O trading, ou negociação, é uma ação que exige bastante técnica e conhecimento do mercado. Ser trader exige bastante dedicação, tanto para aprender sobre o mercado, quanto para analisar todas as recentes sinalizações e decidir o melhor momento para comprar ou vender.
Para ajudar os iniciantes, servir como ferramenta de auxílio aos experientes ou simplesmente ser usado para traders com pouco tempo ou paciência, foram desenvolvidos os robôs de trading.
Teoricamente, esses robôs se demonstram mais eficientes do que traders humanos por se basearem única e exclusivamente em uma lógica adotada depois de uma extensa análise sobre a volatilidade do mercado. Já traders humanos estão suscetíveis a FUD, medo e pânico.
Não existe mágica na negociação utilizando robôs, eles simplesmente realizam a mesma atividade que os traders, porém, de forma automática e constante. Os robôs são programados com um algoritmo que analisa as tendências do mercado e como a volatilidade se comporta. A partir disso, ele realiza ordens de compra e de venda entre ativos baseado em como o mercado se comportou nos casos utilizados em sua programação.
Existem também os robôs que trabalham com arbitragem. Esses funcionam de forma similar, mas ao invés de trabalharem com ordens de venda e compra de diferentes ativos, trabalham com compra e venda entre corretoras, comprando na mais barata e vendendo na mais cara para gerar lucros em cima das operações.
Vasculhando pelo criptomercado, será possível encontrar diferentes opiniões sobre os robôs de trading. Muitos elogiam a eficiência destes sistemas e a capacidade de gerar lucros, já outros criticam o novo sistema e dizem que os traders humanos não são substituíveis. O que podemos afirmar com certeza é que esse sistema de negociação tem seus limites.
Por enquanto não existem robôs de negociação capazes de aprender sozinhos e se adaptar (mas essa realidade pode estar próxima com o crescimento do aprendizado de máquina). Isso quer dizer que, pelo menos por enquanto, os robôs têm os seus parâmetros determinados pela programação, e se o mercado se comportar de forma inesperada, eles não serão capazes de se adaptar.
Caso o robô atinja algum tipo de “limite” onde sua programação entra em conflito com o movimento real do mercado, é possível que ele tome decisões erradas e tenha prejuízo, além de ser necessária uma atualização manual da sua programação.
Porém, essas são situações relativamente difíceis de acontecerem e por enquanto os robôs mantêm um bom histórico, com estimativas de acertos em 8 a cada 10 operações.
Os robôs também podem operar 24h por dia, diferente dos traders humanos, mesmo essa não sendo uma tática de negociação muito recomendada.
De forma geral, sim! Os robôs são confiáveis! Basta você optar por empresas idôneas ou contar com robôs com uma equipe de desenvolvimento séria. Porém, vale a pena ficar de olho em promessas exuberantes! Por mais que os robôs sejam eficientes, eles não são capazes de oferecer lucros de 30% ao mês.
Desconfie de qualquer empresa que ofereça esse tipo de margem, podemoa afirmar que a maioria delas senão todas são golpes.
O Guia do Bitcoin realizou o review de diferentes robôs de trades encontrados no mercado. Você pode aprender sobre cada um nos nossos artigos:
Abaixo está uma lista de robôs que irão negociar Bitcoins e outras criptomoedas por você:
As opções binárias são uma forma de negociação muito mais nova do que o que estamos acostumados. Ela surgiu em 2008 e foi regulamentada apenas em 2013, sendo tão nova quanto a onda das criptomoedas.
A grande diferença dessas opções é que elas têm a oportunidade de trazer mais lucro do que no trade tradicional. Porém, com a maior oportunidade de lucros vem maiores riscos de prejuízo.
As opções binárias, como o nome indica, permitem que o investidor trabalhe com duas possibilidades: Alta (Call) ou Queda (Put). E o sistema de investimento funciona de forma bem parecida com uma aposta. Ao analisar a situação do mercado, o investidor aposta em uma queda ou uma alta em um determinado período de tempo.
Se o ativo seguir a tendência escolhida, o investidor pode ter um retorno de até 85%. Porém, se o mercado seguir na direção contrária, ele perde 100%.
Existem diferentes tipos de investimento em opções binárias e que possuem suas características próprias. Por ser um tipo de investimento de alto risco, é preciso ter muito conhecimento sobre o mercado antes de apostar em alguma opção.
Há também robôs que fazem esse tipo de negociação. Eles funcionam com o mesmo princípio dos robôs de trading, com uma programação que analisa todo o comportamento do mercado para conseguir prever qual vai ser a próxima movimentação.
Também temos um artigo completo para você aprender com detalhes como funcionam as opções binárias:
Binary Options