Yuan Digital não precisa de uma reserva de valor

Yuan Digital não precisa de uma reserva de valor

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Continuando a falar sobre os fatos no mercado de blockchain que marcaram 2019, temos a moeda digital chinesa que nasceu em uma resposta ao Libra do Facebook. Muitos acreditaram que o “yuan digital” seria uma stablecoin. Entretanto, um funcionário do governo chinês afirmou que a moeda digital chinesa não precisaria de uma reserva para manter seu valor.

“A moeda [yuan digital] não é usada para especulação. O RMB é usado para gastar, não para especular. Ele não tem as características especulativas do Bitcoin, nem exige que os ativos de uma cesta de moedas suportem o valor da moeda como se fosse um stablecoin”, disse Changchun Mu, chefe da subsidiária de pesquisa em moeda digital do Banco Popular da China (PBOC).

Changchun Mu não deixou claro se o PBOC tem algum mecanismo alternativo para vincular o valor do yuan digital a moeda oficial. Todavia, a conclusão, com a fala de Mu, é que a moeda digital chinesa terá o mesmo fundamento que o dinheiro físico do país asiático. O controle absoluto sobre sua emissão continuará com o governo.

Alguns traders e entusiastas dos criptoativos não tiveram boas reações em relação à notícia de Mu. Um leitor do site de notícias Sina.com disse:

“A moeda digital é apenas outra forma de yuan, mas as criptomoedas que usam tecnologia blockchain real podem ser tratadas como ouro e prata”.

Na rede social Weibo, reações parecidas são encontradas.

“Se você não me permitir especular sobre a forma digital do yuan, vou especular sobre outras coisas, como câmbio”.

Apesar de a notícia não ter sido muito bem recebida ela não causa espanto. O governo chinês sempre se mostrou contrário as especulações dos criptoativos. Isso foi observado recentemente quando Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, se manifestou positivamente a respeito do Blockchain. De forma ligeira o governo chinês se pronunciou como sendo a favor somente da tecnologia e não de ICOs ou práticas especulativas que envolvem os criptoativos.

Mu afirmou que o desenvolvimento da moeda digital chinesa está quase no fim.

“Atualmente, o DCEP em moeda digital do Banco Popular da China concluiu basicamente o design de nível superior, formulação padrão, pesquisa e desenvolvimento funcional, depuração e testes conjuntos”.

Embora sem prazo específico, o veterano funcionário do PBOC acrescentou que em breve o banco começará a emitir gradualmente o yuan digital aos cidadãos chineses através de seus parceiros comerciais, que incluem a Antencent e a Tencent e a Ant Financial.

Clique aqui para ler: Ripple é a segunda empresa mais valiosa do setor de criptomoedas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: