Registre-se com eToro de imediato

Como investir em criptomoedas em 2025

By Shameel Kazi - Atualizado 10 maio 2021
Estamos cientes de inúmeros sites que usam o apoio de celebridades falsas para enviar clientes para corretores não regulamentados ou call centers. O nosso site só vai enviar clientes para parceiros que nos forneceram as garantias regulatórias necessárias.

O mercado de criptomoedas tem apenas alguns anos, mas tem feito enormes progressos dentro desse curto período. O valor do mercado ultrapassou a marca dos 2 trilhões de dólares em 2021, e parece que está apenas a começar. A tecnologia promete revolucionar os nossos sistemas financeiros tradicionais, os quais excluíram grande parte da população ao acumular riqueza entre alguns poucos indivíduos poderosos. 

As criptomoedas encontram-se descentralizadas, o que devolve ao indivíduo o poder e a autonomia. Muitas podem ser utilizadas como métodos de pagamento, bem como ativos negociáveis cujo ROI (retorno sobre o investimento) é inigualável em relação a outras classes de ativos. Esta publicação irá analisar várias formas em que pode investir atualmente em criptomoedas, e algumas das coisas a que precisa de prestar atenção antes de entrar no mercado.

4 maneiras de investir em criptomoedas

Existem quatro formas principais de investir em criptomoedas. Todas elas são simples e claras, e ao seguir os nossos passos, será capaz de utilizar qualquer um dos métodos listados para investir com sucesso na criptomoeda da sua escolha. 

1. Comprar criptomoedas através de uma bolsa de valores

O primeiro e mais comum método de compra de criptomoedas é utilizar uma bolsa. Segundo plataformas respeitáveis que rastreiam o mercado, existem hoje mais de 8900 moedas diferentes. A maioria dos principiantes só conhecerá um punhado de tokens quando iniciarem a sua trajetória nas criptomoedas, e os projetos maiores estão disponíveis em todas as bolsas de valores respeitáveis.

Antes de comprar a criptomoedas através duma bolsa, é necessário ter uma carteira. As carteiras de criptomoedas permitem aos utilizadores guardar as suas chaves privadas. Existem dois tipos: carteiras de software e de hardware.

As carteiras de software são disponibilizadas na forma de sítios web, aplicações de secretária, e aplicações móveis. São de fácil acesso e convenientes para comerciantes e indivíduos que fazem transferências regulares utilizando as suas moedas. Exemplos populares de carteiras de software incluem Guarda, BitGo, MetaMask, Exodus, Atomic Wallet, e muitas outras.

As carteiras de hardware são dispositivos físicos que se assemelham a unidades flash USB. Contêm aplicações que se podem utilizar fora de linha para armazenar chaves privadas de várias criptomoedas. São resistentes a hackers e além disso é difícil infectá-las com vírus e malware, o que poderia comprometer a sua segurança. São adequadas para investidores a longo prazo que compram tokens e mantêm-nos por anos. Exemplos populares de carteiras de hardware incluem Ledger, Trezor, Corazon, e KeepKey.

Depois de adquirir uma carteira, registre uma conta numa bolsa de valores respeitável e complete o processo “Know Your Customer” (conheça o seu cliente). Terá de apresentar uma fotografia do seu BI/passaporte, prova de residência, e uma fotografia sua para verificação. Proteja a conta ativando a autenticação através de dois fatores (2FA). Seguidamente, financie a conta, proceda à compra do token da sua escolha e mova as moedas para a sua carteira privada. 

2. Comprar fracções de criptomoedas através de uma bolsa de valores

Há algumas concepções erradas quando se começa com o investimento em moeda criptográfica. Uma delas é que se tem de comprar uma moeda inteira. Perceberá que isto talvez não seja possível, visto que algumas moedas como a Bitcoin custam muito, atualmente mais de 60.000 dólares cada moeda. No entanto, o bom é que estas moedas são divisíveis por até oito decimais. Isto torna possível comprar pequenas fracções do token e acumulá-las ao longo do tempo para aumentar a sua carteira. A maioria das bolsas de valores permitir-lhe-á comprar moeda criptográfica no valor de apenas 10 $. Esta é a melhor forma de entrar no mercado e com o tempo fazer crescer o seu investimento, à medida que melhora o seu conhecimento dos ativos digitais.

3. Negociar criptomoedas através de uma corretora

Outra forma popular de entrar no investimento em criptomoedas é através de um corretor. Isto é ideal para as pessoas que não querem lidar com o ativo real e as complicações de comprar e guardar os ativos, posto que os corretores irão guardar as suas moedas em segurança para si.

Os corretores também permitem aos utilizadores especular sobre movimentos de preços dentro do mercado para obter lucros, utilizando produtos derivados como os Contratos por Diferença (CFDs). Os CFDs, juntamente com outros derivados, tais como os Futuros, são extremamente populares entre os investidores. Permitem aos utilizadores aceder a opções especulativas e podem ser combinados com alavancagem para amplificar significativamente os lucros. 

4. Investir num ETF de criptomoedas

Outra forma de investir em criptomoedas é através de um Fundo de Investimento em Índice (ETF). Os ETFs são tipicamente utilizados para seguir índices, sectores, produtos de base, e outros ativos. É possível investir em criptomoedas usando um ETF através de uma bolsa.

