A recente alta do preço do Bitcoin (BTC) atraiu um grande número de investidores e comerciantes que agora estão considerando seriamente o token BTC como um impulsionador de investimento. Isso significa que se tornou imperativo para esses indivíduos identificar e usar as melhores carteiras de Bitcoin para garantir que suas moedas sejam armazenadas de maneira segura e protegida.
Os usuários devem realizar uma revisão abrangente e completa de algumas das opções mais populares antes de finalizar uma carteira. Uma série de fatores, incluindo facilidade de uso, conveniência, preço e segurança devem ser avaliados para determinar as melhores carteiras de Bitcoin em 2021.
Com base em análises online e depoimentos de usuários, as seguintes carteiras Bitcoin oferecem o melhor equilíbrio entre segurança, desempenho, conectividade e facilidade de uso.
Uma carteira Bitcoin, ou uma carteira de criptomoeda (cryptocurrency wallet) em geral, é um programa de software ou um dispositivo de hardware usado para armazenar seus bitcoins de maneira segura. A maioria das carteiras, ou crypto wallet, tem a capacidade de interagir com a rede blockchain e podem gerar as informações relevantes que são necessárias para enviar e receber fundos digitais por meio de transações blockchain.
Seus tokens Bitcoin são tão seguros quanto sua carteira Bitcoin. Alguns negociantes ou entusiastas de criptomoedas mantêm posições de longo prazo, portanto, precisam armazenar seus tokens BTC por um longo tempo, por meses ou mesmo anos, antes de vender. Seu foco principal é a segurança robusta e inabalável e eles não dão tanta importância aos recursos de conveniência ou acessibilidade
Por outro lado, existem comerciantes e investidores que realizam negócios de curto prazo que requerem acesso imediato às suas moedas BTC. Embora a segurança ainda seja fundamental, eles precisam encontrar uma carteira que ofereça a combinação certa de segurança e acessibilidade. Diferentes carteiras Bitcoin oferecem diferentes tipos de recursos, portanto, você precisa fazer a escolha certa, garantindo que a carteira selecionada entregue exatamente o que você está procurando.
As carteiras Bitcoin vêm em diferentes tipos e podem ser categorizadas com base em vários fatores. A fim de identificar a carteira certa para as suas necessidades, você deve desenvolver uma compreensão de uma variedade de carteiras para que esteja em uma posição melhor para fazer a escolha certa.
Se uma carteira Bitcoin estiver conectada à Internet, ela será definida como uma carteira ativa. O termo ‘quente’ significa que está sempre pronto para ser acessado devido à sua conectividade online. Hot wallets são mais fáceis de usar, pois oferecem melhor acessibilidade. Eles são menos seguros em comparação com as carteiras frias, mas são mais fáceis de usar.
Por terem conectividade online, hot wallets são mais propensas a ataques cibernéticos e violações de segurança. Hot wallets são a melhor escolha para os comerciantes e investidores que fazem transações diariamente e não precisam segurar seus bitcoins por um longo período. Eles também são muito mais fáceis de configurar e garantem que seus fundos crypto estejam prontamente disponíveis.
Essas são aquelas carteiras Bitcoin que não estão conectadas diretamente à internet para garantir uma segurança robusta e infalível. Torna-se difícil para você acessar seus tokens BTC armazenados em carteiras frias, já que eles não têm conectividade online, mas isso também torna quase impossível para os cibercriminosos e hackers obterem acesso não autorizado às suas moedas. Como não há conectividade com a Internet, eles não podem capitalizar em qualquer exploração de segurança.
Carteiras frias são mais adequadas para comerciantes e investidores que desejam armazenar seus bitcoins por meses ou até anos. Esses investidores são freqüentemente chamados de ‘HODLers’, pois procuram manter suas moedas BTC por um longo período para garantir ganhos importantes. Eles não têm a necessidade urgente de acessar suas moedas e querem apenas que seus fundos de criptomoeda estejam seguros.
São carteiras frias que vêm na forma de um dispositivo físico que geralmente se parece com uma unidade flash. Essas carteiras tipo hardware wallet lidam com as chaves públicas e endereços individualmente e geralmente apresentam botões e uma tela para manobra. Não há bateria interna e eles podem ser conectados a um computador. Você pode acessar o dispositivo usando seu aplicativo de desktop nativo. As carteiras de hardware geralmente são as mais caras, mas oferecem a melhor segurança.
Essas são carteiras quentes que vêm na forma de programas de software e aplicativos móveis. Ao longo dos últimos anos, as carteiras de software tornaram-se cada vez mais avançadas, oferecendo segurança de ponta combinada com acessibilidade aprimorada e recursos de negociação para corretores de criptomoedas e investidores. Carteiras de software podem ser categorizadas em:
Este é outro tipo de carteira física que protege seus tokens BTC imprimindo as chaves em um formato de código QR. Eles mantêm suas chaves privadas ou private keys offline (offline storage), mas são os menos fáceis de usar de todos os tipos de carteira. Carteiras de papel ou bolsas costumavam ser muito populares antes do surgimento das carteiras de hardware, mas sua popularidade diminuiu desde então.
As carteiras Bitcoin permitem enviar e receber tokens BTC em conformidade com o protocolo Bitcoin. Uma carteira Bitcoin apresenta uma identificação digital exclusiva presente no blockchain Bitcoin para manter um registro de quantos bitcoins você tem. Cada carteira Bitcoin possui uma chave privada, que é necessária para transferir seus tokens para fora da carteira para fazer uma compra ou uma troca. Os endereços das carteiras Bitcoin são públicos, mas suas chaves privadas são confidenciais e são protegidas pelo proprietário da carteira para garantir a melhor segurança. As carteiras Bitcoin são acessadas pela internet, desktop, laptop, dispositivos de hardware e aplicativos móveis.
Você deve ter em mente que os tokens BTC não são armazenados na própria carteira. Cada token BTC existe realmente no blockchain e, em vez de possuir um Bitcoin específico ou parte dele, você realmente possui a combinação de suas chaves públicas e privadas que permitem acessar o referido Bitcoin. Se você pretende gastar os bitcoins presentes em sua carteira, precisa ter o endereço público da carteira da pessoa para a qual deseja enviar seus tokens.
Antes de fazer a escolha final sobre sua carteira Bitcoin preferida, você deve garantir que avaliou uma infinidade de fatores-chave e que sua escolha atenderá às suas necessidades. Alguns desses recursos principais são:
Se você deseja armazenar seus bitcoins de maneira segura e protegida, uma carteira Bitcoin é a opção ideal. A verdadeira questão é qual? Você precisa avaliar uma série de fatores como segurança, facilidade de uso e acessibilidade para tomar uma decisão final.