo de auto-correção. A diferença de visão significa que o Tezos é um token focado em executar as operações de blockchain em vez de se transformar em moeda do mundo real.

Taxas & despesas do Tezos

Atualmente, a taxa de transação não é um grande incentivo para as partes interessadas da rede; portanto, os custos de transação geralmente são zero. Os patrocinadores ou partes interessadas geralmente aceitam transações com taxa zero. No entanto, se você estiver comprando tokens XTZ de uma bolsa de criptomoedas ou de uma plataforma de negociação, pode ser necessário pagar qualquer tipos de cobranças, comissões e taxas de serviço. Esses custos geralmente dependem do seu país de residência, quantidade de moedas que você vai comprar, estrutura de taxas do serviço e modo de pagamento.

Se você está pagando com depósitos bancários, por exemplo, a taxa geralmente é mais baixa. No entanto, compras com cartão de crédito e débito podem ser bastante caras.

Quais são as vantagens do Tezos?

Por ser uma blockchain descentralizada, o XTZ não oferece apenas todos os benefícios convencionais, mas também traz uma série de recursos exclusivos.

Blockchain com auto-correção

Isso permite que a rede Tezos atualize automaticamente o protocolo sem passar por um hard fork ou dividir a rede em várias cadeias de blocos. Isso é excepcionalmente crucial para as cadeias de blocos, pois os hard forks podem espalhar a comunidade, fragmentar os recursos, alterar as recompensas das partes interessadas e diluir todos os benefícios que ela acumulou ao longo do tempo. A autocorreção permite coordenação e implementação contínuas de mudanças e atualizações futuras.

Governança on-chain

Cada parte interessada no blockchain da Tezos tem o direito de participar da governança da rede. Existe um ciclo eleitoral que fornece um método sistemático e organizado às partes interessadas para chegar a um consenso sobre as mudanças e emendas propostas para blockchain. O uso de um processo de autocorreção com governança em cadeia também permite à XTZ melhorar seu processo eleitoral para melhor governança no futuro.

Descentralizado

As emendas propostas pelos desenvolvedores também podem levar pagamentos a indivíduos ou grupos que trabalham para melhorar o protocolo. Uma parte interessada pode aceitar essas propostas para fornecer o financiamento necessário. Esse processo robusto de financiamento não apenas descentraliza a manutenção da rede, mas também motiva a participação. A longo prazo, pode ajudar a Tezos a estabelecer uma comunidade dinâmica, aberta e apaixonada de desenvolvedores, incentivados o suficiente para fazer valiosas contribuições para a rede.

Verificação formal e contratos inteligentes

O blockchain pode ser usado para criar aplicativos descentralizados e contratos inteligentes que não podem ser censurados ou retirados por terceiros. Além disso, o Tezos permite um processo formal de verificação, que aprimora a segurança desses aplicativos por meio de procedimentos matemáticos. O mecanismo também pode ser usado para identificar bugs e corrigi-los antes de qualquer repercussão significativa.

Protocolo de Proof of Stake 

A Prova de Participação ou PoS é o protocolo que usa várias partes interessadas no Tezos adquirindo consenso sobre o estado da blockchain. Em contraste com outros protocolos de PoS, cada parte interessada pode fazer parte do processo de consenso e tem o direito de receber diretamente sua recompensa pelo próprio protocolo por fazer uma contribuição valiosa à segurança e à responsabilidade da rede. Além disso, o protocolo PoS não requer muitos recursos e possui uma baixa barreira à entrada, permitindo que mais pessoas se tornem parte desse processo.

Tezos pode ser usado anonimamente?

