Os 11 Melhores Criptomoedas para Investir em 2025

By Alice Leetham - Atualizado 04 setembro 2024

2020 pode ser considerado sem hesitação como um dos anos mais desafiadores para o sistema financeiro convencional e para a economia mundial em geral, em muito tempo. Vimos um número crescente de investidores institucionais migrando para criptomoedas em meio a uma grande pandemia global, bloqueios frequentes e uma recessão global iminente. A capitalização de mercado cumulativa das criptomoedas cresceu em 500% e é bem evidente que elas atrairão mais investimentos no futuro.

Onde Investir nas Principais Criptomoedas - Nossas Top 3 Escolhas

Quer investir nas melhores criptomoedas abaixo? Aqui estão as nossas 3 principais exchanges de moedas digitais recomendadas para comprar e vender criptomoedas.

Nossa lista das melhores criptomoedas para investir em 2025

Um grande número de criptomoedas inovadoras e imitativas surgiram ao longo dos anos. Abaixo, listamos algumas criptomoedas que são mais populares entre os investidores.

1. Metacade ($MCADE)

Metacade é uma plataforma que abriga uma comunidade de jogos web3. Ela fornece um “lugar” para jogadores da web3, criadores de conteúdo, construtores de jogos e entusiastas se reunirem, interagirem uns com os outros, jogarem jogos populares e contribuírem para o desenvolvimento da web3.

Os usuários poderão jogar jogos na plataforma, pois ela se integrará aos melhores jogos do tipo “play-to-earn”. Eles também poderão ver jogos novos e populares e serão recompensados por publicar análises honestas.

Seu token nativo MCADE, construído na blockchain Ethereum, alimenta esse ecossistema. Os detentores de MCADE podem colocar em stake seus tokens para receber recompensas em stablecoins, removendo qualquer pressão de venda desnecessária.

2. Bitcoin

O Bitcoin (BTC), a criptomoeda de fato, quando se trata de investidores convencionais, é considerado uma tendência o tempo todo e é amplamente percebido como um digital asset de primeira linha no mundo do crypto. Tem sido o dominador do mercado desde janeiro de 2009 e enfrentou todos os tipos de altos e baixos na última década. Os preços do Bitcoin atingiram o teto e ultrapassaram a marca de $20.000 em dezembro de 2017, seguido por um grande colapso no próximo ano, caindo para menos de $3.500. No entanto, a moeda se recuperou após essa corrida de baixa e voltou forte, ultrapassando $40.000 recentemente, em janeiro de 2021. Atualmente, está oscilando em torno da marca de $30.000 e é a criptomoeda mais popular.

3. Ethereum

Considerada uma criptomoeda tecnologicamente mais avançada que o Bitcoin, o Ether (ETH) é a criptomoeda da plataforma de software Ethereum que permite aplicativos descentralizados (dApps) e Contratos Inteligentes (smart contracts). O que o distingue de outras moedas é o fato de que as transações podem ser atrasadas ou aprovadas com base nos eventos do mundo real. É atualmente a segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado (cerca de $154 bilhões), depois do Bitcoin. O negócio real é a própria plataforma Ethereum, que atende a muitos propósitos. A Ethereum mudará seu algoritmo de consenso para Prova de Participação (PoS) de Prova de Trabalho (PoW) em 2021, para aumentar a velocidade e a eficiência das transações de sua rede.

4. Polkadot

Estabelecido há não muito tempo em 2017, o Polkadot (DOT) foi fundado pelo CTO (Diretor de Tecnologia) Gavin Wood da Ethereum Project e é uma criptomoeda prova de aposta. O protocolo em que opera é uma versão aprimorada da tecnologia blockchain mais antiga. Seu maior diferencial tecnológico são seus múltiplos blockchains capazes de funcionar em paralelo (chamados de parachains), resolvendo assim o problema de single-blockchain do Bitcoin. A adição de contratos inteligentes, aspectos de escalabilidade e segurança aumentou seu apelo mais amplo.

5. Ripple

Ripple (XRP) é uma moeda centralizada que é extraída, gerenciada e administrada por sua organização fundadora – Ripple Labs. O XRP é amplamente considerado uma entidade estranha no mundo das criptomoedas. Enquanto, por um lado, o XRP oferece a vantagem de vários processadores de pagamento centralizados, incluindo execução rápida de negociações, melhor controle de política e negociação com grandes bancos, por outro, é amplamente questionado sobre suas credenciais como criptomoeda. A moeda tem um grande potencial no futuro e está sendo ativamente usada por muitos estabelecimentos financeiros como a alternativa da rede SWIFT, provando assim sua aplicabilidade no mundo real.

