HomeO que é o SegWit2x e o que significa para Bitcoin?

O que é o SegWit2x e o que significa para Bitcoin?

Enquanto toda a comunidade olhava para o BTC x BCH, uma proposta, conhecida como SegWit2x começa a está em evidência.

O plano, proposto pela primeira vez em maio, ganhou rapidamente o favor entre muitas das startups e pools do bitcoin. No entanto, também surgiu como uma dúvida para alguns, devido aos seus objetivos específicos e construção técnica.

Mas, qual é o essência dos argumentos a favor e contra?

Primeiro, o SegWit2x procura atualizar o bitcoin de duas maneiras:

  1. A otimização de código proposto por longo prazo segregated Witness (SegWit), que altera como alguns dados são armazenados na rede.
  2. Estabeleceria uma linha de tempo para aumentar o tamanho do bloco da rede para 2MB (atualmente é 1MB), que seria ativado cerca de três meses após a ativação do SegWit.

Compreender os prós e contras da proposta é um desafio. Embora técnico, a proposta também é política e ideológica (e alguns argumentos, são pessoais).

Ainda assim, as especificidades do debate giram em torno de fatos básicos sobre o design e desempenho da rede atual.

Esses incluem:

  1. O Bitcoin é atualmente limitado no número de transações que pode processar. Hoje, ele só pode processar até 1 MB de transações aproximadamente a cada 10 minutos.
  2. Devido a esse limite, as transações demoram mais para aprovar em tempos de uso intenso.
  3. Como todos os usuários pagam uma taxa aos mineradores para fazer transações, essa limitação no espaço aumenta os custos das taxas.
  4. Aumentar o tamanho do bloco torna os nós de rede mais caros, pois os operadores devem armazenar toda a cópia do bloco como arquivos de computador.

O básico

Para começar, o SegWit2x não é a primeira proposta para dimensionar a capacidade de transação do bitcoin.

SegWit2x, porém, difere de algumas maneiras fundamentais.

Que incluem:

  • Não foi adotado, nem foi aprovado pela, Bitcoin Core, a principal equipe de desenvolvedores de fonte aberta da rede.
  • Não introduz novas idéias, na verdade combina as propostas anteriormente por vários desenvolvedores de uma outra forma.

Conforme descrito acima, essas idéias incluem:

  • SegWit: uma otimização proposta pelo desenvolvedor Bitcoin Core Pieter Wuille no final de 2015, o SegWit aumenta o volume de transações que se encaixam em cada bloco sem elevar o parâmetro do tamanho do bloco. Especificamente, ele também remove a maleabilidade das transações, um problema que uma vez resolvido pode levar a uma série de melhorias na rede. Você pode ler mais sobre os detalhes técnicos aqui e aqui.
  • Um aumento de tamanho de bloco: a mudança, proposta há muito tempo como uma solução de escala, envolve simplesmente atualizar as regras do software para permitir 2MB de blocos. Algumas implementações alternativas de bitcoin (Bitcoin XT, Bitcoin Classic e Bitcoin Unlimited) emergiram com o objetivo de aumentar o parâmetro de tamanho de bloco do bitcoin. Mas nenhum ainda atingiu o limite necessário de apoio.

O SegWit foi lançado oficialmente em novembro passado, dando aos usuários da rede a opção de executá-lo. Mas, por razões técnicas, exigiu pools de mineração para ativar a mudança, e eles hesitaram em adotar a mudança por várias razões.

O SegWit2x está sendo implantado em seu testnet para todos os membros do grupo de trabalho em 14 de julho e o período de adoção online começou em 21 de julho, com 1 de agosto como o prazo para suporte necessário para evitar problemas.

Quem apoia? Quem se opõe?

A favor da SegWit2x é um número significativo de mercados e empresas de bitcoin, a maioria dos quais está mais estreitamente associada à comunidade de inicialização e investimento do ecossistema.

Esses incluem:

  • A maioria dos pools de mineração os maiores da rede
  • Coinbase, BitPay e blockchain.info
  • Desenvolvedores notáveis, incluindo o ex-mantenedor principal do Bitcoin Core, Gavin Andresen.

Uma lista completa de apoiadores pode ser encontrada no anúncio do SegWit2x original  .

Ainda assim, outros se opõem ao plano, incluindo:

  • Algumas empresas (incluindo Bitrated e Bitonic)
  • Muitos operadores de nó e usuários de bitcoin
  • Quase todos os desenvolvedores do Bitcoin Core são responsáveis ​​pela manutenção do software.

A página atualizada de Bitcoin Wiki oferece uma lista mais longa daqueles que apoiam, se opõem e estão indecisos.

O que está em jogo?

Olhando para o futuro, o resultado do SegWit2x dependerá de quantos usuários adotarão a proposta.

Vários resultados diferentes podem surgir, incluindo:

  1. Os pools de mineração que prometeram suporte para o SegWit2x seguem até o final de julho e a parte SegWit da proposta é ativada na rede.
  2. A proposta não obtém esse suporte, e a mudança desencadeia um  efeito de dominó que, no pior caso, leva a uma rede dividida em dois bitcoin concorrentes.

Como é de se esperar de um ecossistema tão grande, diferentes usuários têm opiniões diferentes sobre a melhor opção, talvez devido às ideias opostas. Como tal, o SegWit2x não é a única proposta de escala que recebe atenção hoje. Várias propostas alternativas foram introduzidas que poderiam ser promulgadas na rede no próximo mês.

SegWit2x está competindo com outra proposta: BIP 148.

E uma divisão é o que muitos usuários bitcoin estão mais preocupados, levando-os a se preocupar com a proposta SegWit2x em geral. Uma das duas coisas poderia acontecer com o bitcoin para o usuário comum:

  1. Com suporte suficiente, o bitcoin atualizado para o SegWit2x funcionará normalmente, e os usuários provavelmente não experimentarão interrupções no serviço.
  2. Sem suporte, uma divisão do bitcoin coloca os usuários em risco de perder seu bitcoin.

Outro problema de longo prazo é que todos os usuários precisarão atualizar seu software em suporte do componente de 2MB hard fork do SegWit2x ou o bitcoin pode dividir em dois.

Como você pode seguir o progresso do SegWit2x?

Existem vários locais para acompanhar o desenvolvimento do projeto.

A lista de discussão SegWit2x pode ser encontrada aqui (somente os membros convidados podem publicar na lista). Além disso, a implementação do código SegWit2x, conhecida como “BTC1”, pode ser encontrada aqui.

Os membros da comunidade podem seguir quantos nós estão executando o software SegWit2x aqui e quantos pools de mineração suportam a proposta aqui.

Fonte: coindesk

Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin

Receba notícias diárias sobre o Bitcoin:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/guiadobitcoin

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.