Compre ou venda CFDs com o Plus500. 82% das contas de investidores de varejo perdem dinheiro ao negociar CFDs com este provedor. Você deve considerar se pode se dar ao luxo de correr o alto risco de perder seu dinheiro

Como minerar Ravencoin em 2024

Abrir conta
By Shameel Kazi - Atualizado 01 março 2022

O Ravencoin (RVN), lançado em 2018, é uma moeda atrativa para a qual muitas pessoas se voltaram quando procuravam se beneficiar de opções de mineração baratas. Com a mineração de Bitcoin, em grande parte, fora do alcance dos principiantes, e com a mudança do Ethereum para um protocolo de “Prova de Participação”, moedas como RVN estão provando ser a próxima joia.

Como minerador, você não está apenas processando transações, mas protegendo a rede à medida que cria novas moedas. Você pode extrair esta moeda de forma lucrativa ou juntar-se a um grupo de mineração para aumentar ainda mais suas chances de sucesso. Este tutorial detalha como minerar Ravencoin, incluindo o que você precisa para ser lucrativo.

Índice

Explicando a mineração do Ravencoin

Já mencionamos que o Ravencoin é uma das muitas moedas menores que atraem grande interesse por parte dos mineradores. Nas subseções abaixo, olhamos o que é a mineração do Ravencoin, com detalhes sobre por que ela é fundamental para a rede.

O que é a mineração do Ravencoin?

O Ravencoin é uma moeda do tipo “Prova de Trabalho” (PoW), que precisa de mineradores para manter sua descentralização e para proteger a rede contra agentes maliciosos. É disso que se trata a mineração de Ravencoin. Como um projeto de fonte aberta, cujo protocolo é um “fork” (uma bifurcação) do código do Bitcoin, o Ravecoin compartilha várias características de mineração com a rede do BTC.

O sistema PoW do Ravencoin difere do sistema do BTC e de algumas outras moedas devido a uma característica que o torna resistente a máquinas ASIC. Esta característica é codificada no algoritmo de hashing, KawPoW, usado na rede do RVN.

O novo algoritmo de mineração de consenso é uma variação do algoritmo X16R e foi introduzido em uma atualização da rede em maio de 2020. O KawPoW permite a mineração utilizando necessidades de energia computacional muito menores que Bitcoin, Ethereum, ou Litecoin. Mas o princípio básico é que a rede utiliza mineradores (computadores/nódulos) para validar as transações em um bloco antes de adicioná-las ao livro razão (blockchain).

Desta forma, a rede permanece descentralizada e os mineradores recebem o RVN cunhado recentemente como recompensa por seu trabalho.

Porque é que os mineradores de Ravencoin são tão importantes?

Através da mineração, o Ravencoin mantém a rede descentralizada e pode liberar novas moedas em circulação. Mais importante ainda, a rede precisa de uma rede descentralizada de mineradores para proteger a rede contra possíveis ataques.

Como os mineradores contribuem com o poder de verificação das transações, eles ajudam a proteger a rede contra uma grande lacuna que pode ser catastrófica – um ataque de 51%. As plataformas de bloqueio alcançam a segurança confiando em vários mineradores espalhados por todo o mundo.

Os recursos usados para extrair novas moedas oferecem o que é chamado de hashrate, que é o que qualquer pessoa que queira processar transações deve ter. Se a rede não for suficientemente robusta, um único minerador ou grupo de mineradores pode colaborar para gastar maliciosamente ou mesmo roubar fundos, alterando a cadeia de bloqueio. Isto exige que eles controlem 51% ou mais do hashrate total.

Isso significa que se a rede for suficientemente grande, com uma rede muito mais descentralizada de mineradores, tais brechas são difíceis de explorar.

O Ravencoin incentiva os mineradores a continuar dedicando seu poder computacional no processamento de transações e adicionando blocos válidos à cadeia de blocos. Atualmente, os mineradores ganham 5000 RVN para cada bloco válido adicionado à cadeia de blocos.

Limitações da mineração do Ravencoin

O Ravencoin foi lançado em 2018 sem uma pré-mineração e também não passou por uma venda simbólica através de uma ICO (Oferta de Moeda Inicial). Após a equipe da Ravencoin ter bifurcado o código fonte do Bitcoin, eles o ajustaram para permitir um algoritmo de mineração diferente.

