ZeroLink: O Bitcoin anônimo de verdade

ZeroLink: O Bitcoin anônimo de verdade

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O ZeroLink, é produto dos esforços combinados entre desenvolvedores da SamouraiWallet e HiddenWallet, promete fazer o Bitcoin totalmente anônimo, algo que nunca foi alcançado antes.

Zerolink não é apenas uma excelente técnica de anonimato; É um processo que se chama Wallet Privacy Framework.

A estrutura de privacidade da Wallet consiste em uma carteira pré-mix e pós-mixagem, bem como uma técnica de mixagem. Três camadas de anonimização são implementadas para garantir que os usuários não sejam descobertos através de táticas, como análise de rede.

As carteiras de pré-mix podem ser facilmente adicionadas às carteiras Bitcoin, mas as carteiras pós-mix têm requisitos um pouco maiores para a privacidade, como seleção de moedas, transação privada e recuperação de saldo, bem como indexação e transmissão de entrada / saída de transações.

Juntos, as duas carteiras criam a estrutura. As moedas são movidas entre as duas carteiras através da mistura e técnicas de mistura comuns, como CoinShuffle, CoinShuffle ++ ou TumbleBit.

No entanto, o ZeroLink engloba sua própria técnica de mistura chamada Chaumian CoinJoin. CoinJoin não é um conceito novo, primeiro descrito por Gregory Maxwell no BitcoinTalk em 2013. Uma rodada de mix está completa em segundos e o custo é baixo o suficiente para torná-lo financeiramente viável.

A única razão pela qual uma implementação usando a técnica de Maxwell nunca foi feita antes foi devido à viabilidade da proteção DoS; Com taxas baixas, era economicamente viável prejudicar a “mistura”. Uma vez que as taxas do Bitcoin aumentaram drasticamente a partir de 2013 e, em média, são superiores a US $ 1 para uma transação, é economicamente impraticável para qualquer pessoa interromper as rodadas de mistura.

Se Zerolink for implantado e se torna popular, ele colocará muitas altcoins voltadas para a privacidade sob muita pressão para inovar, como Monero e Dash. Zerolink resolveria preocupações em torno de Bitcoin quanto à fungibilidade, matando dois pássaros com uma pedra.

Stratis ‘BreezeWallet, divulgou a liberação iminente de sua carteira TumbleBit recentemente, também manifestou interesse no projeto e está monitorando ativamente o progresso do Zerolink. O ZeroLink será posto em produção pela SamouraiWallet de acordo com Adam Ficsor, que será um movimento de boas vindas, já que o Bitcoin agora se concentra em melhorar a fungibilidade após a ativação da divisão SegWit e Bitcoin Cash.

Fonte: btcmanager

Adaptação e Tradução: Guia do Bitcoin

Receba notícias diárias sobre o Bitcoin:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/guiadobitcoin