6. Cardano

Outra criptomoeda relativamente nova (lançada em 2017), Cardano (ADA) funciona no sistema ‘Ouroboros Proof of Stake’, dando-lhe consideravelmente mais eficiência e segurança do que não apenas as criptomoedas convencionais que funcionam no sistema Proof of Work, mas também em seus outros colegas PoS também. Rodando na rede Cardano, ele usa contratos inteligentes que permitem monitorar transações como Bitcoin, ao mesmo tempo em que dá a eficiência de gerenciamento de pagamentos de Ethereum. Sua blockchain technology é revisada por pares por uma comunidade científica. Cardano atingiu a capitalização de mercado de $10 bilhões em apenas 3 anos após seu lançamento (em comparação com o Bitcoin 9).

7. Chainlink

Um dos maiores pontos de venda do Ethereum é o recurso de contratos inteligentes entre duas partes, com os detalhes da transação registrados dentro dos blocos de dados. No entanto, as transações podem acontecer apenas em uma plataforma como Ethereum, que precisa de alguma forma viável de extrair dados do mundo real para a execução bem-sucedida de contratos inteligentes (sempre que as condições subjacentes forem atendidas). Esses dados do mundo real são fornecidos pela Oracles. Embora muitas plataformas de criptomoedas tenham suas próprias formas de recuperação de dados para Oracles, Chainlink (LINK) criou um sistema de reputação que garante a precisão desses dados e valida contratos inteligentes. Os Oráculos são pagos em LINK após a verificação bem sucedida dos dados fornecidos por eles.

8. Litecoin

Litecoin (LTC) foi lançado em 2011 para simplificar a tecnologia subjacente em criptomoedas e é o maior de todos os ‘clones de Bitcoin’ que existem. Projetado por um ex-engenheiro do Google e graduado do MIT, Charlie Lee, é baseado na base de código original do Bitcoin e foi modificado para aumentar a velocidade de criação de blocos em quatro vezes. Enquanto as transações de Bitcoin levam cerca de 10 minutos para serem confirmadas, as transações de Litecoin são confirmadas em menos de 3 minutos. Além disso, seu tamanho reduz sua vulnerabilidade ao ataque de 51%, em comparação com outros clones BTC.

9. Bitcoin Cash

Um dos mais bem-sucedidos e mais antigos hard fork do Bitcoin, o Bitcoin Cash (BCH) surgiu em agosto de 2017 com a ideia de aumentar a capacidade de armazenamento de dados de cada bloco (de 1 MB para 8 MB), para permitir transações de custo. Embora seja muito menos popular em comparação com seu antecessor, muitos usuários apontaram que a escalabilidade do Bitcoin Cash o torna uma criptomoeda muito promissora. 1 BCH custa $410 hoje e a moeda tem um valor de mercado de $7,65 bilhões no momento em que este documento foi escrito.

10. Stellar

Stellar é essencialmente uma rede de blockchain aberta criada para conectar instituições financeiras, para facilitar grandes transações sem complicações entre elas e para reduzir o custo e o prazo dessas transações. Sua moeda nativa é conhecida como Lumens (XLM). Depois de ter ficado para trás do Bitcoin na maior parte de 2020, Stellar surpreendeu investidores e analistas ao valorizar 200% no valor de mercado durante a primeira semana de janeiro de 2021, mostrando sinais de que este pode ser o ano para o maior concorrente de XRP. Sua capitalização de mercado atual é de $6,5 bilhões, com cada XLM sendo negociado a $0,3 no momento da escrita.

11. Binance Coin

Binance Coin (BNB) estava hospedado na rede Ethereum até o momento em que Binance DEX (uma plataforma como Ethereum) ficou online no ano de 2017. O Binance Exchange permite que seus usuários não apenas negociem BNB na plataforma, mas também usem a moeda nativa para executar negociações entre outras criptomoedas. Descontos consideráveis são oferecidos aos usuários que optam por pagar taxas de transação (pelos serviços da bolsa) no BNB. A rede Binance usa um sistema de Proof of Stake e o BNB tem valor de mercado de $6,5 bilhões.

Estratégias de Investimento

Quando se trata de investir em criptomoedas, você pode adotar uma abordagem de longo ou curto prazo. Ambos têm seus prós e contras e são adequados para determinados tipos de investidores, respectivamente.

Os investidores de longo prazo normalmente usam as estratégias Buy-and-Hodl e/ou Dollar Cost Averaging (SIP normalmente sendo o veículo de investimento). Acreditam na moeda e preferem permanecer investidos no longo prazo (6 meses +), para ganhos maiores, sem se preocupar com as oscilações do mercado no meio. Os negociantes de curto prazo preferem apostar nos movimentos do mercado do dia-a-dia para registrar lucros rápidos. Eles geralmente fazem isso alavancando a negociação por meio de produtos derivados de criptomoedas, como futuros, opções e CFDs. Estes produtos permitem-lhes especular sobre os movimentos do mercado e assumir posições compradas ou vendidas em conformidade. A negociação à vista e a negociação de arbitragem são algumas outras estratégias de curto prazo.

Além disso, existem outras estratégias de investimento em criptomoedas, como o copy trading, que permite aos operadores inexperientes monitorar e copiar as ações de ativistas experientes. Como resultado, eles aprendem, praticam e dominam várias abordagens de investimento, ao mesmo tempo que costumam contabilizar lucros ao mesmo tempo.