Como os ETFs estão cotados em bolsas de valores, estão sujeitos a rigorosos requisitos regulamentares, o que os torna um dos veículos de investimento mais seguros no âmbito do espaço criptográfico. Os gestores de ETFs têm de provar a segurança dos fundos aos reguladores, portanto pode ter a certeza de que não será enganado e as suas moedas ficarão bem protegidas.

Alguns ETFs são compostos por diversos ativos, e isto estende-se também ao sector das criptomoedas. Pode utilizar um ETF cuidadosamente gerido para ganhar exposição a um portfólio de ativos digitais administrado por peritos, sem ter de se preocupar em selecionar as moedas corretas por si próprio.

Compre cryptocurrency hoje!

O que considerar antes de investir em criptomoedas

Agora que compreende os métodos e estratégias de investimento em criptomoedas, é altura de conhecer três áreas fundamentais às quais tem de prestar atenção ao entrar no mercado. Estas podem ter impacto na sua rentabilidade e mesmo na segurança do seu investimento.

Taxas

As taxas são comuns entre todos os prestadores de serviços, e é assim que eles ganham o seu dinheiro. Diferentes plataformas irão cobrar taxas diferentes. Entre as taxas que pode esperar incluem-se taxas de negociação para a compra e venda dos seus tokens. Algumas bolsas de valores terão descontos se possuir os seus tokens nativos e os utilizar para negociar.

Há também taxas de rede associadas às próprias moedas. Estas são utilizadas para recompensar os operadores de nós independentes que verificam as transações na base de dados (Blockchain), e variam em função da moeda em questão. As taxas de rede para as redes mais utilizadas, como Ethereum e Bitcoin, podem aumentar drasticamente, especialmente quando as redes estão altamente entupidas. As taxas de “combustível” Ethereum podem ser de $5 ou mais, mesmo para transações simples.

Os corretores não cobrarão nenhuma taxa de rede, visto que não está a lidar com o ativo real, mas as comissões devem ser pagas pelas negociações. Finalmente, é provável que incorra em comissões associadas ao processador de pagamento que escolheu para depositar e efetuar levantamentos da sua conta de negociação.

Riscos

O mercado das criptomoedas é relativamente jovem e tem muitos riscos. Em primeiro lugar, os reguladores ainda não implementaram regras adequadas para governar a forma como as coisas funcionam. O facto destes ativos digitais serem descentralizados e poderem ser anónimos não ajuda. Por conseguinte, existe o risco de que estes ativos ou plataformas associados a eles sejam proibidos. É algo discutido com frequência por nações poderosas como a Índia e a China.

A falta de regulamentação e educação adequadas em torno destes ativos também têm visto fraudes frequentes destinadas ao abuso dos investidores menos escrupulosos, pelo que é necessária a devida diligência antes de aderir a qualquer plataforma. Evite também esquemas de investimento ligados a vários bens digitais, especialmente aqueles que fazem promessas que parecem demasiado boas para serem verdadeiras.

Outro risco associado às criptomoedas é a volatilidade substancial do mercado, mas esta pode ser tratada com a negociação, ou mitigada com a estratégia de Hedging.

Métodos de pagamento

As plataformas que permitem aos utilizadores investir em criptomoedas suportam vários modos de pagamento. Dependendo da sua localização, pode descobrir que algumas plataformas não têm uma maneira conveniente de entrar no mercado. Isto está normalmente relacionado com os regulamentos locais, e talvez se encontre a lutar para comprar os seus tokens em algumas plataformas.

Uma boa plataforma de investimento deve suportar alguns dos modos de pagamento mais comuns acessíveis pela maioria das pessoas. Estes incluem transferências bancárias, cartões de crédito/débito, utilização de outras criptomoedas, e-wallets, processadores de pagamento de terceiros, e compra ponta-a-ponto (P2P) onde pode utilizar a sua moeda local, ou mesmo dinheiro.

Porquê investir em criptomoedas?

O mercado de criptomoedas tal como existe atualmente tem menos de dez anos. É surpreendente a rapidez com que tem crescido. As pessoas começam a acreditar que as criptomoedas são o futuro do dinheiro. A tecnologia por detrás das criptomoedas, Blockchain, está também a ser utilizada para resolver uma grande quantidade de problemas fora das finanças. À medida que a consciência da tecnologia cresce, é provável que os preços façam o mesmo.

Como uma classe de ativos, as criptomoedas estão a proporcionar um retorno incomparável de investimento que outras classes de ativos só podem esperar oferecer. Os grandes investidores institucionais parecem dar-se conta disto e já entraram no mercado. Por conseguinte, você não pode perder esta oportunidade.

Resumo de investimentos em criptomoedas

Este guia cobre quatro formas e cinco estratégias essenciais que pode utilizar para entrar no mercado das criptomoedas. Oferece dicas sobre como abordar cada método e esboça algumas coisas a que precisa de prestar atenção, com impacto na sua rentabilidade e na segurança dos seus bens. Ao seguir os conselhos oferecidos nesta publicação, qualquer pessoa deverá ser capaz de entrar em investimentos criptográficos com facilidade e aproveitar ao máximo as oportunidades que o mercado oferece atualmente.