O Tezos é uma nova criptomoeda, e é difícil dizer como será o sucesso quando se trata de privacidade e anonimato. Dado o fato de o anonimato não ser o recurso de venda do blockchain, espera-se que os usuários obtenham o mesmo nível de privacidade que costumam ter em outros blockchains como Ethereum e Bitcoin. Embora eles sejam bastante anônimos, seus endereços públicos e valores de transação são visíveis, deixando uma pegada digital. Qualquer organização governamental ou indivíduo com habilidade suficiente pode rastrear as informações de volta para você, revelando sua identidade. Você tem algum nível de anonimato na blockchain, mas não é absoluto.

Por outro lado, se você estiver comprando tokens XTZ em uma bolsa ou plataforma de negociação confiável, precisará fornecer suas informações pessoais para verificação de identidade. Embora não seja a primeira escolha das trocas, aumentar a regulamentação sobre criptomoeda significa que esses serviços on-line precisam estar em conformidade com os regulamentos Know Your Customer (KYC) e Anti Money Laundering (AML) para permanecer nos negócios.

Quão seguro é o Tezos?

Tezos usa uma rede blockchain descentralizada, o que significa que não há banco de dados central que possa ser invadido para fazer alterações ou destruir informações. Mesmo que um hacker encontre um caminho, nenhuma alteração poderá ser feita sem o consenso das partes interessadas. Além disso, ser descentralizado significa que não há autoridade central que possa exercer controle absoluto sobre o blockchain. Ele também usa o sistema de encriptação para manter as informações sobre os usuários seguras e protegidas.

Quais são as equipes que estão trabalhando no desenvolvimento do Tezos?

Tezos foi cofundado por Kathleen Breitman e Arthur Breitman, que constroem a plataforma principal desde 2014 com a ajuda de uma pequena equipe de desenvolvedores comprometidos. Atualmente, a Fundação Tezos, com sede na Suíça, examina o projeto e distribui recursos financeiros e estratégicos de acordo. Seu principal objetivo é promover o protocolo Tezos, desembolsando doações e outros métodos de aquisição de capital. A fundação é dividida em departamentos que incluem conselho da fundação, comitê executivo, comitê de auditoria, comitê de investimentos, comitê consultivo técnico e comitê de nomeação e remuneração.

No desenvolvimento técnico, essa criptomoeda tem alguns membros no Gitlab, e também houve grandes contribuições da equipe do OCamlPro, que desenvolveu várias ferramentas para o projeto, incluindo o TZScan. Algumas equipes de desenvolvimento estão espalhadas pelo mundo; por exemplo, muitas universidades coreanas estão contribuindo diretamente para o projeto. Não há líder central aqui para manter o estilo democrático da blockchain.

Quais instituições financeiras são investidas no desenvolvimento do Tezos?

XTZ teve uma das ICOs de maior sucesso, pois gerou mais de US $232 milhões ao longo de meras duas semanas. Alguns dos principais investidores incluem Dalma Capital, Limitless Crypto Investments, Boost VC, Cypher Capital e Habilitando o Futuro. Também existem alguns investidores anjos individuais, incluindo Andreas Schwartz, James Sowers, Zachary Cefaratti e Kenneth Bok. Quando se trata de investimentos financeiros e estratégicos, a Tezos ganhou muito apoio por causa de sua blockchain autônoma altamente democrática. Muitos entusiastas de criptomoeda acreditam que o que Tezos está fazendo é muito mais próximo da filosofia de Satoshi Nakamoto.

Mineração de Tezos 

Você não pode extrair o Tezos, pois ele utiliza o protocolo Prova de Participação para verificar as transações. Você precisa comprar tokens XTZ para demonstrar que tem uma participação no projeto. Então você tem duas opções: ou pode delegar esses tokens para alguém que esteja interessado em contribuir para a blockchain, ou pode configurar um nó. Você recebe cerca de 5,5% de juros para delegar ou acumular. A taxa de transação não é uma fonte significativa de renda nesse método.

