Como minerar Bitcoin Cash em 2025

By Shameel Kazi - Atualizado 21 janeiro 2022

A mineração é a forma como as criptomoedas protegem sua rede e criam novas moedas. É feita através da resolução de cálculos complexos para demonstrar que os mineradores trabalharam nela, daí o nome “Prova de Trabalho (PoW)”. O Bitcoin Cash, um “fork” (bifurcação) da cadeia de bloqueio original do Bitcoin, utiliza PoW, e seus mineradores desempenham um papel fundamental. A mineração pode ser feita usando seus próprios computadores ou juntando-se a um grupo de outros mineradores para consolidar o poder computacional a fim de alcançar maior sucesso.

Índice

Explicando a mineração do Bitcoin Cash

Este tutorial explicará em detalhes como você pode iniciar a mineração de Bitcoin Cash. Antes de começarmos a mineração, porém, você precisará entender algumas coisas básicas sobre a própria mineração.

O que é a mineração do Bitcoin Cash?

Tradicionalmente, o fluxo de dinheiro tem sido controlado por duas entidades: o banco central controlado pelo governo que emite as novas unidades monetárias, e bancos regulares que enviam e recebem dinheiro em seu nome em suas contas. Atuando como autoridades e intermediários, eles têm controle total sobre o movimento do dinheiro. Os bancos centrais podem criar tantas notas e moedas quantas acharem conveniente, criando inflação, enquanto outros bancos podem bloquear suas transações e até mesmo suspender suas contas, tomando suas finanças como reféns.

O Bitcoin Cash (BCH) é uma criptomoeda que funciona na crença de que um indivíduo deve ter total controle de seu dinheiro, e que nenhuma outra parte deve ter uma palavra a dizer sobre o armazenamento ou uso desses fundos. A mineração é um processo através do qual todas as transações são validadas, retirando aos bancos seu poder como árbitros de transações. 

Os mineradores têm cópias completas dos livros razão e os atualizam em lotes, chamados blocos. Estes blocos são então propagados na rede para que outros mineradores possam atualizar seus livros razão. Os blocos são criados através da solução de problemas criptográficos usando o poder computacional, que é um equivalente digital de extrair fisicamente um recurso, daí o termo mineradores. Assim como a mineração física no mundo real resulta na descoberta do recurso pelo minerador, os mineradores de Bitcoin Cash são recompensados com moedas BCH cunhadas recentemente. Isto é responsável pela emissão de moeda, o que também obscurece os bancos centrais. 

Porque é que os mineradores de Bitcoin Cash são tão importantes?

Como explicado no início, os mineradores de Bitcoin Cash são a espinha dorsal da rede, pois não apenas atualizam o livro razão, mas garantem a segurança de todo o sistema. Antes da existência das criptomoedas modernas, tentativas anteriores fracassaram devido a questões de “gastos duplas”, o que permitiria aos participantes usar sua moeda digital duas vezes em duas transações diferentes. Ambos os receptores receberiam seu dinheiro, com o segundo duplicado. A criação de mais dinheiro a partir do nada iria corroer todo o esquema.

Para garantir que isso não aconteça, toda e qualquer transação deve ser validada pelos mineradores antes de ser recebida pela outra parte. Uma transação validada é “hashed”, ou codificada na cadeia de blocos, e transmitida na rede para que outros mineradores atualizem seus registros em lotes de blocos. Uma vez confirmada a transação, o valor é deduzido da carteira do remetente e creditado ao receptor. O livro razão atualizado fornece a cada minerador as mesmas informações e, portanto, não é possível usar duas vezes as mesmas moedas.

A fim de garantir que os mineradores também sejam sinceros e não enganem a rede Bitcoin Cash, eles devem provar que realmente trabalharam para ela. Isto é conseguido através da resolução de quebra-cabeças matemáticos sob o consenso da Prova de Trabalho (PoW). Como os mineradores gastam energia elétrica e tempo para resolver os quebra-cabeças (conhecidos como hashes), eles são compensados com as recompensas de blocos e as taxas de transação associadas. O poder computacional do Bitcoin Cash é medido em hashes por segundo. Quanto mais mineradores e potência de computação são dedicados à rede, maior é a taxa de hashrate. Para assegurar que a concorrência permaneça forte, o BCH ajusta a complexidade dos problemas matemáticos à medida que mais mineradores e potência são adicionados, ao mesmo tempo em que a reduz no caso dos mineradores deixarem a rede. Isto mantém o tempo necessário para verificar um bloco constante.

Limitações da mineração do Bitcoin Cash

O Bitcoin Cash é um “fork” (bifurcação) da rede original do Bitcoin. Durante o final da primavera de 2017, o Bitcoin estava enfrentando problemas de escalabilidade. Com o aumento de sua popularidade, toda a cadeia de bloqueio estava sob pressão. Com um teto de 1MB por bloco, o número de transações que podiam ser observadas em cada bloco era muito baixo para que a rede mantivesse sua velocidade. Surgiu uma discordância na comunidade de desenvolvedores sobre como resolver este problema. Um grupo queria aumentar o limite de tamanho do bloco para 8MB. Com os dois campos não se reconciliando, eles se separaram, com a Bitcoin Cash começando seu próprio capítulo da cadeia de blocos com um tamanho de bloco maior, que desde então aumentou para 32MB agora.

Além do tamanho do bloco, a Bitcoin Cash tem todas as limitações de mineração de sua cadeia Bitcoin mãe. É deflacionária, com 21 milhões de moedas que podem ser criadas, e retém o tempo de produção do bloco de 10 minutos. A BCH usa o mesmo algoritmo de hashing SHA-256, também. A recompensa também é reduzida pela metade a cada quatro anos aproximadamente, com uma recompensa de 6,25 blocos de BCH para os mineradores. O tempo de produção do bloco de 10 minutos é garantido através da dificuldade variável da mineração: quando mais potência é comprometida, os quebra-cabeças matemáticos aumentam em complexidade para reduzir o tempo de volta ao intervalo de 10 minutos. Da mesma forma, se o hashrate cai, as equações são facilitadas para manter o tempo de criação do bloco.

Dicas para minerar Bitcoin Cash de forma eficiente para gerar lucros

Com o entendimento básico da mineração, você pode iniciar sua própria operação de mineração Bitcoin Cash. Considerando o hashrate da BCH nos dias de hoje, a mineração individual só será lucrativa se você tiver um orçamento muito grande e puder comprar várias máquinas para trabalhar em conjunto, combinando poder. Usar máquinas menores, mesmo que potentes, já não é viável. O consumo elétrico das plataformas de mineração e dos sistemas de refrigeração seria extremamente alto e é improvável que você consiga obter uma recompensa em bloco, dada a potência total de hash da rede. A melhor opção é juntar-se a uma piscina de mineração Bitcoin Cash ou usar soluções de mineração em nuvem.

Explicação dos aspetos técnicos da mineração do Bitcoin Cash

Para minerar Bitcoin Cash com rentabilidade, você deve primeiro entender o que é hashrate e como isso pode afetar sua capacidade de minerar.

O hashrate do Bitcon Cash, simplificado

  • O que significa hashrate?

O hashrate é a capacidade ou poder computacional que pode resolver os quebra-cabeças matemáticos necessários para encontrar um bloco. O hashrate de uma rede de cadeias de blocos reflete o poder computacional total que está sendo dedicado ao ecossistema. Ele é medido como o número de hashes sendo executados a cada segundo (H/s).

  • Por que um hashrate alto é importante?

Uma maior hashrate significa que suas máquinas de mineração têm mais poder de computação e, portanto, uma maior chance de resolver as equações e obter as recompensas por minerar com sucesso um bloco. Com mais computadores e mineradores entrando na rede, o hashpower total aumentará. O código de Bitcoin Cash compensará o maior hashrate e ajustará a dificuldade de mineração de modo que os blocos ainda sejam criados a uma média de 10 minutos e vice-versa.

O hashrate também pode ser interpretado como a saúde da rede BCH. A descentralização significa que nenhuma entidade ou grupo pode tomar conta da rede. Para fazer isso, seria necessário ter controle sobre a maioria do poder. Isto é chamado de um ataque de 51%. Com hashrates mais elevados, é mais difícil uma quebra na segurança, pois torna-se altamente impraticável cooptar 51% da hashrate, devido ao aumento do hardware e dos custos de funcionamento.

  • Como é medido o hashrate?

Como todas as medidas de qualquer coisa relacionada a computadores, o hashrate é medido em múltiplos de 1024 por segundo, ou seja, kilohashes/s, megahashes/s, terahashes/s e assim por diante. O Bitcoin Cash está aproximadamente a 1,6 exahashes/s (1,6 Eh/s), o que significa que os mineradores estão calculando 1,6 quintilhões de cálculos por segundo. 

Poder de processamento: CPU e GPU

Nos primeiros tempos da mineração de Bitcoin, não havia muitos computadores minerando e era possível extrair com computadores de mesa e portáteis normais, usando a energia disponível no CPU. Mais tarde, as pessoas perceberam que suas placas gráficas, ou GPUs, eram mais potentes do que os CPUs e começaram a desenvolver software de mineração.

Com o passar do tempo, porém, mais e mais desenvolvimento ocorreu na comunidade de mineração, e os mineradores começaram a usar “Field Programmable Gate Arrays (FPGAs)” e sondas de computação dedicadas, chamadas “ASICs (Application Specific Integrated Circuits)”, a fim de maximizar o desempenho e a eficiência da mineração. Este é o caso da BCH e resultou em um hashpower astronômico para a rede. Isto significa que, para competir razoavelmente por recompensas de blocos, os mineradores individuais precisam de um hashrate muito alto.

Hashrate necessário para minerar Bitcoin Cash de forma rentável 

Fonte: CoinWarz.com

Mesmo com sua menor hashrate, a rede Bitcoin Cash nunca caiu abaixo de 185 petahash/s. Os ASICs, com o maior poder de hash, sempre foram a única forma de minerar BCH, uma vez que se bifurcou da cadeia original da Bitcoin após os ASICs terem afirmado seu domínio. As opções de mineração em pools ou em nuvem também têm suas próprias complexidades, e você deve ter muito cuidado ao selecionar a opção certa, para não correr o risco de perdas.

Prós e contras da mineração de Bitcoin Cash

Prós

  • As recompensas do bloco podem ser muito lucrativas e, como minerador, você pode ganhar bom dinheiro
  • As recompensas pela mineração bem-sucedida também são complementadas pelas taxas de transação
  • Escolher uma boa pool de mineração pode aumentar suas chances de recompensa em bloco
  • A rede Bitcoin Cash é assegurada por seus empreendimentos de mineração
  • ASICs desatualizados são vendidos em segunda mão, já que a demanda existe para outras redes

Contras

  • Um alto hashrate significa que você pode perder dinheiro se não conseguir competir
  • Os ASICs requerem uma fonte de energia pesada, o que aumenta sua conta da luz
  • As pools podem reduzir sua recompensa, já que é distribuída entre os membros

Tutorial de mineração do Bitcoin Cash - Como começar?

Agora você tem uma ideia justa do que é mineração, incluindo seus pontos técnicos como o hashrate, você pode iniciar seu próprio projeto de mineração Bitcoin Cash. Se você estiver interessado em mineração através de ASICs, seja como minerador autônomo ou juntando-se a uma pool de mineração, você deve saber qual equipamento é mais adequado para você.

Melhor hardware para minerar Bitcoin Cash

Ao decidir selecionar o hardware que você deseja extrair o Bitcoin Cash, você deve tentar colocar suas mãos nas máquinas mais potentes, pois elas oferecem mais chances de encontrar um bloco com sucesso e ganhar as recompensas. Entretanto, existem outros fatores, tais como o investimento inicial, os requisitos de refrigeração e sua taxa elétrica, que você deve levar em consideração. Aqui estão algumas máquinas de mineração que você pode achar interessantes.

Para um iniciante que não está pronto para investir pesado, você pode conferir a Avalon6, que custa cerca de 650 dólares na Amazon. A máquina não é muito potente em comparação com as outras no mercado, bombeando 3,5 TH/s e consumindo 1kW de eletricidade a cada hora.

Se você acha que o Avalon6 pode não ser adequada para você, você pode conferir o DragonMint T1. É um ASIC mais moderno que pode lhe dar até 16 TH/s, mas consome muito mais energia. O DragonMint T1 é uma máquina cara e o aumento de 4,5x na potência sobre o Avalon6 se traduz em quase três vezes e meia no custo, chegando aos 2767 dólares no mercado. A máquina tem uma demanda muito maior e você pode ter de esperar um pouco antes de poder colocar as mãos em uma, pois ela tem uma longa lista de espera.

Você pode fazer tudo em uma plataforma de mineração comprando o Antminer S19 Pro, talvez o mais poderoso Bitcoin Cash Mining ASIC. Esta fera de hashrate consegue um espantoso 110 TH/s. O poder superior vem com um preço mais alto, com o S19 Pro que chega aos 3770 $.

Há muitas outras máquinas de mineração no mercado. Você deve verificar seus hashrates e o consumo de energia. Use uma boa calculadora de mineração (há muitas disponíveis online gratuitamente) para inserir dados, incluindo suas taxas de utilidade para descobrir qual máquina terá as maiores chances de lhe dar lucros.

Outros custos a considerar

Há uma série de custos associados com os mineradores do ASIC. Antes de tudo, é preciso entender que máquinas como estas são vendidas como unidades autônomas e muitas nem mesmo vêm com fontes de alimentação. A fonte de alimentação do S1 Pro pode acrescentar até 150 $ ao seu investimento.

A sua localização é outro fator importante. Primeiro, o que você deve verificar é o quanto sua empresa elétrica está lhe cobrando. Os países ocidentais tendem a ter taxas mais altas e lugares como a China têm as mais baixas. Em segundo lugar, seu armazenamento e refrigeração entram em jogo. As áreas urbanas são mais quentes e isto pode equivaler a mais exigências de resfriamento. Climas mais frios podem ajudar a reduzir drasticamente este custo, mas isso pode ser compensado se você comprar máquinas maiores que tenham ventiladores mais pesados.

