Como investir em Bitcoin em 2025

By Alice Leetham - Atualizado 04 setembro 2024

Criado em 2009 para substituir as moedas em circulação tradicionais, o Bitcoin não obteve muita força até o final de 2017, quando quase quebrou a barreira do preço de 20 000 $. Todavia, a introdução de novos tokens criptográficos e legislação reguladora reteve o Bitcoin por alguns anos, com imensa flutuação de preços. Nas últimas semanas de dezembro de 2020, o preço do Bitcoin presenciou os maiores ganhos de todos os tempos, com o Bitcoin a atingir o ponto mais alto de mais de 28 300 $. No momento em que este artigo foi escrito, o token BTC está a ser negociado em torno de 60 000 $.

O Bitcoin é uma rede de blockchain descentralizada que conta com um protocolo de prova de trabalho para autorizar transações. Essas transações são absolutamente imutáveis e, não podem ser alteradas ou excluídas sem consenso. Os indivíduos que participam do processo de autorização e verificação são recompensados com tokens BTC. O fornecimento total é limitado a 21 milhões de bitcoins.

4 Maneiras para Investir em Bitcoin

Se está a procurar investir em Bitcoin a longo prazo ou para ganho monetário de curto prazo, precisa de estar ciente de todos os métodos que pode usar para começar a  investir em Bitcoin e outras criptomoedas.

1. Bitcoin por Meio de uma bolsa

Se deseja investir em Bitcoin a longo prazo, a maneira ideal de comprar e vender Bitcoin é por meio de uma bola de criptomoedas. Essas são plataformas digitais que vendem moedas BTC diretamente para que possa possuí-las, mantê-las e vendê-las quando quiser. Dito isso, é preciso ter em mente que, para manter ou armazenar Bitcoin por meses, precisará de uma carteira digital compatível. Existem dois tipos diferentes de carteira que pode obter:

  • Hardware Wallets – São dispositivos físicos, como flash drives, e contêm hardware que os desconecta completamente do mundo exterior. Isso significa que eles não podem ser acedidos por nenhuma rede. É por isso que as “hardware wallets” (ou carteiras frias) são a maneira mais segura de armazenar bitcoins e outras criptomoedas. A Trezor e a Ledger Nano S são duas das principais carteiras de bitcoins.
  • Software Wallets – Surgem na forma de sites, aplicações da web e aplicações de computador. Oferecem menos segurança em comparação com as carteiras de hardware, mas são mais convenientes de usar e tornam os tokens Bitcoin mais acessíveis para negociação. Algumas das principais carteiras de software para armazenamento de bitcoins incluem Coinbase, Atomic Wallet, Edge e Exodus.

2. Compre ações de Bitcoin por meio de uma bolsa

Muitas das pessoas que são novas no investimento em criptomoedas, como Bitcoin, ficam desanimadas muitas vezes com o seu preço alto. Por exemplo, no momento em que este artigo foi escrito, um único token BTC vale mais do que 60 000 %, o que significa que não haverá muitas pessoas que possam investir em um token Bitcoin inteiro. No entanto, não precisa de ficar desanimado!

Com uma moeda digital como o Bitcoin, não precisa de comprar a unidade inteira do ativo digital ou moeda. Por exemplo, a menor unidade de Bitcoin é chamada de ‘Satoshi‘, que é igual a 0,00000001 BTC. Com o preço atual da Bitcoin, e levando em consideração a alta inconsistência do preço, vale menos do que um centavo. Isso significa que pode começar a investir em quantidades menores do que pode pagar. Tudo que precisa fazer é:

  • Selecionar a sua corretora de Bitcoin favorita entre as que recomendamos.
  • Registar-se na bolsa e passar pelo processo de registo.
  • Investir em Bitcoin de acordo com as suas necessidades financeiras.

É importante ter em mente que investir em Bitcoin incorre em uma taxa de rede, uma vez que a transação deve ser processada. É por isso que deve comprar BTC suficiente para cobrir as suas despesas; caso contrário, acabará a pagar mais em termos de taxas do que de lucro. Se não quiser lidar com a taxa de rede, existem outros métodos para investir em Bitcoin listados abaixo.

3. Negoceie Bitcon por meio de uma corretora

As corretoras de criptomoedas também são plataformas digitais, mas ao contrário das bolsas de Bitcoins, eles não vendem Bitcoins ou outras criptomoedas diretamente. Pelo contrário, permitem que invista no token da sua escolha, fazendo previsões sobre os seus preços. Isso é feito por meio de uma ampla gama de instrumentos financeiros, o mais popular é o Contrato por Diferença ou CFD. Outros instrumentos incluem opções, futuros e ETFs.

As corretoras de Bitcoin são a melhor opção para os investidores que não querem manter tokens BTC por muito tempo e apenas querem lucrar com a inconsistência dos preços, que não é oferecida por moedas tradicionais Forex.com. Outro ponto positivo de investir por meio de uma corretora é que não precisa de obter uma carteira de bitcoin nem de gerir os seus tokens BTC.

4. Invista em ETF’s de Bitcoin

Um ETF ou “Exchange Traded Fund” é um instrumento financeiro que agrupa uma variedade de ações e outros ativos digitais para minimizar o risco de negociação. Os ETFs são criados e geridos ao selecionar deliberadamente os ativos que provavelmente terão um bom desempenho no futuro com base no seu desempenho histórico, indicadores de mercado e outros fatores. Isso garante que, mesmo que um ou dois ativos não apresentem nenhum aumento dos seus preços, a perda seja compensada pelo desempenho de outros ativos. A ideia de um ETF é garantir que o seu investimento tenha uma probabilidade muito alta de resultar em lucro líquido positivo.