Carteiras Tezos 

Se você deseja armazenar seus tokens Tezos com segurança, pode usar carteiras de criptomoeda. Estes são dispositivos físicos ou aplicativos de software que mantêm seus tokens em segurança. Aqui estão algumas das melhores carteiras que você pode usar para armazenar seus tokens XTZ:

Carteiras de software

  • eGalleon Wallet (Carteira de desktop para Windows, macOS e Linux)

  • AirGap (Carteira móvel para web, Android e iOS)

  • Kukai (Carteira Web)

  • ZenGo (Carteira móvel para iOS e Android)

Carteiras de Hardware 

  • Ledger (Obsidian Systems)

  • Trezor

Tezos vale o investimento?

Até o momento, Tezos está sendo negociado por US $2,90. Atualmente, o Tezos é um dos projetos de criptomoeda mais intrigantes e promissores por causa de seus recursos de governança on-line e de auto-correção que muitos acreditam estar de acordo com a filosofia de blockchain de Satoshi Nakamoto. Essa é uma das razões pelas quais o projeto atraiu tanta atenção, coletando mais de US $232 milhões em financiamento da ICO. Agora que superou os problemas legais e de gerenciamento que interromperam o progresso durante o ano passado, espera-se que o token faça um progresso rápido.

Os preços das criptomoedas não seguem um caminho previsível. Eles são voláteis e podem levar a quedas e surtos repentinos, difíceis de prever. Por isso, se você deseja investir no token XTZ, é recomendável fazê-lo enquanto diversifica seu portfólio de investimentos para gerenciar seu risco. Invista apenas o que você pode perder.

Conteúdos relacionais

Immediate Bitwave

Immediate Bitwave Abrir conta

Chainwizard AI

Chainwizard AI Abrir conta

Immediate Matrix

Immediate Matrix Abrir conta

Immediate Vortex

Immediate Vortex Abrir conta

Avaliação XTB

Avaliação XTB Abrir conta

PayPal

PayPal Abrir conta

Perguntas frequentes

Como posso comprar Tezos?
Os tokens Tezos ou XTZ podem ser facilmente comprados em qualquer troca de criptomoedas usando métodos de pagamento convencionais.
Qual carteira é segura para armazenar Tezos?
Para manter seus tokens XTZ seguros, você pode confiar em carteiras de hardware como Ledger da Obsidian Systems ou Trezor, ou pode optar por alternativas de software como AirGap, Kukai, ZenGo e Galleon Wallet. Isso permitirá uma rápida acessibilidade para negociação, mantendo seus fundos seguros.
Como posso minerar Tezos?
Você não pode minerar XTZ, pois ele é baseado no protocolo de Prova de Participação. Você é obrigado a comprar tokens XTZ para ter uma participação no projeto. Em seguida, você pode delegar esses tokens ou, se tiver 10.000 deles, pode configurar um nó e apostar. Você recebe cerca de 5,5% de juros para delegar ou acumular.
Devo investir em Tezos?
Esta é uma pergunta difícil de responder, pois os preços das criptomoedas são bastante voláteis. Se você optar por investir, seja cauteloso e não gaste muito dinheiro que pode afetar sua situação financeira.
Quanto custa a taxa de transação Tezos?
Zero. Por padrão, há uma taxa de transação insignificante na rede, mas praticamente todas as partes interessadas não cobram nada, pois a taxa de transação não é sua principal fonte de renda.
O XTZ pode ser usado para comprar produtos e serviços?
É uma nova criptomoeda, portanto, atualmente, essa opção não está disponível. Além disso, o blockchain está mais focado na criação de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes.
Tezos é descentralizado?
Sim. Tezos é um dos blockchains mais descentralizados. Não há figura de proa do projeto, e a governança e a autocorreção na cadeia introduzem um alto nível de descentralização que não é oferecido por nenhum outro blockchain.
Qual a diferença entre o Tezos e outras criptomoedas?
O XTZ é executado em uma blockchain governante auto-modificável e em cadeia, na qual a tomada de decisão é democratizada, e mudanças significativas podem ser feitas sem a criação de hard forks ou a divisão da blockchain.