No entanto, a rede ainda incorpora vários aspetos das moedas do tipo “Prova de Trabalho” que funcionam com a rede Bitcoin. Isto inclui ter um limite rígido para o número de moedas que serão lançadas, semelhante ao fornecimento fixo da Bitcoin de 21 milhões de BTC. Apesar de o Ravencoin ter aumentado sua oferta máxima, ela está fixada em 21 000 000 000 de moedas RVN, o que significa que haverá apenas 21 bilhões de moedas RVN em circulação.

A redução à metade é outra das características da mineração que você precisa observar. Reduzir pela metade permite a redução das recompensas da mineração à medida que as moedas RVN recém-criadas em cada bloco diminuem pela metade. 

A rede RVN codificou sua redução pela metade para acontecer a cada 2 100 000 blocos, o que é aproximadamente a cada quatro anos. A atual recompensa de blocos de 5000 RVN será reduzida para 2500 RVN quando a rede tiver sua primeira redução pela metade em janeiro de 2022. A redução pela metade continuará a cortar as moedas cunhadas até que todas as moedas sejam cunhadas.

A mineração de RVN segue um tempo de bloco de 1 minuto, que faz a dificuldade de mineração subir ou descer para se ajustar a este limite. A dificuldade se ajusta de acordo com o tempo de bloco acima e depende de quanta energia de mineração está sendo usada na rede. Isto também está relacionado à rentabilidade da mineração, que faz mais mineradores procurarem extrair RVN quando os preços sobem, e passar para outras cadeias quando os preços descem. 

Dependendo do poder do hash, a dificuldade se ajustará para tornar possível a mineração de RVN dentro do limite de geração de moedas do protocolo.

Dicas para minerar Ravencoin de forma eficiente para gerar lucros

O algoritmo resistente às máquinas ASIC do Ravencoin torna mais fácil para qualquer pessoa com uma quantidade decente de hashrate extrair RVN usando o GPU para minerar. Embora você possa minerar com qualquer placa gráfica Nvidia ou AMD, as placas mais eficazes e eficientes são as da Nvidia. Um bom equipamento pode dar a você potência de hash suficiente para minerar RVN, seja sozinho ou através de uma pool. Se você quiser verificar quão rentável a mineração RVN pode ser para você com o hashrate à sua disposição, use uma calculadora de rentabilidade de mineração para verificar a receita potencial e o retorno sobre o investimento.

Explicação dos aspetos técnicos da mineração do Ravencoin

Você pode achar a mineração de criptomoedas um pouco mais fácil de entender se você se familiarizar com a linguagem técnica associada com o tópico. Uma explicação simplificada o torna ainda melhor, que é o que temos feito aqui para ajudá-lo a entender o que significa hashrate e poder de processamento.

O hashrate do Ravencoin, simplificado

  • O que significa hashrate?

O hashrate na mineração de criptomoedas refere-se ao poder de computação, que é a potência que sua máquina de mineração usa, pois resolve problemas matemáticos complexos para desbloquear novos blocos de transação. Quanto mais potente for seu computador ou equipamento, mais hashrate ele alcança. Quando vários mineradores entram em uma rede, a quantidade total de potência computacional se torna o hashrate da rede.

  • Como é medido o hashrate?

Os mineradores medem o hashrate em hashes por segundo (h/s), que simplesmente define o número de vezes que o dispositivo pode calcular o hash de um bloco. Os cálculos são suposições destinadas a determinar um determinado valor que identifica o bloco válido. O hashrate pode ser quantificado da seguinte forma:

Se o hashrate permite 1000 cálculos por segundo, isso é 1 quilo de hash/segundo (KH/s). Se for 1 milhão de cálculos, isso se torna 1 mega hash/segundo (MH/s). 1 gigahash por segundo (GH/s) é 1 bilhão de hash, enquanto 1 terahash por segundo (TH/s) e 1 petahash por segundo (PH/s) correspondem a 1 trilhão e 1 quadrilhão de hash, respectivamente.

  • Por que é importante uma hashrate alto?

