YouTube tem planos de capitalizar na Web3, diz CEO

YouTube tem planos de capitalizar na Web3, diz CEO

By Hassan Maishera - min. de leitura

A Web3 está começando a ganhar popularidade globalmente, e o CEO do YouTube disse que a empresa está procurando capitalizar isso.

A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, revelou ontem que a empresa tem planos de explorar novas tecnologias, como a Web3. A CEO do site de vídeos divulgou isso em sua carta anual aos investidores.

De acordo com Wojcicki, o YouTube se concentrará em expandir seus recursos para ajudar os criadores a capitalizar novas tecnologias, como tokens não fungíveis (NFTs). Ela disse;

“O ano passado no mundo das criptomoedas, tokens não fungíveis (NFTs) e até organizações autônomas descentralizadas (DAOs) destacou uma oportunidade anteriormente inimaginável de aumentar a conexão entre criadores e seus fãs.”

NFTs, o metaverso e Web3 são alguns dos termos mais badalados no espaço tecnológico no momento. Wojcicki acrescentou que a empresa de propriedade do Google está trabalhando para expandir sua presença nessas áreas. Ela escreveu isso;

“Estamos sempre focados em expandir o ecossistema do YouTube para ajudar os criadores a capitalizar as tecnologias emergentes, incluindo coisas como NFTs, enquanto continuamos a fortalecer e aprimorar as experiências que criadores e fãs têm no YouTube.”

Ela acrescentou que a empresa vem se inspirando nos eventos que acontecem sobre a Web3. O YouTube é o mais recente gigante da tecnologia a declarar seu interesse em entrar no ecossistema Web3.

O modelo de operação das entidades Web3 difere daquele da Web2, que é dominado por empresas como Google e uma série de outras corporações gigantes.

No terceiro trimestre de 2021, a receita de anúncios do YouTube aumentou mais de 40%, atingindo US$ 7,2 bilhões. Esta é uma melhoria em relação aos US$ 5 bilhões registrados no mesmo trimestre de 2020. O YouTube divulgará seus ganhos do quarto trimestre na próxima semana, e os analistas esperam que melhore trimestre a trimestre.

Wojcicki apontou que o YouTube está planejando se aprofundar no podcasting, o que pode servir como outro caminho para promoção e distribuição. Ela disse;

“À medida que o uso de podcast continua a crescer, esperamos que seja parte integrante da economia do criador.”