Se a sua ideia é investir em Bitcoin, mas também deseja gerir o seu próprio risco, investir em um ETF de Bitcoin é uma ideia inteligente. Pode fazê-lo por meio do mercado de ações tradicional, bem como de muitas plataformas digitais, como corretoras que oferecem ETFs de Bitcoin. Também pode investir num ETF que abranja apenas, se não quiser diversificação na classe de ativos.

Compre Bitcoin hoje!

O que considerar antes de investir em Bitcoin

Antes de investir em Bitcoin, certifique-se que está ciente de todos os principais fatores que podem afetar as decisões de preço e investimento. Algumas das principais considerações incluem o seguinte:

Taxas

O primeiro fator que deve ter em mente são os custos de transação, que incluem uma variedade de taxas e encargos. Se estiver a usar uma bolsa, significa que está a comprar tokens Bitcoin diretamente, o que implicará em uma taxa de rede. Por exemplo, no momento em que este artigo foi escrito, a taxa média de transação do Bitcoin estava perto dos 20 $ por transação. Isso pode ser afetado pela procura e pelo preço do token BTC. Além disso, a bolsa pode exigir que pague uma taxa pelos serviços, incluindo taxas de depósito e levantamento, taxa de carteira e taxas de inatividade.

Por outro lado, se estiver a investir por meio de uma corretora ou a adquirir um instrumento financeiro para apostar no preço do BTC, não terá que pagar a taxa de rede. No entanto, precisa de cobrir o custo de comissão, taxas de transação, taxa de depósito e levantamento, taxa de carteira e taxa de inatividade. Além disso, lembre-se de que o banco ou o processador de pagamentos também pode deduzir as taxas de serviço. É por isso que é importante definir uma estratégia de investimento que cubra todos os custos e, ao mesmo tempo, forneça uma margem de lucro saudável.

Riscos

Assim como qualquer outra classe de ativos, o Bitcoin também vem com o próprio conjunto de riscos. Por ser um ativo digital relativamente novo, precisa de garantir que está a gerir o seu próprio risco de maneira eficaz. Alguns dos principais riscos que precisa considerar incluem:

  • A inconsistência do mercado e dos preços pode mudar da noite para o dia. Pode superá-lo ao proteger o seu investimento em bitcoin por meio de ETFs ou investir em diferentes tokens mais promissores.
  • A falta de supervisão reguladora pode levar a perdas financeiras ou mesmo a fraude. Para superá-lo, confie em bolsas ou corretoras que cumpram os regulamentos de Anti Lavagem de Dinheiro (AML) e que usem o método “Conheça o seu cliente (KYC)” para proteger os seus dados e fundos.
  • Desafios de segurança cibernética, como hacking e violação de dados. Pode evitá-lo ao garantir que os seus tokens BTC são armazenados em uma carteira Bitcoin segura e de confiança, como a Ledger Nano S ou a Coinbase.

Métodos de Pagamento

Outro aspeto do investimento em Bitcoin é escolher o método de pagamento correto, pois pode melhorar ou piorar a sua experiência de investimento. Os métodos de pagamento mais populares usados para investir em Bitcoin incluem:

  • Invista em Bitcoin com dinheiro

Se quer investir em Bitcoin com dinheiro, encontre a caixa eletrónica Bitcoin mais próxima. Pode contar com o CoinATMRadar.com para encontrar a caixa eletrónica Bitcoin mais próxima para investir em BTC.

  • Invista em Bitcoin com cartão de crédito/débito

Outra opção é usar cartão de crédito ou débito para investir em Bitcoin, já que todos os criptomoedas e bolsas aceitam este método de pagamento. Pode fazer um pagamento instantâneo, mas também pode ser relativamente caro.

  • Invista em Bitcoin com transferência bancária

Para investir em Bitcoin por meio de transferência bancária, o primeiro passo é verificar se a bolsa ou corretora selecionada oferece suporte para o método de pagamento no seu país. Embora a transferência bancária seja lenta, geralmente também é a opção de pagamento mais acessível.

  • Invista em Bitcoin com criptomoedas

Se possui outros altcoins, como ETH ou XRP, pode usá-los para investir em Bitcoin através de uma bolsa. Lembre-se de que há uma taxa de câmbio envolvida, que pode ser inconstante dependendo da proposta do momento.

Porquê investir em Bitcoin?

Você é a melhor pessoa para decidir se deve ou não começar a investir. No que diz respeito aos mercados digitais, atualmente, o Bitcoin tem tudo a seu favor – desde preço e sucesso tecnológico até propostas e exageros da internet. Dito isso, alguns dos principais motivos para investir em Bitcoin incluem:

  • A criptomoeda é líder com mais de 60% de participação no mercado das criptomoedas.
  • Provavelmente irá permanecer com sucesso sustentável nos próximos dez anos.
  • Há uma enorme fé na tecnologia e nas criptomoedas por líderes de opinião, analistas, influenciadores e celebridades.
  • A criptomoeda mais popular e conhecida do mundo.
  • O maior preço de todos os tempos, de 64 899 $, com a maior capitalização de mercado.
  • Inconstante o suficiente para o day trading e short selling, além dcom o potencial a longo prazo para aqueles que desejam “hodl”.

Resumo de Investimentos em Bitcoin

Se procura investir em Bitcoin, existem várias maneiras eficazes de o fazer. Cada método de investimento tem os seus prós e contras, e precisa de avaliar os seus próprios objetivos de investimento, estratégias, capital acessível e tempo disponível para identificar o melhor método de investimento possível. Isso irá permitir que aproveite o seu tempo e recursos financeiros da maneira mais eficaz para otimizar o retorno de lucro. Leia também nosso artigo sobre como comprar Bitcoin, onde detalhamos tudo que você precisa saber.