Um maior hashrate é importante em duas frentes. Para os mineradores, quanto maior o seu poder de hashrate, maiores as suas chances de competir pela recompensa do bloco. Isso significa que um minerador com poder de computação inadequado pode ter dificuldades para ganhar uma recompensa por bloco, especialmente se escolherem minerar sozinho.

Para a rede Ravencoin (e qualquer outra moeda PoW), um hashrate mais alto equivale a uma melhor segurança da rede. Isto se dá com a entrada de mais mineradores na rede e a dedicação de seus recursos computacionais à mineração. Um menor hashrate significa menos mineradores e é um fator de risco que pode tornar mais fácil para os jogadores nefastos dominar 51% dos ataques.

O Ravencoin viu seu hashrate aumentar nos últimos meses, com os mineradores voltando à moeda após a queda dos preços em março de 2020, que dizimou a rentabilidade da mineração. Atualmente, o hashrate do Ravencoin é de 10,72 Th/s.

Poder de processamento: CPU e GPU

O motor de sua máquina de mineração é a unidade central de processamento (CPU), que você poderia usar para extrair algumas criptomoedas. No entanto, hoje você precisa de uma unidade de processamento gráfico (GPU) para extrair a maioria das moedas.

O CPU e o GPU são compostos de microprocessadores que alimentam a velocidade de realização dos cálculos de seu computador. O hashrate indica a rapidez, isto é, quantos cálculos por segundo alcança. É por isso que deve extrair Ravencoin e outras criptomoedas usando o microprocessador GPU mais rápido e não o CPU mais lenta.

Nos primeiros tempos, era possível extrair criptomoedas com energia de CPU, pois a potência de computação necessária na época não era tão alta quanto hoje. Isto porque a potência do CPU é adequada para cálculos matemáticos básicos (ou seja, menos potência de hashing).

A unidade de processamento gráfico (GPU) oferece mais potência para cálculos matemáticos rápidos, que é o que é hoje em dia na mineração.

Além de CPUs e GPUs, os mineradores também utilizavam matrizes de portões programáveis em campo (FPGAs), máquinas de mineração de função fixa que ofereciam maiores velocidades de processamento e eram mais adequadas para a mineração de Bitcoin. As FPGAs embalavam mais hashrate do que dos GPUs individuais e consumiam menos energia, o que era uma vantagem para os mineradores.

Depois veio o advento dos mineradores de circuitos integrados (ASICs) específicos para cada aplicação. Estas são máquinas construídas sob medida, projetadas especificamente para mineração, e oferecem a maior potência de processamento. Os ASICs são caros, porém, e muitas vezes tornam a mineração mais centralizada do que deveria ser ao concentrar a energia mineradora nas mãos de algumas fazendas/pools de mineração.

Algoritmos de mineração como o KawPoW são projetados para serem resistentes ao ASIC para evitar o uso dessas máquinas especializadas de mineração.

Hashrate necessário para minerar Ravencoin de forma rentável

A sua plataforma de mineração pode calcular milhões de hashes por segundo ao procurar o hash correto. Isso significa que quanto maior o hashrate, maior o número desses cálculos. Portanto, você pode ter um GPU com o Nvidia 1070 Ti que alcança mais de 24 MH/s. Três desses cartões podem lhe dar 72 MH/s para os quais você pode extrair 1 RVN. Mas você não pode cunhar apenas uma moeda, o que torna ainda mais difícil a extração da recompensa do bloco. 

Outro componente da mineração do Ravencoin que você precisa conhecer é a dificuldade. A dificuldade na mineração mostra como é difícil para os mineradores encontrar um bloco e se ajusta de tempos em tempos dependendo do hashrate da rede e do tempo de geração do bloco.

Se o hashrate da rede aumentar, significa que há mais mineradores e a dificuldade se ajustará para cima ou para baixo para manter o tempo de bloco dentro do tempo de bloco de 1 minuto. O Ravencoin tem um hashrate de 11,5 TH/s e uma dificuldade de rede de 150,63K.

Hashrate necessário para minerar Ravencoin de forma rentável

Gráfico de dificuldade da rede Ravencoin. Fonte: 2Miners.com

Prós e contras da mineração Ravencoin

Prós

  • Suporta mineração com GPUs de nível de consumidor
  • Você pode extrair RVN individualmente ou através de uma pool de mineração
  • As recompensas em bloco podem ser armazenadas ou vendidas com fins lucrativos
  • Uma equipe dedicada de desenvolvedores que quer garantir que a mineração permaneça descentralizada, mantendo-a resistente ao ASIC
  • Aceito em todo o mundo, facilitando o envio, recebimento ou venda

Contras

  • Risco de perdas se os preços caírem, o que pode ser resultado de vários fatores, incluindo ataques maliciosos e notícias negativas do mercado
  • O baixo índice de hashrate da rede representa o risco de um ataque com gastos duplas
  • Não tão rentável quanto as principais moedas

Tutorial de mineração do Ravencoin - Como começar?

Você quer começar a minerar Ravencoin? Bem, você sabe que precisa de hardware, software e eletricidade para a mineração. Como minerador, você também precisará ter um lugar para armazenar suas recompensas da mineração. Tenha todos estes requisitos em vigor, e você estará pronto para começar a mineração de RVN. Eis um tutorial sobre como proceder para a mineração de Ravencoin.

Melhor hardware para minerar Ravencoin

O Ravencoin é melhor minerado usando hardware GPU, o que a torna uma moeda popular para os mineradores que não podem pagar os ASICs mais caros.

O que torna a mineração de RVN mais gerenciável é que o algoritmo KawPoW é resistente ao ASIC, o que permite aos mineradores competir por recompensas em bloco usando hardware e equipamento de nível de consumidor. Mudanças no protocolo também permitiram aos mineradores com placas gráficas RAM de 3GB minerarem RVN.

Se você tem uma boa plataforma de mineração com cartões Nvidia ou AMD, você pode facilmente extrair Ravencoin – quer você o faça individualmente ou com outros em uma pool de mineração. Para o primeiro caso, é importante perceber que você precisa de um bo hashrate para competir com outros mineradores e isso significa que você pode precisar de mais GPUs.

Um exemplo do hashrate seria obter uma única placa de vídeo como a Nvidia GTX 1080 Ti que oferece até 45 MH/s por unidade. Uma plataforma de mineração de 6 placas gráficas lhe daria 270 MH/s.

Note que atualmente leva cerca de 0,021 dias para que você cunhe 1 RVN usando um hashrate de 70MH/s a 580W e 0,10 $ em custos de eletricidade. Isto significa que você ainda não é capaz de extrair sozinho um bloco de 5000 RVN usando uma única sonda de 270 MH/s.

Poderia ser caro tentar montar uma operação de mais de 30 das 1080 GPUs de Ti da Nvidia, para mineração a solo, com custos de mais de 600 $ por placa gráfica. Mas você pode montar um equipamento menor e usá-lo em combinação com outros mineradores para obter uma parte da recompensa. Descubra como fazer isso na seção sobre soluções de mineração abaixo.

Outros custos a considerar

O hardware compõe os maiores custos associados à mineração. Portanto, além dos GPUs, você terá de comprar uma unidade de alimentação, uma placa-mãe e vários ventiladores para resfriar as máquinas de mineração.

O capital geral necessário para iniciar uma operação de mineração da Ravencoin depende do hashrate necessário, bem como da eletricidade. Após a instalação das plataformas de mineração, a eletricidade constituirá a maior fatia dos custos. Para uma experiência de mineração lucrativa, instale sua mineração em uma região onde os custos de eletricidade por quilowatt fiquem abaixo de 0,10 $. 

Comece a minerar!

Já falamos sobre como a mineração de RVN é adequada para GPUs, o que significa que você pode facilmente montar uma plataforma de mineração ou obter uma feita sob medida para um início rápido.

Se você tiver estes requisitos atendidos, está pronto para começar a mineração de Ravencoin (RVN). O outro passo a tomar é instalar um software de mineração e escolher uma pool entre as muitas disponíveis para a mineração de RVN. Em seguida, conecte sua carteira à pool através do software compatível que você baixou. Há muitas opções para escolher quando se trata do melhor software para a mineração Ravencoin, incluindo KawPoWminer, TeamRedMiner, e Gminer.

