O que é Petro e como ele funciona?

En la imagen el presidente Nicolas Maduro (C) habla en el acto de lanzamiento de la criptodivisa venezolana “Petro”, en Caracas, el 20 de febrero de 2018. REUTERS/Marco Bello

A Venezuela caiu em tempos difíceis e está tentando aplicar um band-aid feito de criptomoedas a políticas sociais e econômicas de alcance mais profundo; no entanto, não nos concentraremos nessas questões mais profundas, mas sim no caminho do “band-aid” sendo perseguido.

A Venezuela lançou sua própria criptomoeda com apoio nacional, a “Petro”, em uma tentativa de tirar sua economia das profundezas da dívida e como forma de tentar contornar as sanções de outras nações que supostamente estão enfraquecendo a nação. Então, vamos começar analisando algumas das vantagens que podem advir desse lançamento, tanto na Venezuela quanto internacionalmente.

Em fevereiro de 2018, a Venezuela declarou a “Petro” como a principal moeda de seu país, fornecendo um debate sobre se isso poderia ou não levar as moedas digitais para o cenário internacional como moedas nacionais. Apoiado pelas vastas reservas de petróleo da Venezuela, o sucesso deste lançamento atraiu o apoio de 133 países, incluindo a China, que fez um investimento inicial de mais de US $ 5 bilhões. A partir desse sucesso, a Venezuela está lançando agora um “banco da juventude”, destinado a apoiar estudantes e jovens no país. É aí que o bem do lançamento termina, e o band-aid começa a sangrar.

Os princípios socialistas do governo criaram uma economia frágil, demonstrada em seu esforço para recuperar terreno no comércio de petróleo com a Índia, oferecendo um desconto de 30% nas compras feitas com a Petro; entretanto, mesmo esse desconto não pode competir com o preço de Nações da OPEP, particularmente Iraque e Arábia Saudita. Portanto, o sucesso inicial desse lançamento de criptomoedas não foi convertido em política fiscal sólida e não poderá tirar a nação da crise econômica atual; e o fato de a Venezuela ter tentado contornar as sanções dos EUA por meio de um banco russo não é um bom presságio para a saúde de longo prazo do lançamento.

Então, o que se deve fazer com o lançamento do “Petro” como moeda nacional venezuelana? Na minha opinião, embora tenha um benefício a curto prazo do ponto de vista da conscientização sobre a tecnologia das criptomoedas, os efeitos a longo prazo desse lançamento simplesmente aumentam a mística negativa em torno das criptos na mente de alguns. É apenas mais um exemplo do que parece ser uma fraude na qual os investidores provavelmente perderão seus investimentos, assim como foi visto com o colapso da plataforma Bitconnect. Só que desta vez é apoiado por um governo nacional, acrescentando munição para aumentar o poder de fogo regulatório nas nações ocidentais.

Fonte: https://medium.com/@thedailydao/what-is-the-venezuelan-petro-a0a5292f4ab5

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/