É provável que você se junte a uma pool de mineração, portanto, verifique também a localização física deles. Quanto menos custos tiverem, maiores serão os pagamentos que receberá.

Comece a minerar!

Com todo o hardware agora instalado, você pode começar a mineração imediatamente. Tudo o que você precisa é uma carteira de Bitcoin Cash onde você pode armazenar suas recompensas e o software necessário para operar as máquinas. O Bitcoin Cash usa a mesma codificação SHA-256 de seu código original Bitcoin e, portanto, você pode usar qualquer software de mineração projetado para tal.

O BTCMiner é uma escolha muito popular, provavelmente por ser livre de licença. Ele vem com uma interface USB e pode ser facilmente configurado para a mina Bitcoin Cash. O CGMiner também é um software de mineração preferido. Ele vem com alguns recursos avançados, como monitoramento remoto, permitindo que você controle seus dispositivos de qualquer lugar. Se você é um usuário Apple, você deve verificar o RPC Miner, que suporta iOS.

Se você estiver interessado em uma pool de mineração, há várias. BTC.com, F2Pool, ViaBTC e Bitcoin.com são algumas das maiores pools de BCH. Algumas delas permitem até a mineração de várias moedas para que você possa até mesmo ganhar outras criptomoedas quando se juntar a elas.

Solução e serviços de mineração

O poder da descentralização também significa interconectividade e isso é algo que os mineradores vêm explorando há muito tempo. Os hashrates da BCH significam que você provavelmente nunca terá nenhum lucro se você tiver apenas algumas poucas máquinas de mineração para usar. A melhor solução para os mineradores hoje em dia é reunir e reunir seu poder computacional, daí o nome “pool mining“.

O poder combinado lhe dá a vantagem de obter recompensas, pois o hashrate da pool lhe dá uma chance maior de minerar com sucesso um bloco. Entretanto, como você está contribuindo apenas com uma parte do poder, sua parte da recompensa será muito menor, embora mais regular. Há três maneiras de os pools de mineração determinarem as recompensas dos participantes:

  • Pagamento por ação (PPS): O método mais simples, ele lhe garantirá um pagamento fixo baseado na contribuição de suas plataformas, independentemente de um bloco ser minerado ou não. Isto lhe dá um fluxo constante de renda, mas com a desvantagem de ceder seu direito de participação nas recompensas do bloco.
  • Pagamento integral por ação (FPPS): No FPPS, você tem garantia de pagamento constante, assim como sua contraparte de PPS, mas com uma taxa mais baixa. Isto é compensado com o compartilhamento de qualquer taxa de transação que a pool ganha. As recompensas por bloco ainda não fazem parte do pacote.
  • Pague por últimas N Ações (PPLNS): Um sistema de pagamento de risco muito maior, o PPLNS não oferece nenhum pagamento fixo ou compartilhamento de taxa de transação. Somente as recompensas em bloco reais são compartilhadas com os participantes. O risco maior é compensado com uma chance de um pagamento maior.

Uma vez que você determine qual grupo de empresas deseja participar, você pode dirigir-se ao site deles e registrar-se. Seu registro incluirá instruções sobre como conectar seu software de mineração com a pool.

Para as pessoas que querem minerar, mas que não têm o investimento inicial para possuir e administrar mineradores ASIC, têm outra opção: a mineração em nuvem. Na mineração em nuvem, você aluga poder computacional de outra pessoa ou grupo, pagando mensalmente (ou semanalmente/diariamente). Você compra um contrato por um período de tempo pré-determinado e o proprietário do ASIC faz toda a mineração para você. O contrato inclui todos os direitos necessários e acesso às recompensas que você pode esperar. Um conselho: a mineração em nuvem quase sempre tem uma cláusula onde o fornecedor de hash pode rescindir o contrato se lhe convier, portanto, fique atento também a isso.

O Bitcoin.com, além da pool de mineração, também oferece diferentes pacotes de mineração em nuvem. Um pacote básico custará quase 140 $ por ano, com uma taxa de 2 TH/s e um retorno esperado de 197,44 $. Seu maior pacote custa quase 2100 $, oferecendo a você 30 TH/s por um ano e retornado quase 2360 $.

A IQ Mining oferece atualmente o maior pacote de todos, o contrato Diamond dedicando um petahash completo por segundo para você, a um custo de 76 050 $por ano e dando a você 98 570 $ como pagamento.

Onde guardar minhas moedas após a mineração?

As criptomoedas conquistadas requerem uma carteira. Existem diferentes tipos de carteiras que você pode usar, cada uma com seus próprios prós e contras. 

Assegurar que você use uma carteira segura e respeitável está no coração de qualquer operação de mineração, pois as violações de segurança podem custar a você todo o seu investimento. Aqui está nossa lista das melhores carteiras Bitcoin Cash que você pode usar.