O KawPoWminer é o melhor para placas gráficas Nvidia, enquanto o TeamRedMiner é altamente otimizado para a mineração Ravencoin com placas gráficas AMD. Se, por qualquer razão, você não gostar destes dois, o software Gminer é compatível com as GPUs AMD e Nvidia.

Solução e serviços de mineração

Um serviço de mineração permite que você minere criptomoedas, seja juntando-se a outros em uma pool de mineração ou alugando energia computacional de um serviço na nuvem. Os mineradores do Ravencoin podem minerar em casa em suas plataformas de mineração, juntar-se a um pool e contribuir com hashrate, ou encontrar um serviço de mineração em nuvem de boa reputação para começar a processar transações e ganhar recompensas de mineração.

Mas não é tão simples assim, o que significa que você precisa dos detalhes certos para se beneficiar destes serviços. Note que a mineração de Ravencoin pode ser lucrativa quando feita corretamente, sendo o oposto também verdadeiro com uma instalação inadequada.

Embora o algoritmo de mineração da Ravencoin seja resistente ao ASIC, as exigências sobre o hashrate tornam a mineração solo largamente inadequada, a menos que você estabeleça uma operação maciça com várias dezenas de GPUs.

Por que você precisa se juntar a uma pool de mineração?

Uma pool de mineração combina o poder computacional de muitos mineradores, permitindo-lhes extrair a RVN como uma entidade única e assim aumentar suas chances de garantir a recompensa do bloco. 

Os mineradores competem entre si na rede, sendo a recompensa por um vencedor uma recompensa em bloco de 5000 RVN.

Quando você quiser escolher uma pool de mineração, verifique o seguinte:

Quais são as taxas da pool? Pools diferentes cobram taxas diferentes aos mineradores, antes que eles sejam autorizados a entrar no grupo. Você verá também que algumas pool oferecem taxas de 0%, o que pode ser um incentivo, pois isso significa que os custos relacionados à mineração do RVN são mais baixos. Além disso, descubra como a pool compartilha recompensas com seus membros. Além disso, tente descobrir onde estão localizados os servidores da pool.

A mineração em nuvem é outra opção para mineração de criptomoedas, que você pode utilizar para extrair RVN. Você não precisa adquirir ou operar o hardware de mineração. Também não terá que se preocupar com manutenção e eletricidade.

Para extrair uma determinada moeda na nuvem, tudo o que você precisa fazer é obter um contrato de mineração de um serviço de mineração na nuvem. O serviço de mineração geralmente opera grandes centros de dados e fazendas de mineração, com o poder computacional “vendido” aos clientes. O serviço fará a mineração propriamente dita, o que significa que, como minerador, você não investe seu tempo na operação e manutenção do hardware de mineração.

Uma vez pago o custo de mineração da criptomoeda durante, digamos, 5 anos, você receberá recompensas de mineração de seu hashrate alugado por essa duração. Pode ser uma maneira eficiente de minerar moedas se você conseguir uma plataforma respeitável, mas os fornecedores terceirizados podem representar riscos se forem desonestos.

O NiceHash é o lugar mais popular para vender ou comprar poder de computação, o que significa que você pode minerar na nuvem simplesmente comprando a quantidade desejada de poder de hash. O NiceHash suporta o novo algoritmo de mineração KawPoW do Ravencoin, e os mineradores podem ir ao Mercado de NiceHash para fazer o download do minerador.

O GamerHash também é uma ótima plataforma para obter energia de mineração para o Ravencoin. Uma vez instalado o aplicativo, você também pode compartilhar o poder de processamento ocioso e ganhar com ele em Bitcoin. As recompensas serão enviadas para o endereço de sua carteira, onde você poderá decidir qual será o próximo passo.

Onde guardar minhas moedas após a mineração?

Uma das primeiras coisas que você deve fazer ao minerar criptomoedas é criar uma carteira. O mesmo conceito funciona para o RVN, e o endereço da carteira que você gera é onde você guarda suas novas moedas extraídas. A carteira precisa ser segura, pois seus fundos podem ser facilmente comprometidos se entidades maliciosas ganharem acesso a eles. Aqui estão nossas carteiras Ravencoin mais recomendadas, que você pode usar para armazenar suas moedas RVN.