Além de usar uma estratégia de investimento testada e comprovada, você também deve aprender como realizar análises fundamentais e técnicas na criptomoeda em consideração. Existem vários tipos de ferramenta (s) de gestão de risco disponíveis no mercado para ajudá-lo a contabilizar lucros e impedir perdas na hora certa. Além disso, existem ferramentas de investimento disponíveis que podem ajudá-lo a ficar por dentro dos indicadores de mercado, gráficos de preços, tendências e padrões, para tomar decisões bem informadas.

Trading vs Compra de Criptomoeda

Comprar uma criptomoeda é mais uma abordagem de longo prazo (long term investment), enquanto a crypto trading é uma tarefa de curto prazo. O último é ideal para pessoas que têm um conhecimento profundo de negociação de criptomoedas e são capazes de absorver grandes perdas. Embora a compra de criptomoedas normalmente envolva o uso de uma criptomoeda convencional para comprar e possuir uma criptomoeda, a negociação é uma atividade especulativa em uma bolsa de corretagem, sem a necessidade de comprar e possuir qualquer moeda. Você pode usar vários instrumentos de negociação, como futuros, opções e CFDs (contratos por diferença) para essa finalidade. Uma plataforma de broker permite que você assuma posições bastante grandes (compradas ou vendidas) sem grandes exposições.

Usando um Exchange Vs um Broker

As bolsas simplesmente funcionam como intermediárias entre compradores e vendedores e cobram uma comissão por seus serviços. Os corretores, por outro lado, funcionam como intermediários entre o comprador/vendedor e o mercado de criptomoedas. A maior diferença entre os dois está nos tipos de negócios que oferecem. Com um corretor, você pode se dar ao luxo de negociar com alavancagem, usando instrumentos derivativos como futuros, opções e CFDs, enquanto as bolsas são principalmente negociações sem alavancagem. Uma bolsa fornecerá a você uma digital wallet onde as moedas podem ser armazenadas para negociação, enquanto uma plataforma de corretagem não exige nenhuma carteira, pois você está negociando com a diferença de preço e não com a moeda real. As melhores plataformas oferecem um punhado de ferramentas de investimento para seus clientes, incluindo gráficos de preços, ferramentas de estratégia, alertas de volatilidade, análise de desempenho, treinamento, tutoriais em vídeo, análise técnica, notícias de crypto, carteiras dedicadas e muito mais.

Observações Finais

Hoje, o principal motivo pelo qual as pessoas investem em criptomoedas é ganhar dinheiro, geralmente o mais rápido possível. No entanto, os riscos associados às criptomoedas também estão crescendo com o tempo. Portanto, uma abordagem bem pensada e bem calculada é sempre recomendada. Com isso em mente, apresentamos algumas das melhores criptomoedas para investir em 2021, bem como algumas estratégias e abordagens que você pode usar.

Prós e Contras de Investir em Criptomoedas

Prós

  • O mercado de criptomoedas nunca pára. Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Os investimentos são transparentes, com cada registro adicionado a um blockchain descentralizado.
  • Você não precisa investir em uma moeda completa e pode até comprar uma fração dela.
  • As criptomoedas têm alta liquidez, o que significa que você pode convertê-las rapidamente em uma moeda fiduciária de sua escolha.

Contras

  • Investir em criptomoedas em bolsas não KYC pode expô-lo ao risco de fraude.
  • As criptomoedas são altamente voláteis.

Perguntas frequentes

Eu preciso comprar uma moeda inteira?
Não, você pode comprar até mesmo uma pequena porção, pois a maioria das criptomoedas são altamente divisíveis.
Posso comprar qualquer moeda em qualquer bolsa?
A variedade de criptomoedas oferecidas pode variar de troca para troca.
É legal comprar criptomoeda?
Sim, comprar/vender criptomoedas é legal em muitas partes do mundo, inclusive nos Estados Unidos. No entanto, consulte as leis do seu país para confirmar.
A negociação de criptomoedas acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana?
Sim, as criptomoedas sendo descentralizadas, sua negociação não é limitada pelo horário bancário.
É possível rastrear as transações de criptomoedas?
Sim e não. Depende da criptomoeda. Por exemplo, é mais fácil rastrear Bitcoin do que Monero ou Zcash.
Os ganhos de criptomoedas são tributáveis?
Se os ganhos do crypto declarados serão tributados ou não, dependerá inteiramente do seu país de residência. Enquanto no Reino Unido e nos EUA, onde a criptomoeda é considerada propriedade, esses ganhos são tratados como ganhos (ou perdas) de capital, não há impostos em países como Portugal, Bielo-Rússia e Dinamarca.
Posso usar a criptomoeda para comprar produtos e serviços?
Algumas criptomoedas podem ser usadas para comprar todos os tipos de produtos e serviços, tanto online quanto offline.
Quem define os preços nas trocas de criptomoedas?
Os preços das criptomoedas em uma bolsa são determinados pelas negociações do comprador/vendedor.